Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15014
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Romance Histórico na EJA, em busca de uma leitura historiográfica
Autor: Machado, Antônio Carlos Negreiros
Orientador(a): Teixeira, Rebeca Gontijo
Primeiro membro da banca: Teixeira, Rebeca Gontijo
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria da Gloria de
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Márcia de Almeida
Palabras clave: romance histórico;leitura;escrita;literatura;ensino de história;sensibilização histórica;historical novel;reading;writing;literature;history teaching;historical awareness
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-may-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citación: MACHADO, Antônio Carlos Negreiros. O Romance Histórico na EJA, em busca de uma leitura historiográfica. 2023. 193 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino d História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumen: O presente trabalho é resultado da confluência entre a experiência de lecionar aulas de História na Educação de Jovens e Adultos, a paixão por romances históricos e os estudos teóricos e educacionais que valorizam a literatura na sala de aula. A partir disso, foi colocado em análise o livro da historiadora e escritora Mary del Piore, Beija-me onde o Sol não Alcança, criando uma sequência didática de leitura e aprendizado como forma de potencializar o ensino de História. Esta pesquisa desenvolveu um guia didático teórico-prático como facilitador das práticas pedagógicas do professor com ações adaptadas e coordenadas na leitura integral da obra, permitindo discernir a pluralidade histórica no período retratado do Vale do Paraíba do século XIX. No mesmo guia, o professor vai encontrar atividades com referências da obra estudada e indicações de outros romances para serem inspirados e usados na escola.
Abstract: The present work is the result of the confluence between the experience of teaching History classes in Young and Adult Education, the passion for novels, and the theoretical and educational studies that value literature in the classroom. From this, the book by the historian and writer Mary del Piore, Beija-me onde o Sol não Alcança, creates a didactic sequence of reading and learning as a way to enhance the teaching of history. This research developed a theoretical-practical didactic material to facilitate pedagogical practices related to teachers with inclusive actions and coordinated in the whole reading of the book, allowing to discern the historical plurality in the portrayed period of the 19th century Vale do Paraíba. In the same guide, the teacher will find activities with references to the work studied and indications of other novels to be inspired and used in school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15014
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Antônio Carlos Negreiros Machado.Pdf3.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.