Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15012
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sarai Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Sarai Oliveira. Função: concepções e estratégias de estudantes da 1ª série do ensino médio na exploração de tabelas. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15012 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa as respostas dadas por estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca da elaboração de tabelas, com exemplos prototípicos de funções, em um ambiente colaborativo, em que os estudantes trabalhavam em duplas ou em grupos de no máximo três integrantes. Para o desenvolvimento desta pesquisa nos apoiamos no Experimento de Design, sobre o qual estabelecemos um quadro de ensino e de aprendizagem de funções para esse grupo. O ponto de partida foram ideias preconcebidas sobre o conceito de função e sobre as operações no conjunto dos números inteiros, Z. O conjunto de tarefas familiares e não convencionais, elaboradas para introdução do tema, partiu de operações em Z. Estas tarefas e o registro das respostas escritas dos estudantes são o nosso instrumento de coleta e análise de dados. A análise das respostas nos revelou que muitos estudantes chegam ao Ensino Médio sem conhecimento de que o termo função é também usado para designar um conceito matemático, que a noção de função dos estudantes está associada à ideia de fazer contas e que para alguns, função é a própria conta. Como produto resultante desta pesquisa, apresentamos um guia didático para o professor, contendo sugestões de tarefas para o estudo de funções, cujo ponto de partida são algumas das ideias preconcebidas dos estudantes sobre função | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.subject | análise de tabelas | por |
dc.subject | tarefas familiares | por |
dc.subject | atividade em grupo | por |
dc.subject | conceptions | eng |
dc.subject | analysis of tables | eng |
dc.subject | familiar tasks | eng |
dc.subject | group activity | eng |
dc.title | Função: concepções e estratégias de estudantes da 1ª série do ensino médio na exploração de tabelas | por |
dc.title.alternative | Function: conceptions and strategies of students of the 1st grade of the high school in the exploitation of tables | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research analyzes answers given by students of the first grade of High School about the elaboration of tables with prototypical examples of functions in a collaborative environment in which the students worked in pairs or groups of no more than three members. The development of this research was based on the Design Experiment on which we established the Theoretical Methodological foundation that also served to establish a framework of teaching and learning of functions for this group. The starting point was the preconceived ideas about the concept of function and about operations on the set of integers, Z. The set of familiar, but unconventional tasks to introduce the theme originated from this central idea, operations in Z. These tasks and the recording of students' written responses are our instrument of data collection and analysis. That is, the students needed to explain or justify the procedures used. The analysis of the answers has revealed that many students come to High School without knowing that the term function is also used to designate a mathematical concept; that the notion of function for them becomes the idea of "making calculations" and that for some students, function is the calculation itself. Based on the considerations above, we believe that the challenge is to think how to intervene in the classroom so that the student is given the opportunity to review his notions and broaden his vision of the concept of function. As a result of this research, we present a didactic guide for teachers containing suggestions of tasks for the study of functions starting from some of the preconceived ideas | eng |
dc.contributor.advisor1 | Kindel, Dora Soraia | |
dc.contributor.advisor1ID | 775.586.007-82 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640914548778898 | por |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Marco Antonio de | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Andreia Carvalho Maciel | |
dc.creator.ID | 031.240.207-40 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0142095644949896 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | BOTELHO, L., REZENDE, W. (2007). Um Breve Histórico do Conceito de Função. Caderno Dá- Licença, pp. 64-75. Disponível em: < http://www.uff.br/dalicenca/index. php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=11>. Acesso em: 10 fev. 2016. BRAGA, Ciro. Função: a alma do ensino da Matemática. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006. BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: matemática: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.108p. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Básico. Parâmetros Curriculares do Ensino. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002. CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Edições Cosmos. 1951. DANTE, L. R.; Matemática: contexto &aplicações/ Luiz Roberto Dante. 2. ed. São Paulo: Ática. 2013 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa dicionário. 7ª ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008. GUIMARAES, H. M. Concepções, crenças e conhecimento - afinidades e distinções essenciais. Revista Quadrante, Vol. XIX nº 2, 2010. Disponível em: < http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/11019/1/ConceptCrenConhec_Quadrante_pp81-102.pdf>. Acesso em: Mar. 2016. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2004. IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJN, D., PÉRIGO, R. e ALMEIDA, N. de. Matemática ciência e aplicação 1º ano. Ed. Saraiva, 2011. KINDEL, D. S. Um Ambiente Colaborativo a Distância: licenciandos dialogando sobre os infinitos. 280 fls. Tese Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Universidade Bandeirante. 2012. 58 LARROUSE CULTURAL. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Cultural, 1992. LIMA, E. L. Números e Funções Reais. Rio de Janeiro: SBM, 2013 (Coleção PROFMAT) LINS, R. C. Por que discutir Teoria do Conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. Rio Claro: Editora UNESP, 1999. p. 75 – 94. MATTA, A.; DE ALMEIDA SANTIAGO, R. C. C. O contexto e sua relevância numa pesquisa Design-based research. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2016. Disponível em: < http://artefactum.rafrom.com.br/index. php/artefactum/article/view/926>. Acesso em: Fev. 2017. MATTA, A.; SILVA, F. P. S.; BOAVENTURA, E. M. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade v. 23, n. 42, p. 23–36, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025>. Acesso em: Ago. 2017. MENDES, F. Uma experiência de ensino centrada na multiplicação: especificidades e desafios. Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, p. 29-31, 2014. MOURÃO, Ana Paula. A teoria da reificação de Anna Sfard: O caso das funções. In: Ponte, J. P. et al (Orgs.) Actividade de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professore. Coimbra: Secção de Educação e Matemática da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação), 2002: pp. 275 – 289. OLIVEIRA, P. C.; PIRES, R. F. O conceito de função na Educação Básica via registros de representação semiótica. Reflexão e Ação (Online), v. 20, p. 215-239, 2012. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3038/2246>. Acesso em: Ago. 2017 PIRES, R. F. Função: Concepções de professores e estudantes dos ensinos Médio e Superior. Tese de doutorado em Educação Matemática, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. PIRES, R. F. ; MERLINI, V. ; MAGINA, S. M. P. . Função: Concepções manifestadas por um grupo de professores. Educação Matemática em Revista, v. 20, p. 21-29, 2015. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/431/pdf>. Acesso em: Fev. 2017. 59 PIRES, R. F. ; SILVA, B. Função: Concepção daquele que ensina e daquele que aprende. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1-25, 2015. <http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/download/241/pdf_61>. Acesso: Fev. 2017. PONTE, J. P. da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In M. Brown; D. Fernandes; J. F. Matos & J. P. Ponte, Educação Matemática: Temas de Investigação. Lisboa: IIE, 1992, p. 185-239. PONTE, J. P. O conceito de função no currículo de Matemática. Revista Educação e Matemática, APM, Portugal, n. 15, p. 3-9, 1990. PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005, p. 11-34. REZENDE, Wanderley Moura ; PESCO, D. U. ; BORTOLOSSI, H. J. . Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 74-89, 2012. RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo Estadual: Matemática. Rio de Janeiro, SEEDUC, 2012. 24p. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de iniciação científica. 34ª ed. Petrópolis. Editora Vozes, 2007. SANTIAGO, R. C. C. de A., MATTA, A. E. R., da Silva, F. P. S (2016). Metacognição: Construindo conhecimento sobre a metodologia Desing-based research- DBR e sua utilização na educação a distância. Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância – CIAED. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/63.pdf>. Acesso em: Ago. 2017. SEGURADO, I.; PONTE, J. P. Concepções sobre a Matemática e trabalho investigativo. In: Revista Quadrante, Lisboa, Portugal, 7(2), 5-40, 1999. Disponível em: < https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3040/1/98-Segurado-Ponte%20%28Quadrante%29. pdf>. Acesso em: Fev. 2016. SFARD, A. Operational origins of mathematical objects and reification – The case of function. In: DUBINSKY, E.; HAREL, G. (Ed.). The concept of function – Aspect of epistemology and pedagogy, MMA Notes 25, p. 59 – 84, 1992. SIERPINSKA, A. On understanding the notion of function. In: DUBINSKY, E.; HAREL, G. (Ed.). The concept of function – Aspect of epistemology and pedagogy, MMA Notes 25, p. 25 - 58, 1992. 60 SILVA, M. H. M., REZENDE, W. (2007). Análise histórica do conceito de função. Caderno Dá- Licença, pp. 29-33. Disponível em: <http://www.uff.br/dalicenca/images/stories/caderno/volume2/Anlise_Histrica_do_Conceito_de_Funo.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2016. SOUZA, V. M. ; MARIANI, V. C . Um breve relato do desenvolvimento do conceito de função. In: V EDUCERE, 2005, Curitiba. Anais...Curitiba. 2005. p. 1-12. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI021.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017. ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999. ZUFFI, E. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. Educação Matemática em Revista, 8, no 9/10, abril, 2001. Biografia de James Gregory. Disponível em: <http://www.sobiografias.hpg.ig.com.br/JameGreg.html>. Acesso: Jul. 2017. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/8678/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/15436/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/21738/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28122/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/34500/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/40888/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47244/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/53666/2017%20-%20Sarai%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2470 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-25T18:27:49Z No. of bitstreams: 1 2017 - Sarai Oliveira Silva.pdf: 2076016 bytes, checksum: 4439b4d16ef8bd453bd30cbb53b93014 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2018-09-25T18:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Sarai Oliveira Silva.pdf: 2076016 bytes, checksum: 4439b4d16ef8bd453bd30cbb53b93014 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Sarai Oliveira Silva.pdf | Documento principal | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.