Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15037
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dc.contributor.authorLima, Vanessa de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:44Z-
dc.date.issued2020-03-16
dc.identifier.citationLIMA, Vanessa de Oliveira. Ensino de História e Educação do Campo: as experiências da história local na construção do conhecimento histórico na Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. 2020. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15037-
dc.description.abstractO tema desta dissertação dirige-se à problematização da memória da comunidade escolar acerca do passado recente da localidade e de seus desdobramentos para a identidade político-pedagógica da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. A escola situa-se no Assentamento Campo Alegre, um território localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, que fora ocupado por cerca de 600 famílias em janeiro de 1984. Este projeto concentrou-se nos processos históricos de ocupação do território e na cronologia de criação da unidade escolar. A abordagem metodológica desta pesquisa organizou-se a partir das narrativas populares e na História Oral acerca das memórias compartilhadas pela comunidade e na pesquisa participante e pesquisa-ação, métodos de pesquisa que buscam a participação dos assentados durante a pesquisa e seu envolvimento na análise de sua própria realidade. Esta dissertação apresenta as atividades desenvolvidas com os estudantes da comunidade acerca da história local e da história da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEspaços de Memóriapor
dc.subjectMemória e Identidadepor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectAssentamento Campo Alegrepor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectMemory Spacespor
dc.subjectMemory and identitypor
dc.subjectRural Educationpor
dc.subjectPopular Educationpor
dc.subjectSettlement Campo Alegrepor
dc.titleEnsino de História e Educação do Campo: as experiências da história local na construção do conhecimento histórico na Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe theme of this dissertation addresses the questioning of the memory of the school community about the recent past of the locality and its consequences for the political-pedagogical identity of the Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. The school is located in the Campo Alegre Settlement, a territory located in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, which was occupied by about 600 families in January 1984. This project focused on the historical processes of occupation of the territory and the chronology of creation of the school unit. The methodological approach of this research was organized in popular narratives and Oral History about the memories shared by the community and in participant research and action research, research methods that seek the participation of the settlers during the research and their involvement in the analysis of their own reality. This dissertation presents the activities developed with students from the community about the local history and the history of the Escola Municipalizada Campo Alegre.eng
dc.contributor.advisor1Campos, Marília Lopes de
dc.contributor.advisor1ID001.469.467-07por
dc.contributor.referee1Campos, Marília Lopes de
dc.contributor.referee2Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
dc.contributor.referee3Benácchio, Rosilda Nascimento
dc.contributor.referee4Lima, Vanessa de Oliveira
dc.creator.ID110.275.267-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360195999797873por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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