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Tipo do documento: Dissertação
Title: A promoção de eventos como estratégia de marketing: o caso da Academia de Tênis NTC
Other Titles: Event promotion campaign as a marketing strategy: a case study in NTC Tennis Academy
Authors: Brito, Sandra de Carvalho
Orientador(a): Melo, Francisco Paulo de
Keywords: marketing de relacionamento;divulgação;torneio;relationship marketing;publicity;tournament
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 24-Jan-2006
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: BRITO, Sandra de Carvalho. A promoção de eventos como estratégia de marketing: o caso da Academia de Tênis NTC. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2006.
Abstract: Este trabalho foi realizado na NTC (Núcleo de Tênis City Barra), uma Academia de Tênis voltada para aulas e aluguel de quadras de tênis, sendo uma organização com público interno contratado e terceirizado, localizada no Recreio dos Bandeirantes, dentro do Novo Rio Country Clube. A proposta dessa pesquisa foi demonstrar que a promoção de eventos na Academia, foi a melhor estratégia de marketing esportivo na NTC. Para tanto, foi realizada uma parceria com uma equipe terceirizada, que organiza eventos anuais voltados para o tênis, denominado Circuito de Tênis NTC, que engloba três etapas anuais e um master no final do ano. Foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos, fundamentados em um questionário, com perguntas fechadas, perguntas em escala e uma pergunta em aberto, com pontos fortes e oportunidades de melhoria, que possibilitaram uma melhor avaliação quanto ao desempenho da NTC. Adicionalmente foram analisados: o projeto de marketing da NTC, o cartaz de divulgação, a prestação de contas, o portfolio de fotos e chaves das categorias da 1ª Etapa do Circuito de Tênis NTC 2005. As respostas às questões do questionário mostraram que o elevado índice de participação de sócios e não sócio nos eventos demonstra a eficiência e eficácia do processo de gestão de eventos como melhor estratégia para o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade do negócio. Quanto à organização dos eventos, o alto índice de satisfação mostrada pelos sócios confirma que os eventos são bem organizados, o que mostra que a gestão de organização dos eventos é um outro ponto forte do processo promocional realizado na Academia.. Quanto aos meios de divulgação utilizados na promoção e divulgação dos eventos, os de maior eficácia são os cartazes. Outros meios de divulgação, tais como: periódicos internos, site do clube, mala-direta, poderiam ser melhor utilizados e, assim, aumentar a eficiência e eficácia das ações de divulgação dos eventos. Um dos principais fatores de sucesso dos eventos, foi a premiação. A estratégia de promoção de eventos utilizada pela Academia tem-se revelado um eficiente instrumento de marketing, sobretudo no campo institucional. A promoção de eventos tem sido utilizada com sucesso como estratégia de vendas, de captação de novos clientes, de retenção de relacionamento e fidelização dos clientes já existentes. Dessa forma, o caso estudado A Academia de Tênis NTC apresentado neste trabalho, possibilitou a identificação da prática da promoção de eventos como uma estratégia de marketing eficiente, que proporcionou para a NTC suporte na divulgação de sua marca; alavancagem econômica e financeira, e o fortalecimento do relacionamento com seus diversos públicos. Desta forma, evidenciando-se a comprovação da hipótese central desta dissertação, focada através dos seus objetivos secundários específicos.
Abstract: This study has been carried out in NTC (Núcleo de Tênis City Barra) which is a Tennis Academy whose aim is to provide classes and tennis court rental. It is an organization which consists of an internal staff and one outsourced, working in three shifts. It is situated in Recreio dos Bandeirantes, inside the Novo Rio Country Clube premises. The aim of this research was to show that event promotion in this Academy was the best sport marketing strategy in NTC. This represented one of the most effective means of accumulation of resources as well as a way of establishing the relationship with its target group for this kind of sport business. It was necessary to set up a partnership with an outsourced staff which organizes annual tennis events which are called Circuito de Tênis NTC. It consists of three annual phases and one master at the end of the year. Quantitative as well as qualitative methods were used, based on questionnaire including closed questions, open questions with strong points and actions to be enhanced which enabled a better assessment concerning the NTC performance. Additionally, the following items were analyzed: NTC marketing project, advertisement panel, settlement of account, photo portfolio and flights of the categories of the 1st Tennis Circuit NTC 2005. The answers to the questions in the questionnaire showed that the efficiency and effectiveness of the event management process as the best strategy for the institutional development and business sustainability resulted from the members´s and non-members´s high participation index. Concerning the organization of the events, the high satisfaction index shown by the members confirms that the events are well organized, which denotes that the management of the event organization is another strong point of the advertising process carried out in the Academy. Regarding the means of releasing information used in the promotion and advertising of the events, the ones which represented the best effectiveness were the posters. Other means of publicizing such as internal periodicals, site of the club and mailing list could have been better used and, consequently, increase the efficency and effectiveness of the actions taken to promote the events. One of the main reasons for the success of the events was the award. The strategy used in the promotion of the events by the Academy has shown an efficient marketing tool and, above all in the institutional field. The promotion of events has been successfully used as a sales strategy, new client acquisition, relationship retention and creation of an existing captive customer base. Thus, the case studied The Tennis Adademy NTC presented in this work, enabled the identification of the practice of event promotion as an efficient marketing strategy which provided NTC with support for the publicity of its brand name, financial and economic leverage effect and relationship reinforcement for its variety of clients. So, there is evidence of the main hypothesis of this dissertation, focused by means of its specific secondary objectives.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15051
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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