Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14999
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A inclusão de estudantes surdos nas aulas de Matemática do Ensino Superior |
Autor: | Vieira, Tayna da Silva |
Orientador(a): | Pinto, Gisela Maria da Fonseca |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Gisela Maria da Fonseca |
Segundo membro da banca: | Corenza, Janaína de Azevedo |
Terceiro membro da banca: | Thiengo, Edmar Reis |
Palabras clave: | Educação Matemática;Inclusão;Ensino Superior;Mathematics Education;Inclusion;University education |
Área(s) do CNPq: | Educação Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 18-abr-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citación: | VIEIRA, Tayna da Silva. A inclusão de estudantes surdos nas aulas de Matemática do Ensino Superior. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
Resumen: | A presente pesquisa discorre sobre a importância da inclusão de alunos surdos no Ensino superior, especificamente nas aulas de matemática, oferecendo destaque a partir do olhar dos envolvidos. A mesma apresenta um histórico da temática onde traz a definição de alguns artigos, leis, declarações e outros documentos que abordem o tema. Por acreditar que a inclusão de alunos surdos no Ensino superior é uma questão recente e que merece atenção no que concerne à educação preocupou-se nesta pesquisa em buscar argumentos para colaborar com essa inclusão. A metodologia tem o propósito de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2011; TRIVIÑOS, 1987; MANZINI, 1990/1991) com um professor, três intérpretes e um alunos surdos da UFRRJ com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ (NAI/UFRRJ). A análise de dados tem apoio nas respostas concebidas dos entrevistados, procurando articular com a pesquisa bibliográfica realizada. Tal pesquisa foi realizada em formato eletrônico, virtualmente, através da ferramenta disponibilizada pelo Google (Google Meet). A escolha por essa ferramenta foi feita considerando as diversas tecnologias que há para alcançar os envolvidos com baixo custo em um intervalo de tempo pequeno, e principalmente devido ao isolamento social existente motivado pela pandemia COVID-19. O objetivo dessa pesquisa é buscar informações relevantes sobre a inclusão do aluno surdo no Ensino superior e também contribuir para o avanço no Ensino na área de matemática tomando como argumento sua importância para a vida em sociedade e para além disso, construir o produto educacional dessa pesquisa o site “Espaço Educação Matemática Inclusiva”. Ao concluir a pesquisa, foi possível perceber algumas contribuições para a inclusão do aluno surdo no Ensino superior nas aulas de matemática e a utilização proveitosa do produto educacional elaborado. |
Abstract: | This research discusses the importance of including deaf students in higher education, specifically in math classes, highlighting the perspective of those involved. It presents a history of the subject where it brings the definition of some articles, laws, declarations and other documents that address the subject. By believing that the inclusion of deaf students in Higher Education is a recent issue and that deserves attention with regard to education, this research was concerned with seeking arguments to collaborate with this inclusion. The methodology has the purpose of a qualitative research, using as instruments the semi-structured interview (MINAYO, 2011; TRIVIÑOS, 1987; MANZINI, 1990/1991) with a professor, three interpreters and a deaf student from UFRRJ with the support of the Accessibility Center and Inclusion of UFRRJ (NAI/UFRRJ). The data analysis is supported by the responses made from the care, seeking to articulate with the bibliographical research carried out. Such research was carried out in electronic format, virtually, through the tool provided by Google (Google Meet). The choice for this tool was made considering the various technologies available to reach those involved at a low cost in a short period of time, and mainly due to the existing social isolation motivated by the COVID-19 pandemic. The objective of this research is relevant information about the inclusion of deaf students in higher education and also to contribute to the advancement of teaching in the area of mathematics, taking as an argument its importance for life in society and, in addition, to seek, to build the educational product of this research. the website “Space Education Inclusive Mathematics”. Upon completing the research, it was possible to perceive some contributions to the inclusion of deaf students in Higher Education in mathematics classes and the profitable use of the educational product developed. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14999 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - Tayna da Silva Vieira.Pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.