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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de História e a Globalização: reflexões sobre a prática docente sob o contexto ultraconservador
Autor: Souza, Rômulo Nobrega
Orientador(a): Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Primeiro membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Segundo membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Terceiro membro da banca: Kuperman, Esther
Quarto membro da banca: Souza, Romulo Nobrega
Palabras clave: Ensino de História;Saberes e práticas no espaço escolar;Globalização;History teaching;Knowledge and practices in the School space;Globalization
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 9-sep-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citación: SOUZA, Rômulo Nobrega. Ensino de História e a Globalização: reflexões sobre a prática docente sob o contexto ultraconservador. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumen: A seguinte pesquisa tem como foco principal o estudo da complexidade de se ensinar História em pleno século XXI. Para tal, fora necessário analisar o processo de formação histórica da globalização neoliberal e suas consequências sociais. Além disso, se debruçou sobre a historicidade do ensino de História no Brasil. Promoveuse também uma reflexão sobre a dinâmica cultural global atual, suas tensões e fragilidades, além de como tal estrutura impacta, diretamente, na sala de aula. Em termos teóricos, utilizou-se de uma perspectiva marxista, compreendendo o ato de se ensinar sobre o passado, como elemento considerável na disputa pela hegemonia sob uma estrutura de classes. Sendo assim, foi observado que da mesma forma que o contexto globalizante influencia o ensino de História escolar, propriamente, a forma como é construído uma narrativa sobre o passado também colabora com a reprodução ou transformação da estrutura de dominação de classes atual. A pesquisa propiciou a produção de um material didático para os professores, que se constitui em um conjunto de sequências didáticas sobre o processo globalizante que têm a potencialidade de se refletir sobre a conjuntura global atual.
Abstract: The following research has as main focus the study of the complexity of teaching History in the 21st century. For this, it was necessary to analyze the process of historical formation of neoliberal globalization and its social consequences. In addition, it focused on the historicity of history teaching in Brazil. It also promoted a reflection on the current global cultural dynamics, its tensions and weaknesses, as well as how this structure directly impacts the classroom. In theoretical terms, it was used from a Marxist perspective, understanding the act of teaching about the past, as a considerable element in the dispute for hegemony under a class structure. Thus, it was observed that just as the global context influences the teaching of school history, properly speaking, the way in which a narrative about the past is constructed also contributes to the reproduction or transformation of the current class domination structure. The research led to the production of teaching material for teachers. A set of didactic sequences about the globalizing process that have the potential to reflect on the current global situation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15041
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Ensino de História

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