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Tipo do documento: Dissertação
Title: Razões para se qualificar no setor público: diretrizes fundamentadas na motivação para aprender e carreira dos servidores técnicos administrativos em educação da UFRRJ
Other Titles: Reasons to qualify in the public sector guidelines based on motivation to learn and career of the UFRRJ'S education administrative technical servants
Authors: Reis, Renata Ornellas Felisberto de Lima
Orientador(a): Villardi, Beatriz Quiroz
Primeiro membro da banca: Villardi, Beatriz Quiroz
Segundo membro da banca: Marques, Deise Luce de Souza
Terceiro membro da banca: Calderón, Patricia Asunción Loaiza
Keywords: Gestão estratégica de pessoas no setor público;Motivação para o trabalho;Qualificação e carreira no setor público;Servidor técnico administrativo em educação;Instituição federal de educação superior;Public sector strategic human resource management;Work motivation;Public sector qualification and career development;Administrative technician in education;HEI
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 25-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: REIS, Renata Ornellas Felisberto de Lima. Razões para se qualificar no setor público: diretrizes fundamentadas na motivação para aprender e carreira dos servidores técnicos administrativos em educação da UFRRJ. 2019. 262p. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: A Gestão Estratégica de Pessoas no setor público vem sendo construída ao longo dos anos, a partir da valorização das competências profissionais individuais para o desenvolvimento profissional e de carreira. A força de trabalho das IFES, composta por servidores docentes e Técnicos Administrativos em Educação – TAE, é regida pela Lei 8.112/1990, e os servidores TAE em específico também por um plano de cargos e salários da Lei 11.091/2005 – PPCTAE. Servidores ingressam no setor público mediante aprovação em concurso público autorizado para um cargo de nível de qualificação pré-estabelecido. Desde 2008 com a adesão da UFRRJ ao Programa de Reestruturação e Expansão da Educação nas Universidades Federais - REUNI, se abriram concursos públicos para ingresso de servidores e atender ao crescimento de cursos de graduação e pós-graduação nessa IFES. Nesses concursos se observou que os servidores TAE aprovados que tomam posse detinham qualificação acima da requerida na descrição de cargo do concurso e que após o ingresso continuam a se qualificar. Nesse contexto, nesta pesquisa aplicada de cunho interpretacionista qualitativa se identificam razões do servidor TAE da UFRRJ para buscar se qualificar acima do mínimo requerido na carreira que a Instituição lhe oferece e desenvolver suas competências profissionais e sua carreira. A coleta de dados empíricos foi realizada por levantamento de documentos institucionais, físicos e virtuais, e por entrevistas semiestruturadas com roteiro junto aos servidores TAE dos cargos de Assistente em Administração e Administrador, ingressantes de concursos realizados após a adesão ao REUNI pela UFRRJ em 2008. A análise dos dados empíricos foi efetuada mediante análise de conteúdo categorial. Como resultado identificou-se quatorze razões na perspectiva dos entrevistados, tais como estar predisposto à qualificação, considerar a qualificação um meio de trilhar carreira no setor público, e suas competências profissionais resultarem de sua qualificação formal, e lhe dá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. Portanto, foram formuladas sete diretrizes, tais como criação de um Banco de Talentos interno, planos para agrupamento e utilização das competências dos servidores, capacitação gerencial, políticas de retenção do servidor TAE, capazes de subsidiar um plano de identificação das competências individuais e da percepção de carreira dos servidores TAE da UFRRJ, propiciadoras da Gestão de pessoas por Competências nessa IFES
Abstract: Strategic People Management in the public sector has been built over the years, based on individual´s professional competencies relevancy for professional and career development. The Higher Education Institutions-HEIs workforce, composed of teaching and education administrative technicians–EAT staffs, is managed by Law nr. 8,112/1990, and specifically EAT servants, also managed by a position and salary plan under Law nr. 11.091/2005 – called PPCTAE. Servers enter the public sector upon approval of an authorized public exam for a pre-established qualification level position. Since 2008 with the adhesion of UFRRJ to the Restructuring Program and Education Expansion at Federal Universities - REUNI, public exams have been opened for new servers’ admission and to attend the growth of undergraduate and postgraduate courses in this HEI. In these public exams, it was observed that the TAE-approved servers who took office owned a qualification above that required in the job description of the exam and that after entry they continue to qualify. In this context, in this applied qualitative interpretivist research, we identify the reasons of the UFRRJ EAT server to continue on seeking to qualify above the minimum required in the career that the institution offers and develop their professional skills and career. Empirical data collection was carried out by institutional, physical and virtual documents review, and semi-structured interviews with script. Interviewees were EAT servers holding the positions of education administrative assistant and administrator, who entered after 2008 when UFRRJ joined the REUNI program. The empirical data analysis was performed by categorical content analysis. As a result, fourteen reasons were identified from the perspective of respondents, such as being predisposed to qualification, considering qualification as a means of pursuing a career in the public sector, and their professional skills resulting from their formal qualification, and giving them the opportunity to apply the knowledge gained. . Therefore, seven guidelines were formulated, such as the creation of an internal Talent Bank, plans for pooling and utilizing server competencies, managerial training, TAE server retention policies, which can support a plan for identifying individual skills and perception of UFRRJ EAT servers, which provide People Management by Competences in this HEI
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15050
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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