Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15037
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de História e Educação do Campo: as experiências da história local na construção do conhecimento histórico na Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ
Autor(es): Lima, Vanessa de Oliveira
Orientador(a): Campos, Marília Lopes de
Primeiro membro da banca: Campos, Marília Lopes de
Segundo membro da banca: Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
Terceiro membro da banca: Benácchio, Rosilda Nascimento
Quarto membro da banca: Lima, Vanessa de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de História;Espaços de Memória;Memória e Identidade;Educação do Campo;Educação Popular;Assentamento Campo Alegre;History teaching;Memory Spaces;Memory and identity;Rural Education;Popular Education;Settlement Campo Alegre
Área(s) do CNPq: Educação
História
Idioma: por
Data do documento: 16-Mar-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: LIMA, Vanessa de Oliveira. Ensino de História e Educação do Campo: as experiências da história local na construção do conhecimento histórico na Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. 2020. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumo: O tema desta dissertação dirige-se à problematização da memória da comunidade escolar acerca do passado recente da localidade e de seus desdobramentos para a identidade político-pedagógica da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. A escola situa-se no Assentamento Campo Alegre, um território localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, que fora ocupado por cerca de 600 famílias em janeiro de 1984. Este projeto concentrou-se nos processos históricos de ocupação do território e na cronologia de criação da unidade escolar. A abordagem metodológica desta pesquisa organizou-se a partir das narrativas populares e na História Oral acerca das memórias compartilhadas pela comunidade e na pesquisa participante e pesquisa-ação, métodos de pesquisa que buscam a participação dos assentados durante a pesquisa e seu envolvimento na análise de sua própria realidade. Esta dissertação apresenta as atividades desenvolvidas com os estudantes da comunidade acerca da história local e da história da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ.
Abstract: The theme of this dissertation addresses the questioning of the memory of the school community about the recent past of the locality and its consequences for the political-pedagogical identity of the Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. The school is located in the Campo Alegre Settlement, a territory located in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, which was occupied by about 600 families in January 1984. This project focused on the historical processes of occupation of the territory and the chronology of creation of the school unit. The methodological approach of this research was organized in popular narratives and Oral History about the memories shared by the community and in participant research and action research, research methods that seek the participation of the settlers during the research and their involvement in the analysis of their own reality. This dissertation presents the activities developed with students from the community about the local history and the history of the Escola Municipalizada Campo Alegre.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15037
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Vanessa de Oliveira Lima.pdf9.55 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.