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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15018
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A quebra do silêncio: a sala de aula de história e as relações de gêneros |
Authors: | Ramos, Janine Barbosa Pereira |
Orientador(a): | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Regina Maria de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Terceiro membro da banca: | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Keywords: | Ensino de História;Ensino Fundamental 1;Relações de Gêneros;Legislação;Sala de aula;Aprendizagem histórica;History teaching;Elementary grades;Gender relations;Legislation;Classroom;Historical learning |
Área(s) do CNPq: | Educação História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 8-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | RAMOS, Janine Barbosa Pereira. A quebra do silêncio: a sala de aula de história e as relações de gêneros. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Abstract: | Este estudo tem como tema principal a discussão sobre gêneros em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi propor a articulação do Ensino de História ao debate de gênero, investigando e analisando caminhos metodológicos para abordar as temáticas de gêneros nas aulas de História das séries iniciais. Por meio de uma metodologia qualitativa, realizou-se um estudo bibliográfico com foco na luta das mulheres, feminismos e o conceito de gênero. Trouxe à discussão projetos que limitam a prática pedagógica no que tange essas discussões, problematizando os diversos fatores políticos, sociais e religiosos imbricados na construção desses projetos voltados para a Educação. As ideias de Simone de Beauvoir ( 1949), Joana Maria Pedro (2005), Guacira Lopes Louro ( 2008), Angela Davis (1981), Denize Sepulveda (2017-8) entre outros/as autores deram a esse estudo valiosa contribuição, com o histórico e fundamentos dos conceitos centrais sobre o tema das relações de gêneros. O tratamento desses temas em sala de aula é de fundamental importância na construção de uma sociedade mais justa, o que significa igualitária e não violenta em diversos aspectos, em especial nas relações de gêneros. A escola é, portanto, ponto de partida para essas discussões e fomentar esse debate é desafio de educadores comprometidos/as com uma escola democrática. Dessa forma, propusemos a realização de aulas em formato de oficinas com uso de diferentes linguagens e suportes, fontes possíveis para a prática pedagógica, em História, voltada para as questões de gêneros. |
Abstract: | This study has as the main theme the discussion about genders in the classroom. The goal of this piece of work was to propose the articulation of History teaching to the gender debate, investigating and analyzing methodological ways to approach the gender thematic in History classes for elementary grades. By means of a qualitative methodology, a bibliographic study was done with focus on women’s rights struggle, feminisms, and the concept of gender. Projects which limit the pedagogical practice were brought in regard to these discussions, questioning the several political, social, and religious factors interwoven in the construction of these educational projects. The ideas of Simone de Beauvoir (1949), Joana Maria Pedro (2005), Guacira Lopes Louro (2008), Angela Davis (2017), Denize Sepulveda (2017-8) among other authors, provided valuable contribution with the history and fundamentals of the main concepts about gender relations. The way of dealing with these themes in class is fundamentally important for the construction of a fairer, non-violent, egalitarian society, especially in gender relations. School is, therefore, the starting point for these discussions and fomenting this debate is a challenge to educators who are committed to a democratic institution. Hence, we suggested workshop format classes with different uses of languages and tools, possible resources for history pedagogical practice, concerning gender issues. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15018 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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