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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15001
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O que dizem os professores sobre o ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental: pensando a interdisciplinaridade necessária |
Other Titles: | What teachers say about science teaching in the ninth year of elementary school: thinking about the necessary interdisciplinarity |
Authors: | Dias, Manoel Francisco de Melo |
Orientador(a): | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Segundo membro da banca: | Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva |
Terceiro membro da banca: | Machado, Ligia Cristina Ferreira |
Keywords: | Ensino de Ciências;Ensino de Química;Interdisciplinaridade;Formação Continuada;Professores de Ciências;Science Teaching;Chemistry Teaching;Interdisciplinarity;Ongoing training;Science Teachers |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | DIAS, Manoel Francisco de Melo. O que dizem os professores sobre o ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental: pensando a interdisciplinaridade necessária. 2021. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Abstract: | Era no nono ano do Ensino Fundamental II que, em geral, havia um aprofundamento nos conteúdos de química, já vistos ao longo das outras séries, o que demandava conhecimentos que poderiam trazer dificuldades para os professores de Ciências com formação em Biologia. Pois, é possível identificar nos diferentes currículos de formação destes professores pouca ênfase na química, ou seja, as disciplinas que tratam desse conhecimento são poucas e sem articulação com as demais áreas do conhecimento. Dentre as dificuldades identificadas está a de transitar entre as observações fenomenológicas e as explicações científicas, ou seja, entender a relação dialética entre modelo e realidade, teoria e fenômeno, característica importante da ciência química. Nesta perspectiva, a presente proposta de pesquisa tem na formação inicial de professores de Ciências Biológicas o principal objeto de estudo. O objetivo é investigar através de resultados de pesquisas e, também, dos relatos de professores de escolas da rede de ensino do município do Rio de Janeiro os obstáculos enfrentados pelos docentes no ensino da química em turmas do nono ano, bem como discutir a formação inicial de professores de Ciências numa perspectiva interdisciplinar e sua formação como um possível caminho para superação de obstáculos no processo do ensino de química no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de ciências de escolas da rede de ensino do município do Rio de Janeiro. A metodologia analítica empregada nas perguntas foi estruturada de acordo com as concepções de Moraes (2003) à cerca da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados e as análises das entrevistas feitas aos professores foram divididos em categorias, de acordo com a metodologia analítica empregada. Como produto, elaboramos o desenho didático de um curso de formação continuada para professores de Ciências à fim de contribuir para a superação da dicotomia conhecimento teórico x prático no processo de ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro, apresentando uma trilha interdisciplinar através da história e da filosofia da ciência. Das análises e reflexões obtidas na revisão de literatura e nas respostas dos professores concluímos que muitos não estão convictos de que seus mecanismos de ensino são exitosos, que não conseguem estabelecer um ensino mais interdisciplinar, por limitações em sua formação e/ou dificuldades com os próprios conteúdos de química. Corroboramos, ainda, a necessidade de mais estudos na área, apontando caminhos possíveis para novas investigações e melhorias do ensino de química. |
Abstract: | It was in the ninth year of Elementary School II that, generally, there was a deepening in the content of chemistry, already seen throughout the other grades, that demanded knowledge that could bring difficulties for science teachers graduated in biology. Cause, it’s possible to identify in the different resumes of these teachers' training little emphasis on chemistry, that is, the disciplines that deal with this knowledge are few and without articulation with the other areas of knowledge. (WENZEL, et. al 2016). Among the difficulties identified is to move between phenomenological observations and scientific explanations, that is, understanding the dialectical relationship between model and reality, theory and phenomenon, important characteristic of chemical Science. With the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), these chemistry contents were diluted by all grades of Elementary School II (6th to 9th Grade). Thereat the difficulties encountered may extend to all these series. In this perspective, the present research proposal has in the initial formation of Biological Sciences teachers the main object of study.The objective is to investigate through the results of research and, also, the reports of teachers from schools in the education network of the city of Rio de Janeiro, the obstacles faced by teachers in the teaching of chemistry in ninth grade classes, as well as to discuss initial training. of science teachers in an interdisciplinary perspective and their training as a possible way to overcome obstacles in the process of teaching chemistry in elementary school. For the development of the research, semi-structured interviews were conducted with science teachers from schools in the city of Rio de Janeiro. The analytical methodology used in the questions was structured according to the conceptions of Moraes (2003) around the Textual Discursive Analysis (ATD). The results and analyzes of the interviews with teachers were divided into categories, according to the analytical methodology employed. As a product, we elaborate the didactic design of a continuing education course for Science teachers in order to contribute to overcoming the theoretical x practical knowledge dichotomy in the teaching-learning process of Science in Elementary Education in the city of Rio de Janeiro, presenting an interdisciplinary path through the history and philosophy of science. From the analyzes and reflections obtained in the literature review and in the responses of the teachers, we conclude that many of them are not convinced that their teaching mechanisms are successful, that they cannot unable to establish a more interdisciplinary teaching, due to limitations in their training and / or difficulties with their own chemistry content. We also corroborate the need for further studies in the area, pointing out possible paths for further investigations and improvements in the teaching of chemistry. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15001 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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