Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15012
Tipo do documento: Dissertação
Título: Função: concepções e estratégias de estudantes da 1ª série do ensino médio na exploração de tabelas
Título(s) alternativo(s): Function: conceptions and strategies of students of the 1st grade of the high school in the exploitation of tables
Autor(es): Silva, Sarai Oliveira
Orientador(a): Kindel, Dora Soraia
Primeiro membro da banca: Moraes, Marco Antonio de
Segundo membro da banca: Barbosa, Andreia Carvalho Maciel
Palavras-chave: Concepções;análise de tabelas;tarefas familiares;atividade em grupo;conceptions;analysis of tables;familiar tasks;group activity
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 31-Ago-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Sarai Oliveira. Função: concepções e estratégias de estudantes da 1ª série do ensino médio na exploração de tabelas. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Resumo: Esta pesquisa analisa as respostas dadas por estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca da elaboração de tabelas, com exemplos prototípicos de funções, em um ambiente colaborativo, em que os estudantes trabalhavam em duplas ou em grupos de no máximo três integrantes. Para o desenvolvimento desta pesquisa nos apoiamos no Experimento de Design, sobre o qual estabelecemos um quadro de ensino e de aprendizagem de funções para esse grupo. O ponto de partida foram ideias preconcebidas sobre o conceito de função e sobre as operações no conjunto dos números inteiros, Z. O conjunto de tarefas familiares e não convencionais, elaboradas para introdução do tema, partiu de operações em Z. Estas tarefas e o registro das respostas escritas dos estudantes são o nosso instrumento de coleta e análise de dados. A análise das respostas nos revelou que muitos estudantes chegam ao Ensino Médio sem conhecimento de que o termo função é também usado para designar um conceito matemático, que a noção de função dos estudantes está associada à ideia de fazer contas e que para alguns, função é a própria conta. Como produto resultante desta pesquisa, apresentamos um guia didático para o professor, contendo sugestões de tarefas para o estudo de funções, cujo ponto de partida são algumas das ideias preconcebidas dos estudantes sobre função
Abstract: This research analyzes answers given by students of the first grade of High School about the elaboration of tables with prototypical examples of functions in a collaborative environment in which the students worked in pairs or groups of no more than three members. The development of this research was based on the Design Experiment on which we established the Theoretical Methodological foundation that also served to establish a framework of teaching and learning of functions for this group. The starting point was the preconceived ideas about the concept of function and about operations on the set of integers, Z. The set of familiar, but unconventional tasks to introduce the theme originated from this central idea, operations in Z. These tasks and the recording of students' written responses are our instrument of data collection and analysis. That is, the students needed to explain or justify the procedures used. The analysis of the answers has revealed that many students come to High School without knowing that the term function is also used to designate a mathematical concept; that the notion of function for them becomes the idea of "making calculations" and that for some students, function is the calculation itself. Based on the considerations above, we believe that the challenge is to think how to intervene in the classroom so that the student is given the opportunity to review his notions and broaden his vision of the concept of function. As a result of this research, we present a didactic guide for teachers containing suggestions of tasks for the study of functions starting from some of the preconceived ideas
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15012
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 - Sarai Oliveira Silva.pdfDocumento principal2.03 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.