Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15019
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Surcin, Carla Patrícia Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-29 | |
dc.identifier.citation | SURCIN, Carla Patrícia Ferreira. O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - Possibilidades e limitações da prática docente. 2019. 255 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15019 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente dissertação discute os desafios e possibilidades da atuação do docente de história, em sala de aula, quando da presença de um aluno em cumprimento de medida socioeducativa pela perspectiva dos Direitos Humanos. Entendendo estes como uma construção histórica, as práticas e os métodos são justificados por dispositivos normativos e legais que fomentam a presença de tais princípios no ambiente escolar. Partimos da hipótese de que, através da Educação em Direitos Humanos, deve ser possível superar a constante violação de direitos e a exclusão social objetivando uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a dignidade humana seja respeitada e acessível a todos. Nesse sentido, a disciplina História tem muito a colaborar para a propagação de valores relativos ao tema e para que o propósito da medida socioeducativa, que é a ressocialização dos jovens, seja alcançado por meio da criação de um sentimento de pertencimento e de identidade. Assim, apresenta-se uma proposta prática de um Curso de Extensão, dividido em dois módulos, por meio da Educação a Distância, intentando contribuir a formação continuada dos docentes de história. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de História | por |
dc.subject | Cidadania e Direitos Humanos | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Medida Socioeducativa | por |
dc.subject | Teaching History | eng |
dc.subject | Citizenship and Human Rights | eng |
dc.subject | Teacher Training | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Socio-educational Measure | eng |
dc.title | O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - Possibilidades e limitações da prática docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present dissertation discusses the challenges and possibilities of the history teacher’s performance in the classroom, when a student is present in compliance with socio- educational measures from a human rights perspective. Understanding these as a historical constrution, practices and methods are justified by normative and legal devices that foster the presence of such principles in the school environment. We asume that through human rights and social exclusión by aiming for a fairer and more egalitarian society in which human dignity is respected and accesible to all. In this sense, History as a school subject has much to contribute to the propagation of values related to the theme and so that the purpose of the socio-educational measure, which is the resocialization of the young, be reached. Thus, a practical proposal for an Extension Course, divided in two modules, through Distance Education, is presented, trying to contribute to the continuing education of the teachers of history. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Patrícia Bastos de | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 035.569.887-04 | por |
dc.contributor.advisor2 | Azevedo | |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Patrícia Bastos de | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Maria Marques | |
dc.contributor.referee3 | Cabral, Maria Aparecida | |
dc.creator.ID | CPF: 097.962.607-27 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5276150636659779 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | por |
dc.relation.references | BRASIL. Acordo de cooperação que entre si celebram o Ministério da justiça e Cidadania e o Ministério da Educação, para a instituição do Pacto Nacional Universitário pela promoção do Respeito a Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos. ______. Constituição (1998). Constituição da República Federal do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988 ______. Decreto n.2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da LDB (Lei n.9.394/96) ______. Decreto n.7.037, de 21 de dezembro de 2009. Programa Nacional de Direitos Humanos. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SDH/PR, 2010 ______. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n.8069 de 13 de julho de 1990. Brasília, 1990 ______. Plano Nacional de Educação: Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Brasília, 2014 ______. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Brasília, 1996 ______. Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil. Secretaria-Geral da Presidência da República e Secretaria Nacional de Juventude – Brasília: Presidência da República, 2015 ______. Ministério dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Levantamento Anual SINASE 2014. Brasília: Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, 2017 ______. Parecer n.8/2012. Conselho Nacional de Educação (CNE), Ministério da Educação . Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos- Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007 ______. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais – Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, 2013 ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997 ______. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Brasília: CONANDA, 2006 ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação – Tradução Wolfgang Leo Maar – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995 ALBERTI, Verena. O professor de história e o ensino de questões sensíveis e controversos. Palestra proferida no IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, realizado no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó (RN), de 17 a 21 de novembro de 2014 ALVES, José Augusto Lindgren. Direitos Humanos: o significado político da Conferencia de Viena. Revista Lua Nova, n.32, São Paulo, 1994 ______. Relações Internacionais e temas sociais – a década das conferencias. Brasília, Fundação Alexandre de Gusmão, 2001 ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância online. Em Aberto, Brasília, v.23, n.84, p.67-77, nov.2010 ANDRADE, Juliana Alves; GIL, Carmem Zeli de Vargas; BALESTRA, Juliana Pirola. Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis. Revista de História e Ensino, v.7, n13, 2018 ARAUJO, Cinthia Monteiro de. Alianças entre o PNEDH e o ensino de história: concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos. Educação(Porto Alegre, impresso), v.36, n.1, p.67-73, jan/abr 2013 ______. Formando sujeitos: as alianças entre o ensino de História e a Educação em Direitos Humanos. Dissertação de Mestrado no programa de pós-graduação em Educação do Departamento de Educação da PUC- - Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Educação, 2006 ARROYO, Miguel. O Direito à Educação e a Nova Segregação Social e Racial – Tempos insatisfatórios? Educação em revista. Belo Horizonte, v. 31, n.03, p 15-47, Julho- Setembro/2015 ALVES, José Augusto Lindgren. Direitos Humanos: o significado político da conferencia de Viena. Revista Lua Nova, n.32, São Paulo, 1994 BOBBIO, Noberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, apresentação de Celso Lafer – Nova ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos, revisão técnica Daniel Aarão Reis Filho, Bauru, SP: EDUSC, 2004 CAMILO, Christiane de Holanda. Direitos Humanos e Relações Étnicos-Raciais na Rede Municipal de Educação de Goiânia – GO. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Goiás, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, 2014 CANDAU, Vera Maria. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v.13, v.37. jan/abr 2008 ______. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Revista Currículo sem Fronteiras, v.11, 2011 ______. Educação em Direitos Humanos no Brasil: realidades e perspectivas. In: CANDAU, V.M. e SACAVINO, S. Educar em Direitos Humanos: construir democracia. Rio de Janeiro, DPEd. 2000 Cartilha do Adolescente Privado de Liberdade, Conselho Nacional de Justiça, 2012. CAVALCANTI, Carlos André Macedo. História Moderna dos Direitos Humanos: uma noção em construção. In TOSI, Giuseppe (org). Direitos Humanos: História, teoria e prática. Joao Pessoa Editora UFPB, 2004 CERQUEIRA, Daniel; LIMA, Renato Sergio de; BUENO, Samira; VALENCIA, Luís Ivan; HANASHIRO, Olaya; MACHADO, Pedro Henrique G.; LIMA, Adriana dos Santos. Atlas da Violência. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fórum Brasileiro de Segurança Publica, 2017 COUTINHO, Carlos Nelson. Notas sobre cidadania e modernidade. In: Revista Praia Vermelha. Estudo de Política e Teoria Social, UFRJ, Rio de Janeiro, v.1, n.1, 1996 COSTA, Inês Tavares Lyra Gaspar de. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016 COSTA, Iris Elisabeth Tempel; FAGUNDES, Léa da Cruz; NEVADO, Rosane Aragón. Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporado os recursos da telemática. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009 FARIAS, Marilin Genezareth de Oliveira. Ensino de história e direitos humanos: uma proposta aplicada a partir do projeto Direito Humano em Cena. Artigo Científico apresentado ao Programa de Pós-graduação Latu Sensu, Curso de Especialização em Ensino de História, da Universidade Federal do Pará (UFPA).Ananindeua, Pará, 2018 FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. In Teoria e Educação, n.5. Porto Alegre: Pannonica Editora, 1992 FRAZEN, Douglas Orestes. Ensino de história numa perspectiva de Direitos Humanos: Métodos e abordagens possíveis no ambiente escolar. Fronteiras: Revista de História. Dourados, MS, v.17, n.30, p.11-26, Jul/Dez, 2015 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970 GIL, Carmem Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. Revista História Hoje, v.7, n.13, p. 139-159, 2018 HALBWACS, Maurice. Memória coletiva e memoria individual. In: HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. SP, Vértice, 1990 KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC RJ, 2006 LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História, vol 19, n38, 1999 LIMA, Ana Laura Godinho e GIL, Natália de Lacerda. Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. Educ.Pesqui., São Paulo, v.42, n.4, p.1125-1151, out/dez 2016 MACEDO, Elizabeth. Currículo: Política, Cultura e Poder. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.98-113, Jul/Dez 2006 MIRANDA, Sonia Regina. Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na tarefa de educar para a compreensão do tempo. Revista Historia Hoje, v.2, n.4, 2013 MONTEIRO, Ana Maria. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. Revista História e Ensino, vol9. Revista do Laboratório de Ensino de História da UEL. Londrina: Editora da UEL, 2003 MORGADO, Patrícia. Praticas Pedagógicas e Saberes Docentes na Educação em Direitos Humanos, Rio de Janeiro, 2001 NEVES, Lucília de Almeida. Memoria, história e sujeito: substratos da identidade. Revista Historia Oral, n.3, 2000 NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes Docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, ano XXII, n. 74, abril/2001 NUNES, Eduardo Silveira Netto; ANDRADE, Juliana Alves de. Aprender e Ensinar os princípios dos Direitos Humanos nas universidades brasileiras: Histórias dos (as) professores (as) de História. Revista História Hoje, v7, n.13, p. 34-59, 2018 ORGANIZACAO DOS ESTADOS AMERICANOS. Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Assinada na Conferencia Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos, San José, Costa Rica, em 22 de novembro de 1969. ______. Protocolo adicional à convenção americana sobre Direitos Humanos em matéria de direitos econômicos, sociais e culturais, “Protocolo de San Salvador”. Organização das Nações Unidas (ONU) (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. (1966). Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005 PADILHA, Paulo Roberto. Educação em direitos humanos sob a ótica dos ensinamentos de Paulo Freire. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n.2, p.23-35, jul./dez. 2008 Parecer CNE/CEB n. 8/2015 (2015, 7 de outubro). Diretrizes Nacionais para a educação escolar dos adolescentes e jovens em atendimento socioeducativo. Brasil: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. PENNA, Fernando. O ódio aos professores. Disponível em https://contraescolasempartidoblog.wordpress.com/2016/06/03/o-odio-aos-professores PEREIRA, Juliana Gomes. “Manda o juiz pra escola no meu lugar pra ver se ele vai gostar”. Limites e Possibilidades da inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei. Dissertação em Educação – Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 2015 PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. Ensino de história: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista de História e Ensino, v.7, n13, 2018 POPKEWITZ, Tomas. Ciências da Educação, Escolarização e Abjeção: diferença e construção da desigualdade. Educ. Real., Porto Alegre, v. 35, n.3, p.77-98, set/dez., 2010 POLLACK, Michael. “Memória e Identidade Social”. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro, 1992, vol. 5, n10 PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – Saberes da docência e identidade do professor. R. Fac. Edu., São Paulo, v.22, n.2, p.72-89, jul/dez 1996 RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2017 ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da historia das ideias. Tradução: Nilson Moulin. São Paulo, Editora UNESP, 2010 RUSEN, JORN. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. V.1, n.2, p.07 – 16, jul-dez, 2006 SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais e uma ecologia de saberes. Revista Novos Estudos, n.79, Novembro de 2007 ______. Uma concepção multicultural de Direitos Humanos. Lua Nova, n.39, 1997 SANTOS, Boaventura de Sousa e CHAUI, Marilena. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013 SANTOS, Edméa; WEBER, Aline. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.13, n.38, pag 285-303, jan/abr 2013 SANTOS, Marcos Antônio da Costa. O choque das instituições: a cultura escolar no interior do sistema socioeducativo no Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado em Educação, UFRJ, Rio de Janeiro, 2009 SCHWAZRSTEIN, Dora. “História Oral, memória e histórias traumáticas” Revista de História Oral, n.4, 2001 SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n.28, p.201-216. Editora UFPR. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a13n28.pdf SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Conteúdos de aprendizagem na educação on-line: inspirar- se no hipertexto. Educação e Linguagem, v.12, n. 19, p. 124-142, jan-jun. 2009 SILVA, Queli Cristiane Schiefelbein da. O acesso à justiça como Direito Humano fundamental e o papel do processo eletrônico como forma de efetiva-lo. Dissertação de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Ijui (RS), 2013 SILVA, T. T. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica, 2010 TAMBURÚ, Maria da Penha. Desafios da inclusão de adolescentes em conflito com a lei nas escolas de São Paulo: um estudo sobre a perspectiva dos técnicos do campo socioeducativo. Dissertação de Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei da Universidade Anhanguera de São Paulo UNIAN. São Paulo (SP), 2015 TOSI, Giuseppe (org). Direitos Humanos: História, teoria e prática. Joao Pessoa Editora UFPB, 2004 UNESCO. Plano de Ação do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. 1.fase. Brasília, 2012 ______. Plano de Ação do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. 3.fase. Brasília, 2015 VASCONCELOS, Francisco Antônio de. Filosofia Ubuntu. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p 100-112, mar/ago 2017 VOLPI, Mario. O adolescente e o ato infracional – 10.ed. – São Paulo: Cortez, 2015 ZANELA, Maria Nilvania. Adolescente em conflito com a lei e escola: uma relação possível? Adolescência e inclusão escolar: desafios e contradições. In: Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, 2010 (3): 4-11 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/69120/2019%20-%20Carla%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20Surcin.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5607 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-05-04T19:52:18Z No. of bitstreams: 1 2019 - Carla Patrícia Ferreira Surcin.pdf: 11992512 bytes, checksum: 98ed2512ea61ef49c46226b77adbfeb8 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-04T19:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Carla Patrícia Ferreira Surcin.pdf: 11992512 bytes, checksum: 98ed2512ea61ef49c46226b77adbfeb8 (MD5) Previous issue date: 2019-05-29 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Carla Patrícia Ferreira Surcin.pdf | 11.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.