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dc.contributor.authorRibeiro, Ursula Leite
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:03Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:03Z-
dc.date.issued2012-04-04
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ursula Leite. Varejo alimentar e Alimentos orgânicos: Estratégias do Pão de Açúcar para Frutas, Verduras e Legumes Orgânicos na Cidade do Rio de Janeiro. 2012. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15062-
dc.description.abstractAtualmente, o mercado mundial de alimentos orgânicos movimenta cerca de 30 bilhões de dólares ano. O consumo desses alimentos vem aumentando cada vez mais, especialmente a partir da década de 1990. Para acompanhar a crescente demanda, os países passam a produzir cada vez mais produtos que atendam as exigências desses mercados. O Brasil se destaca neste contexto como um dos principais países produtores de alimentos orgânicos, apresentando um crescimento de 30% ao ano. Paralelamente, os supermercados ganham cada vez mais destaque na comercialização de frutas, legumes e verduras e se consolidam como um dos principais canais de distribuição de alimentos orgânicos no mundo. Nos últimos anos, é possível observar o desenvolvimento de ações mercadológicas das grandes redes varejistas, especialmente nos grandes centros urbanos, no sentido de associar suas organizações a uma postura mais sustentável. Diante disso, a pesquisa procura analisar as estratégias utilizadas para frutas, legumes e verduras orgânicos do grande varejo no município do Rio de Janeiro. Para atingir esse propósito, utilizou-se uma metodologia de análise que possibilitasse a organização dos dados coletados no campo de pesquisa, através de critérios advindos marketing, sem deixar de lado as contribuições de outras áreas do conhecimento, como a Sociologia do Consumo e Antropologia, para posterior análise levando-se em conta a realidade do mercado varejista brasileiro e suas especificidades.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias de supermercadospor
dc.subjectAlimentos Orgânicospor
dc.subjectConsumo Alimentarpor
dc.subjectSupermarkets strategieseng
dc.subjectOrganic Foodeng
dc.subjectFood Consumptioneng
dc.titleVarejo alimentar e alimentos orgânicos: estratégias do Grupo Pão de Açúcar para frutas, verduras e legumes orgânicos na Cidade do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeRetail food and organic food: Strategies from Pão de Açúcar Group for organic fruits, greens and vegetables in the city of Rio de Janeiro.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherNowadays, the global market for organic food moves about 30 billion a year. The consumption of these foods is increasing more and more, especially since the 1990s. To keep up with growing demand, countries are producing more products that satisfy the requirements of these markets. Brazil stands out in this context as a major producer of organic food, an increase of 30% per year. Meanwhile, supermarkets are gaining more prominence in the marketing of fruit and vegetables and consolidated as a major distribution channels for organic foods in the world. In recent years, it is possible to observe the development of marketing actions of large retail chains, especially in major urban centers, to join their organizations to a more sustainable attitude. Therefore, the research seeks to analyze the strategies used for fruits and vegetables high in organic retailing in the city of Rio de Janeiro. To achieve this purpose, we used an analysis method that enabled the organization of data collected in the field of research, using criteria arising from marketing, without neglecting the contributions of other areas of knowledge such as the sociology of consumption and anthropology for later analysis taking into account the reality of the Brazilian retail market and its specificities.eng
dc.contributor.advisor1Assis, Renato Linhares de
dc.contributor.advisor1ID795.249.667-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0166932409679530por
dc.contributor.referee1Portilho, Maria de Fátima Ferreira
dc.contributor.referee2Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
dc.creator.ID063.053.216-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7361019529305814por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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