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dc.contributor.authorSilva, Kelen Fernandes dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:37Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:37Z-
dc.date.issued2021-10-20
dc.identifier.citationSILVA, Kelen Fernandes dos Santos. O ensino de história nas escolas de turno único no município do Rio de Janeiro. 2021. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15015-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar se e como o currículo e a disciplina de História das escolas de Turno Único do município do Rio e Janeiro - escolas que apresentam jornada escolar ampliada de sete horas diárias – estão organizados e contribuem (ou não) para alcançar os objetivos e finalidades de uma formação que esteja em consonância com os pressupostos de uma proposta de educação integral. Neste processo realizamos levantamento bibliográfico e examinamos o arcabouço legal que norteia as políticas públicas referentes às escolas de tempo integral, diferenciando os conceitos de educação integral, educação em tempo integral, educação integral em tempo integral e educação integrada. Também investigamos a trajetória histórica das escolas e da educação integral no Brasil, identificando o espaço ocupado pelo Ensino de História nestas escolas. Para tanto analisamos, além da legislação, as orientações curriculares para a disciplina de História, bem como as matrizes curriculares das escolas de Turno Único. O que observamos é que a ampliação da jornada escolar nas escolas de Turno Único no município do Rio de Janeiro não representou para a disciplina de História a possibilidade de ressignificar conteúdos e metodologias de forma a proporcionar uma aprendizagem integral. Por fim, como requisito obrigatório do mestrado profissional, apresentamos uma proposta de disciplina eletiva – disciplina que compõe o núcleo diversificado das disciplinas das escolas de tempo ampliado no município do Rio de Janeiro.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEducação Integralpor
dc.subjectEscolas de Turno Únicopor
dc.subjectDisciplina Eletivapor
dc.subjectDisciplina Curricularpor
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectComprehensive Educationeng
dc.subjectSingle-Shift Schoolseng
dc.subjectElective Disciplineeng
dc.subjectCurriculum Subjecteng
dc.titleO ensino de história nas escolas de turno único no município do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeThe history teaching in the one-time schools of the city of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research has as main objective to analyze if and how the curriculum and the discipline of Historyof Single Shift schools in the city of Rio and Janeiro – schools that have an expanded school day of seven hours a day - are organized and contribute (or not) to achieve the objectives and purposes of a training that is in line with the assumptions of an integral education proposal. In this process we conducted a bibliographic survey and analyzed the legal framework that guides public policies regarding full-time schools, differentiating the concepts of integral education, education in full, full-time education and integrated education. We also examined the history of schools and integral education in Brazil, identifying the space occupied by History Teaching in these schools. To this end, we studied, in addition to the legislation, the curricular guidelines for the History discipline, as well as the curricular matrices of the Single Shift schools. What we observed is that the expansion of the school day in the Single Shift schools in the city of Rio de Janeiro did not represent for the discipline of History the possibility of resigning contents and methodologies in order to provide a comprehensive learning. Finally, as a mandatory requirement of the professional master ̳s degree, we present a proposal of elective discipline - a discipline that composes the diverse core of the disciplines of the extended time schools in the city of Rio de Janeiro.eng
dc.contributor.advisor1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.advisor1ID506.229.437-15por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697por
dc.contributor.referee1Faria, Lia Ciomar Macedo de
dc.contributor.referee1ID376.494.777-20por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2897590944180460por
dc.contributor.referee2Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.referee2ID506.229.437-15por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697por
dc.contributor.referee3Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556por
dc.creator.ID084.048.587-56por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500284580122483por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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