Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Greicianne Sousa de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:12Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:12Z-
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Greicianne Sousa de. O papel dos Institutos Federais com a pesquisa aplicada e a importância do Marco Legal da Inovação: proposta de comunicação para incentivo ao empreendedorismo acadêmico no IFRJ - Pinheiral. 2019. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégica) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15082-
dc.description.abstractO Brasil, apesar do seu potencial científico, assiste a uma baixa incorporação do conhecimento em inovação. Na medida em que a inovação é um diferencial competitivo na sociedade pós industrial, tal situação traz consequências socioeconômicas ao país. Assim sendo, ao considerar um cenário de mais de 13 milhões de pessoas à busca de emprego em 2018, a academia necessita oferecer novas respostas ao desenvolvimento da sociedade. Destaca-se, ainda, a necessidade da academia de se fortalecer diante do declínio de repasses públicos. Nesse contexto, ressalta-se que os Institutos Federais (IFs) têm propósitos que vão ao encontro do empreendedorismo acadêmico, sendo eles o de promover o desenvolvimento socioeconômico através da aplicação da ciência e da tecnologia. Tem-se em vista, ainda, que o Marco Legal da Inovação (Lei nº 13.243/2016) estimula a relação entre academia-mercado para criação e desenvolvimento de tecnologia com vistas ao progresso social e econômico. Assim sendo, com a finalidade de incentivar o empreendedorismo acadêmico no Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro, este estudo propõe a disseminação de informações a respeito dos propósitos dos IFs e da legislação supracitada. Apresenta-se, dessa forma, um plano de comunicação. A justificativa do produto se sustenta na premissa de que o conhecimento a respeito dos propósitos do IFs e do incentivo da legislação é capaz de direcionar políticas e ações da comunidade para estímulo ao empreendedorismo acadêmico. Quanto à abordagem teórica, este estudo se estruturou nas concepções da hélice tríplice e da universidade empreendedora para observar a relação academia, empresa e governo. O estudo foi aplicado e descritivo, estruturado na metodologia do estudo de caso do tipo único com caráter qualitativo, tendo os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisas bibliográficas e documentais e questionário semiestruturado. A pesquisa analisou o caso de um laboratório da unidade que possui parceria com uma empresa do setor aviário e examinou a situação da instituição frente às etapas de transformações rumo ao empreendedorismo acadêmico. Foram entrevistados gestores do Campus Pinheiral e do IFRJ e o estudo contou com a perspectiva do pesquisador responsável pelo laboratório em análise e do administrador da empresa parceira. O trabalho abordou o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir da integração com o mercado. Apresentou, também, as perspectivas de desenvolvimento dessa relação a partir do Marco Legal da Inovação. Dentre as principais interferências, a pesquisa concluiu que o Marco Legal da Inovação favorece a relação ICT-empresa para criação e desenvolvimento de tecnologia. Por outro lado, o desconhecimento da comunidade acerca dessa legislação é um entrave para a prática de suas possibilidades jurídicas. Destaca-se, ainda, que há a necessidade de uma nova concepção de trabalho em que se ofereça espaço ao ethos empreendedor em lugar da predominância do ethos acadêmico na instituição em pesquisa. Enfim, concluiu-se, também, que os Institutos Federais foram concebidos em lei ao encontro das concepções da universidade empreendedorapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectEmpreendedorismo acadêmicopor
dc.subjectMarco Legal da Inovaçãopor
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectAcademic entrepreneurshipeng
dc.subjectLegal Framework for Innovation.eng
dc.titleO papel dos Institutos Federais com a pesquisa aplicada e a importância do Marco Legal da Inovação: proposta de comunicação para incentivo ao empreendedorismo acadêmico no IFRJ - Pinheiralpor
dc.title.alternativeThe role of the Federal Institutes with applied research and the importance of the Legal Framework for Innovation: a communication proposal to encourage academic entrepreneurship in the IFRJ - Pinheiraleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBrazil, despite its scientific potential, has poorly incorporated knowledge into innovation. To the extent that innovation is a competitive differential in post-industrial society, this situation brings negative socio-economic consequences for the country. Therefore, given a scenario of more than 13 million people to seek employment in 2018, scholars need to offer new perspectives concerning societal development. Being so, this study also highlights the need of such scholars to strengthen academic spheres in which they are found in the face of declining public investments. In this context, the Federal Institutes (FIs) actually present particular potentials that meet the academic entrepreneurship by promoting socioeconomic development through the application of science and technology. It is also worth observing that the Legal Framework for Innovation (Law 13,243 / 2016) stimulates the relationship between academia and the market for the sake the of creation and development of technology for social and economic progress. Thus, with the purpose of encouraging academic entrepreneurship at the Federal Institute of Rio de Janeiro, Pinheiral Campus, this study proposes to widespread information regarding the purposes of the FIs (Federal Institutes) and the aforementioned legislation. In this way, a communication plan is presented. The justification for developing the educational product at stake is based on the premise that knowledge about the purposes of the FIs as well as the legislative motivation are able to direct the community’s policies and actions so as to stimulate academic entrepreneurship. As for the theoretical approach, this study was structured according to the conceptions of the triple helix and of the entrepreneurial university in order to observe the relations comprising academia, companies and the government altogether. The descriptive study was applied and methodologically structured according to the case study the unique type with qualitative character, presenting the following instruments of data collection: bibliographical and documentary researches and semi-structured questionnaire. The research analyzed the case of a unit laboratory which has partnered with an aviary company and examined the situation of the institution given the stages of transformation towards academic entrepreneurship. In this enterprise, managers from IFRJ, Pinheiral Campus were interviewed. Moreover, the study highlighted the perspective of the researcher responsible for the laboratory under analysis as well as the partner company’s administrator’s standpoint. The work approached the strengthening of teaching, research and extension activities through market integration. It also presented perspectives for developing this relationship based on the Legal Framework for Innovation. Among the main achievements, the research concluded that the Legal Framework for Innovation favors the ICT-company relationship for the creation and development of technology. On the other hand, the community’s ignorance about this legislation is an obstacle to put these legal possibilities into practice. In addition, the work stresses the need of a new working conception according to which space is offered to the entrepreneurial ethos instead of the predominance of the academic ethos in the research institution. At last, the study also concluded that the Federal Institutes were legally conceived to suit the profile of an entrepreneurial university. Keywords: Federal Institutes; academic entrepreneurship; Legal Framework for Innovation.eng
dc.contributor.advisor1Renault, Thiago Borges
dc.contributor.advisor1ID3066311100730283por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283por
dc.contributor.referee1Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.referee1ID3305607479621540por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540por
dc.contributor.referee2Amaral, Marcelo Gonçalves do
dc.contributor.referee2ID5516755786380532por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532por
dc.creator.ID6999764758085715por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999764758085715por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAUDY, J. L. N.. Entre a Tradição e a Renovação: os desafios da universidade empreendedora. In: AUDY, J. N.; MOROSINI, M. C (Org.). Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 56-69. ARANHA, E. A.; GARCIA, N. A. P. Dimensões da Universidade Empreendedora: em busca de um metamodelo conceitual. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBREEMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS (EGEPE), 8., 2014, Goiânia. Anais.Goiânia: Egepe, 2014. p. 1 - 18. Disponível em: <www.egepe.org.br/anais/tema14/367.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018. BORGES, M. A. G. A Tríplice Hélice e o Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação no Distrito Federal. 2006. 298 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) -Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, 2006. BRASIL. Decreto n° 7.622, de 21 de outubro de 1909. Crêa a Directoria de Industria Animal. Disponível em: < https://bit.ly/2TljS5c >. Acesso em: 19 mai. 2017. BRASIL. Decreto n° 8.366, de 10 de novembro de 1910. Dá regulamento ao Posto Zootechnico Federal, creado pelo decreto n. 7.622, de 21 de outubro de 1909, com a denominação de Directoria de Industria Animal. Brasília, DF, 23 nov. 1910, Seção1. P. 9861. Disponível em: < https://bit.ly/2DTsN6L >. Acesso em: 19 mai. 2017. BRASIL. Decreto nº 12.893, de 28 de Fevereiro de 1918. Autoriza o Ministro da Agricultura a criar patronatos agricolas, para educação de menores desvalidos, nos postos zootechnicos, fazendas-modelo de criação, nucleos coloniaes e outros estabelecimentos do Ministerio. Brasília, DF, 05 mar. 1918, Seção1. P. 2963. Disponível em: <https://bit.ly/2yaLrAW >. Acesso em 19 mai. 2017. BRASIL. Decreto nº 24.115, de 12 de abril de 1934. Dispõe sôbre a organização definitiva dos estabelecimentos de ensino elementar de agricultura, subordinados à Diretoria do Ensino Agrícola, do Departamento Nacional, da Produção Vegetal, e dá outra providências. Brasília, DF, 19 abr. 1934, Seção 1. P. 1583. Disponível em: < https://bit.ly/2IzJEKt>. Acesso em 24 mai. 2017. BRASIL. Decreto-lei nº 1.029, de 6 de janeiro de 1939. Dá denominações aos Aprendizados Agrícolas do Ministério da Agricultura. Brasília, Brasília, DF, 09 jan. 1939, Seção 1. P. 649. Disponível em: < https://bit.ly/2RnHJMP >. Acesso em: 01 jul. 2017. BRASIL. Decreto nº 22.506, de 22 de Janeiro de 1947. Altera a denominação de estabelecimentos de ensino agrícola, subordinados ao Ministério da Agricultura. Brasília, DF, 25 jan. 1947, Seção 1. P.1148. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-22506-22-janeiro-1947-341153-norma79 pe.html>. Acesso em 24 mai. 2017. BRASIL. Decreto nº 40.269, de 5 de novembro de 1956. Transforma em Escola Agrotécnica a Escola Agrícola "Nilo Peçanha". Brasília, DF, 07 nov. 1956, Seção 1. P. 21139. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-40269-5-novembro 1956-332163-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 25 mai. 2017. BRASIL. Decreto nº 53.558, de 13 de Fevereiro de 1964. Altera denominação de escolas de iniciação agrícola, agrícolas e agrotécnicas. Brasília, DF, 14 fev. 1964, Seção 1. P. 1433. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-53558-13-fevereiro-1964-393545 publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 25 mai. 2017. BRASIL. Decreto nº 62.178, de 25 de Janeiro de 1968. Provê sobre a transferência de estabelecimentos de ensino agrícola para Universidades e dá outras providências. Brasília, DF, 26 jan. 1968, Seção 1. P. 873. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-62178-25-janeiro-1968- 403729-norma-pe.html>. Acesso em 04 jun. 2017. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1. P. 1. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11892-29-dezembro-2008-585085-norma-pl.html>. Acesso em 04 jul. 2017. BRASIL. Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016a. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, a Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, a Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, a Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990, e a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, nos termos da Emenda Constitucional nº 85, de 26 de fevereiro de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016b. Dispõe sobre a criação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, e define normas e parâmetros para a sua implementação. Diário Oficial União, Brasília, DF, 11 maio 2016.p. 30. BRASIL. Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018.Regulamenta a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o art. 24, § 3º, e o art. 32, § 7º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o art. 1º da Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, e o art. 2º, caput, inciso I, alínea "g", da Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990, e altera o Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, para estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. Diário Oficial da União, Brasília, 2018. CLARK, B., The Entrepreneurial University: Demand and Response, Tertiary Education and Management, v. 4, n. 1, p. 5-16. 1998.80 CLARK, B. Creating Entrepreneurial Universities. Oxford: IAU Press – Elsevier Science Ltd, 2003. CLARK, B. "Em busca da Universidade Empreendedora", In: AUDY, J. N.; MOROSINI, M. C (Org.). Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 58-78. CONCIANI, W.; FIGUEIREDO, L. C. A produção de ciência e tecnologia nos Institutos Federais: 100 anos de aprendizagem. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 2, n 2, 2009. CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). Livreto comemorativo: 10 anos | Institutos Federais. [2018] Disponível em <http://portal.conif.org.br/br/institucional/publicacoes>. Acesso em 10 de out. 2018. COSTA, V. M. G.; CUNHA, J. C. da. A universidade e a capacitação tecnológica das empresas. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 5, n. 1, p. 61-81, Apr. 2001 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000100005&lng=en&nrm=iso>. access on 24 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000100005. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso 2014. DAMINELLI, E. A Pesquisa e a Produção de Conhecimento nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no RS: um estudo sobre a iniciação científica com estudantes do Ensino Médio Técnico. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, p. 280. 2018. DIAS, A.; MELO, L.; TÁVORA, L.; KELNER, S. Impulsionando a Inovação à consolidação da rede que conhece o nosso chão, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2Hd2Wbk>. Acesso em: 05 dez. 2018. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educ. rev. [online]. 2004, n.24, pp.213- 225. ISSN 0104-4060. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.357>. Acesso em: 25 mai. 2017. EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532, out. 1989. ETZKOWITZ, H. MIT and the Rise of Entrepreneurial Science. 1.ed. New York: Routledge, 2002. ETZKOWITZ, H. The bi-evolution of the university in the triple helix era. Science Policy Institute, New York, 2003.81 ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice-universidade-indústria-governo: inovação em movimento. 1.ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. ETZKOWITZ, H.; MELLO, J. M. C. ; ALMEIDA, M. Costa. Towards meta innovation in Brazil: The evolution of the incubator and the emergence of a triple helix. Research Policy , Amsterdan, v. 34, n.4, p. 411-424, 2005. ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice: metáfora dos anos 90 descreve bem o mais sustentável modelo de sistema de inovação. Revista Conhecimento e Inovação, Campinas, v. 6, n. 1, 2010. Entrevista concedida a Luciano Valente. ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. Emergence of a Triple Helix of university—industry—government relations. Science and Public Policy, v. 23, n. 5, p. 279-286, 1996. Disponível em: <https://bit.ly/2MqX9hp>. Acesso em: 19 dez. 2017. ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. Universities and the Global Knowledge Economy: A Triple Helix of University-Industry-Government Relations. 2.ed. London: Cassel Academic, 1997. ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and “mode 2” to a triple helix of university–industry–government relations. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 109–123, 2000. Disponível em: <http://www.uni klu.ac.at/wiho/downloads/Etzk.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017. ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade indústria-governo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 90, p. 23–48, mai. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/137883/133469>. Acesso em: 12 jan. 2018. FAUCHER, P.; RIBEIRO, M. Desenvolvimento tecnológico: novos espaços de convergência entre o público e o privado. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 119, p 29-54, mai./dez. 1995. FERREIRA, A.; AMARAL, M.; LEOPOLDI, M. A. Análise da Interação Universidade empresa, sob a perspectiva do corpo docente:um estudo de caso em uma universidade pública. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 677- 708, jul./dez. 2013 FERREIRA, G. C.; SORIA, A. F.; CLOSS, L. Gestão da integração Universidade-Empresa: o caso PUCRS. Revista Sociedade e Estado, v. 27, n.1, p.79-94, jan./abr.2012. FLORIDA, R. The role of university: Leveraging Talent, not technology. Issues in Science and Technology, V. 15, n. 4, p.67-73. 1999. FRANTZ, W.; SILVA, E. W. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: UNIJUI, 2002.82 FURTADO, L. L.; CAMPOS, G. M. Grau de Eficiência Técnica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a Relação dos Custos, Indicativos de Expansão e Retenção nos Escores de Eficiência . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 9, n. 3, p. 295-312, 2015. GIBBONS, M.; LIMOGES, C.; NOWOTNY, H.; SCHWARTZMAN, S. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: Sage Publications, 1994. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. GLOBAL INNOVATIONS IDEX (GII). Índice Global de Inovação de 2018. “Energizando o mundo com inovação”. 11ª Edição. Disponível em https://www.globalinnovationindex.org/userfiles/file/reportpdf/GII%202018%20Full%20print .WEB.pdf Acesso em: 29 mai. 2018. GURGEL, R. M. A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In: FARIA, D. S. (Org.) Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: UnB, 2001. P.13-30. HARDRÉ, P. L.; BEESLEY, A.; MILLER, R. L.; PACE, T. M. Faculty motivation to do research: across disciplines in research-extensive universities. Journal of the Professoriate, v. 5, n. 1, p. 35-69, 2011. INFORMATIVO DO CAMPUS PINHEIRAL, Centro de pesquisas avícolas comemora 7 anos de ensino, pesquisa e extensão. Pinheiral, ano 8, n.58, jul.2017. Disponível emhttps://bit.ly/2NTWtnQ. Acesso em: 30 mai de 2018. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Agência IBGE Notícias, 2018. Desemprego volta a crescer no primeiro trimestre de 2018. Disponível: https://bit.ly/2PSxMcw. Acesso em: 28 nov. de 2018. INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Portal do IFRJ, [ca. 2018a]. Apresentação. Disponível em: <https://bit.ly/2O5PWr5>. Acesso em: 10 de jan. 2018. INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Portal do IFRJ, [ca. 2018b]. Criação, Estrutura e Organização. Disponível em: <https://bit.ly/2O5PWr5>. Acesso em: 10 de jan. 2018. INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Portal do IFRJ, [ca. 2018c]. Infraestrutura Disponível em: <https://bit.ly/2Rkapqa>. Acesso em: 10 de jan. 2018. LALKAKA, R.Technology business incubators to help build an innovation-based83economy. Journal of Change Management. V.3, n. 2, 167–176, 2002. LEYDESDORFF, L. Triple Helix of University-Industry-Government Relations. IN: Encyclopedia of Creativity, Invention, Innovation and Entrepreneurship. Nova York: Springer, 3º edição. 2017. LEYDESDORFF, L.; ETZKOWITZ, H. The triple hélix as a model for innovation studies. Science and Public Policy. Inglaterra, v.25, n.3, p.195-203, 1998. NATURE INDEX GLOBAL, 2018 tables: Institutions. Disponível em https://www.natureindex.com/annual-tables/2018/country/all Acesso em: 29 mai. 2018. MATIAS-PEREIRA, J.; KRUGLIANSKAS, I.. Gestão de inovação: a lei de inovação tecnológica como ferramenta de apoio às políticas industrial e tecnológica do Brasil. RAE eletrônica, São Paulo, v. 4, n. 2, 2005. Disponível em: < http://www.rae.com.br/eletronica >. Acesso em: 26 jan. 2018. MELLO, M.L.B. C. de; AMÂNCIO FILHO, A. A gestão de recursos humanos em uma instituição pública brasileira de ciência e tecnologia em saúde: o caso Fiocruz. RAP, v. 44, n. 3, p. 613-636, 2010. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/2251 Acesso em: 26 jan. 2018. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES. Bônus Tecnológico. [ca.2018] Disponível em:<https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/tecnologia/servicos_tecnologicos/bonus_tecnologi co/_tecnologico/Bonus_Tecnologico.html> Acesso em: 05 dez 2018. MORA, J. O processo de modernização das universidades européias: o desafio da sociedade do conhecimento e da globalização. In: AUDY, J. N.; MOROSINI, M. C(Org.). Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p-116-15. MORENO, A. C. 90% das universidades federais tiveram perda real no orçamento em cinco anos; verba nacional encolheu 28%. G1, 29 jul.2018. Disponível em:https://g1.globo.com/educacao/noticia/90-das-universidades-federais-tiveram-perda-real-no orcamento-em-cinco-anos-verba-nacional-encolheu-28.ghtml. Acesso em: 13 agost. 2017.MORI, L. Corte de bolsas da Capes afetará vacinas, energia, agricultura e até economia, diz presidente da SBPC'. BBC Brasil, São Paulo, 03 agost. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45063428. Acesso em: 13 agost. 2018. NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de Extensão Universitária Brasileira. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2005. PACHECO, E. R. M.; SPRITZER, I. M. P.A. Mapeamento do fomento à inovação tecnológica no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 15, 2008, São Paulo.Anais...São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2008. v. 1. p. 1-12.84 PACHECO, E. M. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.v.1. 120p. Disponível em: https://bit.ly/2SPszzJ . Acesso em 15 ago. 2018. PEDRO, E. Novo Marco Legal para Ciência, Tecnologia, e Inovação no Brasil; Regulamentação da Lei 13.243/2016 e o Futuro dos NITs. Brasília, 2016. PERUCCHI, V.; MUELLER, S. P. M. Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma investigação sobre a sua natureza e aplicação.Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 134-151, mar. 2016. ISSN 19815344. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2503>. Acesso em: 11 ago. 2018. PHILPOTT, K.; DOOLEY, L.; O'REILLY, C.; LUPTON, G. The entrepreneurial university: Examining the underlying academic tensions. Technovation, Amsterdam, v. 31, n. 4, p. 161-170, 2011. PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Professores por Instituição, Unidade e Ensino, Regime de Trabalho e Vínculo com a Administração Pública. Disponível em:https://www.plataformanilopecanha.org/ Acesso em: 15 agost.2018 POMBO, R. G. de F. A Lei 13.243/2016 (Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação): Alteração na Legislação sobre Licitação e Contratos Administrativos. São Paulo: Justen, Pereira, Oliveira & Talamini, p. 1-4. 2016. PORTELA, B. M. Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação LEI Nº 13.243/2016. Brasília, 2016. QUANDT, C. Inovação em Clusters Emergentes. ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico - Desafios da Inovação, n. 57, p.1-5. ago. 2004. Disponível em: <http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/2004/08/13.shtml>. Acesso em: 17 out. 2018. REDE FEDERAL. Histórico. Portal da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Brasília, 02 mar. 2016a. Atual. 27 mai., 2016. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/historico> Acesso em: 10 out. 2017. RAUEN, Cristiane Vianna. O Novo Marco Legal da Inovação no Brasil: O Que Muda Na Relação ICT-Empresa? Radar - IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 43 | fev. 2016. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/160309_radar43_cap_3.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2017. RENAULT, T. B. A Criação De Spin-Offs Acadêmicos: Caso Coppe/Ufrj.2010. 108 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. 85 RENAULT, T.B.; MELLO, J. M. C. Capacidade empreendedora e transformação organizacional: o caso da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS E WORKSHOP ANPROTEC, 22 e 20, 2012, Foz do Iguaçu, 2012, p.1-16. ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999. SANTOS, M. E. R. Boas práticas de gestão em Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT). In: Transferência de Tecnologia: Estratégias para estruturação e gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica. Campinas, SP: Komedi, 2009. SAYURI, J. Com crise e cortes na ciência, jovens doutores encaram o desemprego: 'Título não paga aluguel'. BBC Brasil, São Paulo, 16 jul. 2018. Disponível em:https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44696697. Acesso em: 13 agost. 2018. SCHWARTZMAN, S. A pesquisa científica e o interesse público. Revista Brasileira de Inovação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 361-395, jul/dez. 2002. Disponível em: <Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/248 >. Acesso em: 5 jun. 2018. SEGATTO-MENDES, A. P.; SBRAGIA, R. O processo de cooperação universidade empresa emuniversidades brasileiras. Revista de Administração da USP, v. 37 n. 4, p. 58-71, 2002. SOUSA, A. L. L. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000. TERRA, B.; ETZKOWITZ, H. A universidade empreendedora e a sociedade da nova era. IN: SEMINÁRIO BUSINESS IN THE KNOWLEDGE ERA. Rio de Janeiro,1998 TORNATZKY, L. G.; WAUGAMAN, P.G.; GRAY, D.O. Innovation U.: New University Roles in a Knowledge Economy. Research Triangle Park, NC: Southern Growth Policies Board, 2002. Louis G. Tornatzky, Paul G. Waugaman, Denis O. Gray UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Histórico. 2010. Disponível em <http://www.ufrrj.br/graduacao/cursos/medvet/paginas/home.php?id=Historico>. Acesso em: 10 de jun. 2017. VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009. VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012. VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2007. YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66695/2019%20-%20Greicianne%20Sousa%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5026
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-09-13T14:20:19Z No. of bitstreams: 1 2019 - Greicianne Sousa de Oliveira.pdf: 1102427 bytes, checksum: 4a57c912923521fe224f49d9cbf0fc7f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-13T14:20:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Greicianne Sousa de Oliveira.pdf: 1102427 bytes, checksum: 4a57c912923521fe224f49d9cbf0fc7f (MD5) Previous issue date: 2019-02-25eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Greicianne Sousa de Oliveira.pdf2019 - Greicianne Sousa de Oliveira1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.