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Tipo do documento: Dissertação
Título: O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - Possibilidades e limitações da prática docente
Autor(es): Surcin, Carla Patrícia Ferreira
Orientador(a): Azevedo, Patrícia Bastos de
metadata.dc.contributor.advisor2: Azevedo
Primeiro membro da banca: Azevedo, Patrícia Bastos de
Segundo membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Terceiro membro da banca: Cabral, Maria Aparecida
Palavras-chave: Ensino de História;Cidadania e Direitos Humanos;Formação de Professores;Educação;Medida Socioeducativa;Teaching History;Citizenship and Human Rights;Teacher Training;Education;Socio-educational Measure
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 29-Mai-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: SURCIN, Carla Patrícia Ferreira. O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - Possibilidades e limitações da prática docente. 2019. 255 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: RESUMO: A presente dissertação discute os desafios e possibilidades da atuação do docente de história, em sala de aula, quando da presença de um aluno em cumprimento de medida socioeducativa pela perspectiva dos Direitos Humanos. Entendendo estes como uma construção histórica, as práticas e os métodos são justificados por dispositivos normativos e legais que fomentam a presença de tais princípios no ambiente escolar. Partimos da hipótese de que, através da Educação em Direitos Humanos, deve ser possível superar a constante violação de direitos e a exclusão social objetivando uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a dignidade humana seja respeitada e acessível a todos. Nesse sentido, a disciplina História tem muito a colaborar para a propagação de valores relativos ao tema e para que o propósito da medida socioeducativa, que é a ressocialização dos jovens, seja alcançado por meio da criação de um sentimento de pertencimento e de identidade. Assim, apresenta-se uma proposta prática de um Curso de Extensão, dividido em dois módulos, por meio da Educação a Distância, intentando contribuir a formação continuada dos docentes de história.
Abstract: The present dissertation discusses the challenges and possibilities of the history teacher’s performance in the classroom, when a student is present in compliance with socio- educational measures from a human rights perspective. Understanding these as a historical constrution, practices and methods are justified by normative and legal devices that foster the presence of such principles in the school environment. We asume that through human rights and social exclusión by aiming for a fairer and more egalitarian society in which human dignity is respected and accesible to all. In this sense, History as a school subject has much to contribute to the propagation of values related to the theme and so that the purpose of the socio-educational measure, which is the resocialization of the young, be reached. Thus, a practical proposal for an Extension Course, divided in two modules, through Distance Education, is presented, trying to contribute to the continuing education of the teachers of history.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

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