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dc.contributor.authorSouza, Rômulo Nobrega
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:45Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:45Z-
dc.date.issued2020-09-09
dc.identifier.citationSOUZA, Rômulo Nobrega. Ensino de História e a Globalização: reflexões sobre a prática docente sob o contexto ultraconservador. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15041-
dc.description.abstractA seguinte pesquisa tem como foco principal o estudo da complexidade de se ensinar História em pleno século XXI. Para tal, fora necessário analisar o processo de formação histórica da globalização neoliberal e suas consequências sociais. Além disso, se debruçou sobre a historicidade do ensino de História no Brasil. Promoveuse também uma reflexão sobre a dinâmica cultural global atual, suas tensões e fragilidades, além de como tal estrutura impacta, diretamente, na sala de aula. Em termos teóricos, utilizou-se de uma perspectiva marxista, compreendendo o ato de se ensinar sobre o passado, como elemento considerável na disputa pela hegemonia sob uma estrutura de classes. Sendo assim, foi observado que da mesma forma que o contexto globalizante influencia o ensino de História escolar, propriamente, a forma como é construído uma narrativa sobre o passado também colabora com a reprodução ou transformação da estrutura de dominação de classes atual. A pesquisa propiciou a produção de um material didático para os professores, que se constitui em um conjunto de sequências didáticas sobre o processo globalizante que têm a potencialidade de se refletir sobre a conjuntura global atual.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectKnowledge and practices in the School spaceeng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.titleEnsino de História e a Globalização: reflexões sobre a prática docente sob o contexto ultraconservadorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe following research has as main focus the study of the complexity of teaching History in the 21st century. For this, it was necessary to analyze the process of historical formation of neoliberal globalization and its social consequences. In addition, it focused on the historicity of history teaching in Brazil. It also promoted a reflection on the current global cultural dynamics, its tensions and weaknesses, as well as how this structure directly impacts the classroom. In theoretical terms, it was used from a Marxist perspective, understanding the act of teaching about the past, as a considerable element in the dispute for hegemony under a class structure. Thus, it was observed that just as the global context influences the teaching of school history, properly speaking, the way in which a narrative about the past is constructed also contributes to the reproduction or transformation of the current class domination structure. The research led to the production of teaching material for teachers. A set of didactic sequences about the globalizing process that have the potential to reflect on the current global situation.eng
dc.contributor.advisor1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.advisor1ID506.229.437-15por
dc.contributor.referee1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.referee2Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.referee3Kuperman, Esther
dc.contributor.referee4Souza, Romulo Nobrega
dc.creator.ID146.058.497-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310402675253398por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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