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dc.contributor.authorGomes, Danilo Mota
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:18Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:18Z-
dc.date.issued2022-02-25
dc.identifier.citationGOMES, Danilo Mota. A polissemia do conceito vida na educação em ciências: diálogo entre o popular e o científico. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15009-
dc.description.abstractBaseado na polissemia do conceito de vida (COUTINHO, MORTIMER & NIÑO EL- HANI, 2007) e em experiências vividas em sala de aula, este trabalho visa realizar uma discussão epistemológica acerca deste conceito, estabelecendo um diálogo entre a cultura popular, representada pelos conhecimentos populares, em especial, os religiosos, e a perspectiva científica, de modo a trazer contribuições para o ensino de ciências e ampliar as discussões realizadas sobre este conceito, visto ser o mesmo um dos pilares base da ciência. Dado o contexto pandêmico vivido no período de desenvolvimento desta dissertação, a metodologia utilizada se constituiu em uma revisão de literatura sobre as definições de vida existentes e a aplicação de dois tipos de entrevistas em momentos diferentes no decorrer da pesquisa. Em um primeiro momento foram utilizadas entrevistas estruturadas online com professores de Ciências da educação básica e, em um segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas por videoconferência. Ambas entrevistas foram feitas com o intuito de levantar as concepções de vida que circulam nas escolas para, posteriormente, estabelecer um diálogo destas com a perspectiva popular. A partir desse levantamento, foi possível observar que, ainda hoje, a visão de vida como uma lista de propriedades possui uma grande representatividade, apesar de ser apontada como insuficiente para explicar tal fenômeno, levando ao ressurgimento de concepções antes descartadas, à presença de outras formas de explicar a vida e a possibilidade de diálogo com outras fontes de saber. As concepções levantadas também foram utilizadas para a elaboração de um vídeo animado que se configura como um recurso didático, produto desta dissertação, para auxiliar na realização de debates sobre o conceito de vida nas salas de aula de Ciências.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectConceito de vidapor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectConcept of lifeeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.titleA polissemia do conceito vida na educação em ciências: diálogo entre o popular e o científicopor
dc.title.alternativeThe polyssemy of the concept of life in science education: dialogue between the popular and the scientificeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBased on the polysemy of the concept of life (COUTINHO, MORTIMER & NIÑO EL- HANI, 2007) and on experiences lived in the classroom, this research aims to conduct an epistemological discussion about this concept, establishing a dialogue between popular culture, represented by popular knowledge, especially religious knowledge, and the scientific perspective, in order to bring contributions to science teaching and expand the discussions realized about this concept, since it is one of the basic pillars of science. Because of the pandemic context experienced during the development period of this research, the methodology used consisted in a literature review of existing definitions of life and the application of two types of interviews at different moments during the research. In a first moment online structured interviews were used with basic education science teachers and, in a second moment, semi-structured interviews were conducted by videoconference. Both interviews were made with the purpose of getting to know the conceptions of life that circulate in schools and, later, to establish a dialog between them and the popular perspective. From this survey, it was possible to verify that, even today, the view of life as a list of properties has a large representation, even though it is considered insufficient to explain this phenomenon, leading to the resurgence of conceptions previously discarded, the presence of other ways to explain life, and the possibility of dialogue with other sources of knowledge. The conceptions raised were also used for the preparation of an animated video that is configured as a didactic resource, a product of this dissertation, to support debates about the concept of life in science classrooms.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1ID013.981.117-67por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7282-2271por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.referee1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee1ID013.981.117-67por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.referee2Castro, Alexsander Soares de
dc.contributor.referee3Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0971-6406por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142740238721919por
dc.contributor.referee4Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900por
dc.contributor.referee5Godoy, Bruno Silva
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4714958127598815por
dc.creator.ID132.458.627-33por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4580186856147157por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemáticapor
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