Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15014
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Antônio Carlos Negreiros-
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:36Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:36Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationMACHADO, Antônio Carlos Negreiros. O Romance Histórico na EJA, em busca de uma leitura historiográfica. 2023. 193 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino d História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15014-
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado da confluência entre a experiência de lecionar aulas de História na Educação de Jovens e Adultos, a paixão por romances históricos e os estudos teóricos e educacionais que valorizam a literatura na sala de aula. A partir disso, foi colocado em análise o livro da historiadora e escritora Mary del Piore, Beija-me onde o Sol não Alcança, criando uma sequência didática de leitura e aprendizado como forma de potencializar o ensino de História. Esta pesquisa desenvolveu um guia didático teórico-prático como facilitador das práticas pedagógicas do professor com ações adaptadas e coordenadas na leitura integral da obra, permitindo discernir a pluralidade histórica no período retratado do Vale do Paraíba do século XIX. No mesmo guia, o professor vai encontrar atividades com referências da obra estudada e indicações de outros romances para serem inspirados e usados na escola.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectromance históricopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectescritapor
dc.subjectliteraturapor
dc.subjectensino de históriapor
dc.subjectsensibilização históricapor
dc.subjecthistorical noveleng
dc.subjectreadingeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectliteratureeng
dc.subjecthistory teachingeng
dc.subjecthistorical awarenesseng
dc.titleO Romance Histórico na EJA, em busca de uma leitura historiográficapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work is the result of the confluence between the experience of teaching History classes in Young and Adult Education, the passion for novels, and the theoretical and educational studies that value literature in the classroom. From this, the book by the historian and writer Mary del Piore, Beija-me onde o Sol não Alcança, creates a didactic sequence of reading and learning as a way to enhance the teaching of history. This research developed a theoretical-practical didactic material to facilitate pedagogical practices related to teachers with inclusive actions and coordinated in the whole reading of the book, allowing to discern the historical plurality in the portrayed period of the 19th century Vale do Paraíba. In the same guide, the teacher will find activities with references to the work studied and indications of other novels to be inspired and used in school.eng
dc.contributor.advisor1Teixeira, Rebeca Gontijo-
dc.contributor.referee1Teixeira, Rebeca Gontijo-
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria da Gloria de-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Márcia de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0201899063915720por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.relation.referencesABREU, Martha. “O caso do Bracuhy”. In: MATTOS, Hebe. e SCHNOOR, Eduardo.(Orgs.) Resgate: Uma Janela para o Oitocentos. Rio de Janeiro: Top Books, 1995. AGOSTINI, Nilo. Os desafios da educação a partir de Paulo Freire e Walter Benjamin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. ANHEZINI, K. Escrituras da história: da história mestra da vida à história moderna em movimento (um guia). Guarapuava: Unicentro, 2009. ARROYO, M. G.. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. p. 221-230. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. _______________. Currículo, território em disputa. 5º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. _______________. Passageiros da Noite: Do trabalho para a EJA: Itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. AZEVEDO, Celia Maria Marinho de. Onda negra, medo branco; o negro no imaginário das elites — século XIX / Celia Maria Marinho de Azeredo; prefácio de Peter Eisenberg — Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. BARTHES, R. Aula. Trad.: L. Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1979. _____________. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi; tradução, Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. BAUMANN, E. S. O arquivo da família Calmon à luz da arquivologia contemporânea. Salvador - BA, 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação. 161f BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; Tradução: Paulo Bezerra. 6º ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol.1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232. BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquitude no Brasil. In: Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil / Iracy Carone, Maria Aparecida Silva Bento (organizadoras) Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. (25-58). BETHENCOURT, Francisco. Racismos: Das Cruzadas ao século XX. Tradução: Luís Oliveira Santos, João Quina Edições – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2018. BITTENCOURT Circe. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001. CAINELLI, Marlene. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar história. Coleção pensamento e ação na sala de aula. São Paulo: Scipione, 2009. CANDAU, Jöel. Memória e identidade: do indivíduo às retóricas holistas. Tradução: Maria Letícia Ferreira São Paulo: Contexto, 2012, p. 21-57. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9ª Ed. Rio de Janeiro-RJ: Ouro sobre Azul, 2006. __________________. Do ensaio “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 3ª ed.. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995. __________________. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.). Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989. CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: ed. Companhia das Letras, 2003. CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. R. de Moraes. São Paulo: Ed. UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999. COLOMER, Tereza. Andar entre livros: a leitura literária na escola; [tradução Laura Sandroni]. - São Paulo: Global, 2007. CORREIA, Janaina dos Santos. O uso da fonte literária no ensino de história. Diálogo com o romance "úrsula" (final do século XIX). História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 2, p. 179- 197. 2012. COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. ______________. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. ______________. Romance Histórico: as ficções da história. Itinerários, Araraquara, 23, 29-37, 2005. DALVI, Maria Amélia; RESENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). Leitura de literatura na escola. São Paulo: SP: Parábola, 2013. Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos/Organização: Lilia Moritz Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes (Orgs.) - 1ªed. São Paulo: Companhia das Letras. 2018. EISENBACH, David. FLYNT, David. Sexo na casa branca. Tradução: Paulo Polzonoff Júnior. 1ª ed. Gutemberg, 2013. ESTEVES, Antonio R. O romance histórico brasileiro no final do século XX: quatro leituras. Letras de hoje. Porto Alegre, UNESP, v. 42, n.4, p. 114-136, dezembro de 2017. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas / Frantz Fanon; tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 194. FEBVRE, Lucien. Combats pour I’histoire. Paris: Armand Collin, 1953. FERNANDES. Florestan. O negro no mundo dos brancos. Apresentação de Lilia Moritz Schwarcz. São Paulo: Global editora, 2013. FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. FISCHER, Steven R. História da Leitura. Tradução: Claudia Leite. São Paulo: Editora UNESP, 2006. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 149 p. (O Mundo, Hoje, v. 10) _____________. Educação e mudança. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. _____________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51º ed. São Paulo: Cortez, 2011. ____________. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. ____________. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. ____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 148 p. ____________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. ____________. Política e Educação: ensaios. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror O fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ____________. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In _____. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia. das Letras, 1989. GUIMARÃES, Marcella Lopes. Capítulos de História: o trabalho com fontes. Curitiba: Aymará Educação, 2012. HARTOG, François. Situações postas à história. Revista de História, São Paulo, n. 166, jan./jun. 2012, p. 17-33. _________________. Introdução - Ordens do tempo, regimes de historicidade. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.17-41. HEINZ, Flavio M. e KORNDÖRFER, Ana P. “Para que serve uma história social das instituições?” In Cíntia Vieira Souto et al. (orgs). Espaços de saber e poder: instituições e seus agentes na Perspectiva da história social. Porto Alegre: Memorial do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, 2014. p. 7-16. HORTON, M.; FREIRE, P. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Tradução de Vera Lúcia M. Josceline. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula, conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010. KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. 1º ed. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano Jess Oliveira (Tradutor). Edição: 1. Cobogó, 2019. LACAPRA, Dominick. História e o romance. Tradução de Nelson Schapochinik. Texto publicado em 1985 in History Criticism, lthaca e Londres. Cornell University Press. pp 115-34. LEITE, Sandra Fernandes. O direito à educação básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal. 1º ed. Curitiba, PR: CRV, 2013. LEMOS, Renato (org.). Bem traçadas linhas, a história do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004. LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. LOPES, Rodrigo Smaha; FLECK, G. F. Romance Histórico: Outra Via de Inteligibilidade do Passado. Diálogo e Interação, v. 11, n. 1, 2017, p. 90. LORIGA, Sabina. Memória, história e literatura. ArtCultura, Uberlândia, v. 19, n. 35, p. 19-30, jul.-dez. 2017. LOURENÇO, Thiago Campos Pessoa. O império dos Souza Breves nos oitocentos: política e escravidão nas trajetórias dos Comendadores José e Joaquim Breves. Dissertação de mestrado. Niterói. UFF. 2010. LUKÁCS, Gyorgy. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011. _______________ . A teoria do romance. Um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000. MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. 1º ed. São Paulo: Editora Reviravolta, 2015. MARIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. Coleção literatura e ensino. São Paulo: Paulinas, 2007. MARTINS, Willian Mendes. A Modernidade e a teoria do Romance de G. Lukács. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n. 3, p. 263-273, 2008. MATTOS, Hebe et al. Relatório antropológico de caracterização histórica, econômica e sociocultural do Quilombo de Pinheiral. Niterói: UFF/INCRA-SRRJ, 2010. p. 54. MIRANDA, Sonia Regina. Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na tarefa de educar para a compreensão do tempo. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, 2013, p. 35-79. MONTEIRO, Ana Maria ; PENNA, Fernando de Araujo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 191-211, jan./abr, 2011. MORAES, Dislane Zerbinatti. Aprender História com textos literários: entre modelos de interpretação e construção de significados históricos em sala de aula. In: Anais do XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 27, 2013, Natal -RN. XXVII. NICODEMOS, Alessandra. (Org.). Conhecimento e docência. 1º ed. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2020, p. (111-129). NISKIER, Arnaldo. História da Educação Brasileira: de José de Anchieta aos dias de hoje, 1500- 2010. 3º ed. São Paulo: Editora Europa, 2011. OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Ensino de História: Literatura e Cotidiano Escolar. ENCONTROS – ANO 12 – N. 22, p.80-97, 2014. PAIVA, José Maria de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, E. M. T.; FARIA, L. M. de; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 ano de educação no Brasil. 2º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Watch. São Paulo: Cosac Naify, 2012. PESAVENTO, Sandra Jatahy. O Mundo Como Texto: leituras da História e da Literatura. História da Educação, Pelotas, 2003, p. (31 – 45). __________________________. História e história cultural. 2º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. PESSOA, Thiago Campos. O império da escravidão: o complexo Breves no vale do café (Rio de Janeiro, c.1850 – c.1888). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2018. PRIETO, Heloísa. Quer ouvir uma história: Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra,1999. PRIORE, Mary del. Beije-me onde o sol não alcança: uma história de amor no século XIX. São Paulo: Planeta do Brasil, 2015. ________________. Sobreviventes e guerreiras: uma breve história das mulheres no Brasil: 1500-2000. São Paulo: Planeta, 2020. ________________. À procura deles: quem são os negros e mestiços que ultrapassaram a barreira do preconceito e marcaram a história do Brasil, da Colônia à República. São Paulo: Benvirá, 2021. REIS, Thiago de Souza dos. Morte e escravidão: padrões de morte da população escrava de Vassouras, 1865-1888. Rio de Janeiro. UNIRIO. 2009. RÜSEN, Jorn. El desarrollo de la competência narrativa en el aprendiaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la concienciamoral. Revista Propuesta Educativa, Buenos Aires, Ano 4, n.7, p.27-36. oct. 1992. Tradução para o português por Ana Claudia Urban e Flávia Vanessa Starcke. Revisão da tradução: Maria Auxiliadora Schmidt. RIBEIRO, V. M. M. (Coord.) Educação de jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 1997. SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do "ser negro": um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros. [S.l: s.n.], 2005. SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: Leya, 2018. SAVIANI, D. Historia das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. UNESCO, Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: 2008. VEYNE, Paul. Comment on écrit l’histoire. Paris, Seuil, 1978. WOODSON, Carter Godwin. A Deseducação do Negro. São Paulo: Medu Neter Livros, 2018. 180 páginas. 1ª edição. JOZEF, Bella. Literatura e história: um diálogo de textos. In: Hispanista, [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo396.htm SITES Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Disponível em http://www.atlasbrasil.org.br/. BEILER, Aloysio Clemente M. I. de J. Breves. Breves café História do café no Brasil Imperial, 1996/2016. O dono do Pinheiro e o Bracuy. Disponível em <http://brevescafe.net/it02a.htm>. Último acesso em: dezembro de 2021. BEILER, Aloysio Clemente M. I. de J. Breves. Breves café História do café no Brasil Imperial, 1996/2016. Haritoff - um nobre russo na corte brasileira. Disponível em: <http://brevescafe.net/haritoff.htm>. Último acesso em: setembro de 2021. BEILER, Aloysio Clemente M. I. de J. Breves. Brevescafé. História do café no Brasil imperial. Disponível em: http://brevescafe.net/. Acesso em dezembro de 2021. Café História. Divulgação científica de História desde 2008. Entrevista com o historiador historiador Arthur Lima de Avila, professor do Departamento de Historia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 6 de março de 2018 Disponível em: <https://www.cafehistoria.com.br/historiador-hayden-white-morreaos- 89-anos/#:~:text=%E2%80%93%20Hayden%20White%20demonstrou%2C%20com%20 seu,contr%C3%A1rio%2C%20segundo%20ele%2C%20era%20somente>. Último acesso em: 30 de novembro de 2020. Café História. André Cabral Honor. Podemos aprender História com romances históricos? Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/podemos-aprender-historia-comromances- historicos/. Último acesso: julho de 2022. Carta de Belo Horizonte - XVI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2019. Disponível em: http://forumeja.org.br/rj/sites/forumeja.org.br.rj/files/CARTA%20DE%20BELO%20HORIZ ONTE%20-%20XVIEneja.pdf. Acesso em: fevereiro de 2022. Centro de alfabetização, leitura e escrita (CEALE) Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE – Leitura expressiva. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/leitura-expressiva. Último acesso em março de 2022. Centro de alfabetização, leitura e escrita (CEALE) Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE – Leitura em voz alta. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-em-voz-alta. Último acesso em março de 2022. Diário do Vale. Um real conto de fadas em Pinheiral. Disponível em: https://diariodovale.com.br/destaque/um-real-conto-de-fadas-em-pinheiral/ Acessado durante o mês de janeiro – 2020. Folha de São Paulo. Pandemia desacelera perda de alunos na EJA, mas orçamento segue em queda. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2022/05/pandemia-desacelera-perda-dealunos- na-eja-mas-orcamento-segue-emqueda. shtml#:~:text=De%202019%20a%202020%2C%20a,40%20mil%20alunos%20 a%20menos. Último acesso em agosto de 2022. Folha de São Paulo. O Conde Haritoff, a rica Nicota e a negra Regina. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0808200419.htm. Acessado em janeiro - 2020. G1/Globo.com. Pesquisa revela que 48,7% das famílias são chefiadas por mulheres. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/01/23/maesempreendedoras- pesquisa-revela-que-487percent-das-familias-sao-chefiadas-pormulheres. ghtm. Último acesso em julho de 2022. G1/Globo.com. Feminicídios batem recorde no 1º semestre de 2022 no Brasil quando repasse ao combate à violência contra a mulher foi o mais baixo. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/12/07/feminicidios-batem-recorde-no- 1o-semestre-de-2022-no-brasil-quando-repasse-ao-combate-a-violencia-contra-amulher- foi-o-mais-baixo.ghtml. Último acesso em dezembro de 2022. Jornal Regional. Fazenda Bela Aliança – Barra do Piraí. Disponível em: http://www.jornalregional.rio/jornalregional2/noticia/buscarNoticia?id=4918. Acessado durante o mês de fevereiro de 2020. Museu da Pessoa. Museu virtual colaborativo de histórias de vida. Disponível em: https://idolink.bio/museudapessoa. Último acesso em dezembro de 2022. PERES, Guilherme. Maurício Haritoff, uma aventura nos trópicos. Histórias Fluminenses. Disponível em: https://historiasfluminenses.wordpress.com/pagina-inicial/mauricioharitoff- 2/. Acessado em: fevereiro de 2021. Pesquisa Fapesp. A África nos genes do povo brasileiro. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/a-africa-nos-genes-do-povo-brasileiro/. Último acesso em março de 2022. Portal MEC. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf. Último acesso em julho de 2022. Unitevê UFF. Palestra com o Prof. Sidney Chalhoub (Harvard University) intitulada Literatura e Escravidão, com moderação do prof. Ronald Raminelli Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=hXxKaFYyg7g&list=WL&index=22>. Último acesso em: agosto de 2022. Sempre um papo. Beije-me onde o sol não alcança, Mary del Priore no Sempre um papo em BH. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BTUCA4_CyO4&t=3372s. Acesso em dezembro de 2021. USP/ Educação e pesquisa. Jane Soares de Almeida. Disponível em: http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/wp-content/uploads/2016/07/Livro- Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Pesquisa-v42-n3-2016.pdf. Último acesso em abril de 2022.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74244/2023%20-%20Ant%c3%b4nio%20Carlos%20Negreiros%20Machado.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6807-
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-08-07T17:03:34Z No. of bitstreams: 1 2023 - Antônio Carlos Negreiros Machado.Pdf: 3330082 bytes, checksum: f66ccb9c889442d08be01bdfcc353364 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-07T17:03:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Antônio Carlos Negreiros Machado.Pdf: 3330082 bytes, checksum: f66ccb9c889442d08be01bdfcc353364 (MD5) Previous issue date: 202-05-29eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Antônio Carlos Negreiros Machado.Pdf3.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.