Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15062
Tipo do documento: Dissertação
Título: Varejo alimentar e alimentos orgânicos: estratégias do Grupo Pão de Açúcar para frutas, verduras e legumes orgânicos na Cidade do Rio de Janeiro
Otros títulos: Retail food and organic food: Strategies from Pão de Açúcar Group for organic fruits, greens and vegetables in the city of Rio de Janeiro.
Autor: Ribeiro, Ursula Leite
Orientador(a): Assis, Renato Linhares de
Primeiro membro da banca: Portilho, Maria de Fátima Ferreira
Segundo membro da banca: Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
Palabras clave: Estratégias de supermercados;Alimentos Orgânicos;Consumo Alimentar;Supermarkets strategies;Organic Food;Food Consumption
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 4-abr-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: RIBEIRO, Ursula Leite. Varejo alimentar e Alimentos orgânicos: Estratégias do Pão de Açúcar para Frutas, Verduras e Legumes Orgânicos na Cidade do Rio de Janeiro. 2012. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: Atualmente, o mercado mundial de alimentos orgânicos movimenta cerca de 30 bilhões de dólares ano. O consumo desses alimentos vem aumentando cada vez mais, especialmente a partir da década de 1990. Para acompanhar a crescente demanda, os países passam a produzir cada vez mais produtos que atendam as exigências desses mercados. O Brasil se destaca neste contexto como um dos principais países produtores de alimentos orgânicos, apresentando um crescimento de 30% ao ano. Paralelamente, os supermercados ganham cada vez mais destaque na comercialização de frutas, legumes e verduras e se consolidam como um dos principais canais de distribuição de alimentos orgânicos no mundo. Nos últimos anos, é possível observar o desenvolvimento de ações mercadológicas das grandes redes varejistas, especialmente nos grandes centros urbanos, no sentido de associar suas organizações a uma postura mais sustentável. Diante disso, a pesquisa procura analisar as estratégias utilizadas para frutas, legumes e verduras orgânicos do grande varejo no município do Rio de Janeiro. Para atingir esse propósito, utilizou-se uma metodologia de análise que possibilitasse a organização dos dados coletados no campo de pesquisa, através de critérios advindos marketing, sem deixar de lado as contribuições de outras áreas do conhecimento, como a Sociologia do Consumo e Antropologia, para posterior análise levando-se em conta a realidade do mercado varejista brasileiro e suas especificidades.
Abstract: Nowadays, the global market for organic food moves about 30 billion a year. The consumption of these foods is increasing more and more, especially since the 1990s. To keep up with growing demand, countries are producing more products that satisfy the requirements of these markets. Brazil stands out in this context as a major producer of organic food, an increase of 30% per year. Meanwhile, supermarkets are gaining more prominence in the marketing of fruit and vegetables and consolidated as a major distribution channels for organic foods in the world. In recent years, it is possible to observe the development of marketing actions of large retail chains, especially in major urban centers, to join their organizations to a more sustainable attitude. Therefore, the research seeks to analyze the strategies used for fruits and vegetables high in organic retailing in the city of Rio de Janeiro. To achieve this purpose, we used an analysis method that enabled the organization of data collected in the field of research, using criteria arising from marketing, without neglecting the contributions of other areas of knowledge such as the sociology of consumption and anthropology for later analysis taking into account the reality of the Brazilian retail market and its specificities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15062
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2012 - Ursula Leite Ribeiro.pdf2012 - Ursula Leite Ribeiro2.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.