Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Isabela da Silva Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:18Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:18Z-
dc.date.issued2019-04-29
dc.identifier.citationSANTOS, Isabela da Silva Souza. Processos e significados do consumo infantil de música nas camadas populares do município de Queimados - RJ. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciência Sociais Aplicadas. Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15088-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar a construção dos processos de consumo musical em crianças de camadas populares e propor um projeto educacional voltado para as práticas de consumo de música desse público. Para a realização deste trabalho a coleta de dados se deu através da triangulação dos dados, a qual prevê a utilização de diferentes métodos de coleta, que permitem recolher informações de diferentes perspectivas e formas sobre a unidade de análise. Sendo assim, foram utilizados os métodos observação participante, entrevista semiestruturada, construção de desenhos e levantamento fotográfico. Para a análise de dados foi utilizado o método análise de conteúdo. Os resultados apontam seis categorias dos significados que a música representa para esse público, além de seus perfis e hábitos de consumo, formas de socialização e principais artefatos do universo material da música dentre desse segmento infantil. Este trabalho prevê a proposição de um projeto educacional voltado para a formação profissional dos estudantes de escolas públicas do Município de Queimados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura do Consumopor
dc.subjectConsumo Infantilpor
dc.subjectConsumo de Músicapor
dc.subjectCulture Consumptioneng
dc.subjectChild Consumptioneng
dc.subjectMusic Consumptioneng
dc.titleProcessos e significados do consumo infantil de música nas camadas populares do município de Queimados – RJpor
dc.title.alternativeProcesses and meanings of music’s child consumption in the popular layers of the city of Queimados - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to present the construction of the processes of musical consumption in children of popular layers and propose an educational project focused on the music consumption practices of this public. For the accomplishment of this work the data collection took place through the triangulation of the data, which foresees the use of different methods of collection, that allow to collect information of different perspectives and forms on the unit of analysis. Thus, participant observation methods, semi-structured interviews, construction of drawings and photographic survey were used. For data analysis, the content analysis method was used. The results point to six categories of meanings that music represents for this public, as well as their profiles and habits of consumption, forms of socialization and main artifacts of the material universe of music among this segment of children. This work proposes the proposal of an educational project aimed at the professional training of public school students in the Municipality of Queimados.eng
dc.contributor.advisor1Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha
dc.contributor.advisor1ID6473625072239932por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473625072239932por
dc.contributor.referee1Barros, Denise Franca
dc.contributor.referee1ID6157380320182389por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6157380320182389por
dc.contributor.referee2Corrêa, Sílvia Borges
dc.contributor.referee2ID2577431414635655por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2577431414635655por
dc.creator.ID7775089050589617por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7775089050589617por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesARIÈS, P. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. AGARWAL, N.; CHAKRABARTI, R.; BREM, A.r; BOCKEN, N. Market driving at Bottom of the Pyramid (BoP): An analysis of social enterprises from the healthcare sector. Journal of Business Research, [s. l.], 2017. AGUIAR, L. Let the music play? Free streaming and its effects on digital music consumption. Information, Economics and Policy, v. 41, p. 1-14, dez., 2017. ALBERTINI, M. N. B.; DOMINGUES, S. C. Infância, consumo e educação: conexões e diálogos. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 21-37, abr. 2016. ARIZTIA, T. Apuntes para una sociología del marketing y su relación con la ciudad. Revista Bifurcaciones. Disponível em: <http://www.bifurcaciones.cl/2013/07/apuntes-para-una sociologia-del-marketing-y-su-relacion-con-la-ciudad/>. Acesso em: 14 de janeiro de 2018. AUBERT, E. H. A música do ponto de vista do nativo: um ensaio bibliográfico. Revista de Antropologia, 2007, vol.50, n.1, p.271-312. BAO, Y.; FERN, E. F.; SHENG, S. Parental style and adolescent influence in family consumption decisions: An integrative approach. Journal of Business Research, [s. l.], v. 60, n. 7, p. 672–680, 2007. BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís de A. Rego & Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006. BARROS, C. Consumo, Hierarquia e Mediação: Um estudo antropológico no universo das empregadas domésticas. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 30., Salvador: Anais. Salvador: EnAnpad, 2006. Anais... Salvador: ANPAD, 2006. ___________. Da produção ao consumo: diversidade cultural nos usos coletivos de tecnologia entre grupos populares. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 12, n. 35, p. 129-148, set./dez. 2015. BLOCKER, C. P.; RUTH, J. A.; SRIDHARAN, S.; BECKWITH, Colin; EKICI, A.; GOUDIE HUTTON, M.; ROSA, J. A.; SAATCIOGLU, B.; TALUKDAR, D.; TRUJILLO, C.; VARMAN, R. Understanding poverty and promoting poverty alleviation through 86 transformative consumer research. Journal of Business Research, [s. l.], v. 66, n. 8, p. 1195– 1202, 2013. BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. 560 p. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 16 de julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L8069.htm>. Acesso em: 06 de dezembro de 2017. _______. Lei Nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Brasília, DF, 9 de janeiro de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.836.htm>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019. _______. Ministério da Saúde. Atenção Psicossocial a Crianças e Adolescentes no SUS - Tecendo Redes para Garantir Direitos. Brasília, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_criancas_adolescentes_sus. pdf>. Acesso em: 08 de dezembro de 2017. CÂMARA, R. H.. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 2, n.6, p.179-191, 2013. CAMPOS, R.; SUAREZ. M.; CASOTTI, L. Possibilidades de contribuição da sociologia ao marketing: itinerários de consumo. Anais do II EMA (Encontro de Marketing da ANPAD). Rio de Janeiro, 2005. CASTRO, M. G. B. A infância e a cultura do consumo na contemporaneidade. Movimento – Revista de Educação, v.2, n.3, p. 273-293, 2015. CHAPLIN, L. N.; LOWREY, T. M. The Development of Consumer-Based Consumption Constellations in Children. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 36, n. 5, p. 757–777, 2010. CHAPLIN, L. N.; HILL, R. P.; JOHN, D. R. Poverty and Materialism: A Look at Impoverished Versus Affluent Children. Journal of Public Policy & Marketing, [s. l.], v. 33, n. 1, p. 78–92, 2013. CHOI, F. On the fast track to a head start: A visual ethnographic study of parental consumption of children's play and learning activities in Hong Kong. Childhood, v. 23, n.1 123–139, jun., 2015. COMMURI, S.; GENTRY, J. W. Opportunities for family research in marketing. Academy of marketing science review, v. 2000, p. 1, 2000. 87 COTTE, J.; WOOD, S. L. Families and Innovative Consumer Behavior: A Triadic Analysis of Sibling and Parental Influence. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 31, n. 1, p. 78–86, 2004. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ª Ed. – Porto Alegre: Penso, 2014. DALLOLIO, A. S.; BRITO, E. P. Z. From pink to blue: Tweens girls, mothers and liminal consumption. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD, Curitiba, 2018. DATTA, H.; KNOX, G.; BRONNENBERGA, B. J. Changing Their Tune: How Consumers’ Adoption of Online Streaming Affects Music Consumption and Discovery. Marketing Science, v. 37, n. 1, p.5-21, jan.-fev., 2018. DAYRELL, J. O Rap e o Funk na Socialização da Juventude. Educação e Pesquisa, 2002, vol.28, n.1, p.117-136. DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Tradução: Plínio Dentzien. 1ª edição – 2ª. reimpressão. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. ELBERSE, A. Bye-Bye Bundles: The Unbundling of Music in Digital Channels. Journal of Marketing, [s. l.], v. 74, n. 3, p. 107–123, 2010. EPP, A. M.; PRICE, L. L. Family identity: A framework of identity interplay in consumption practices. Journal of Consumer Research, v. 35, n. 1, p. 50-70, 2008. FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. Tradução: Julio Assis Simões. Studio Nobel, 1995. FERNÁNDEZ, B. F; GONZÁLEZ, A. G. Análisis del consumo infantil de TV, videojuegos e internet: diferencias en función del sexo en la selección de contenidos audiovisuales. Fonseca, Journal of Communication, v. 15, p. 95-108, 2017. FIGUEIREDO, B.; CHELEKIS, J.; DEBERRY-SPENCE, B.; FIRAT, A. F.; GER, G.; GODEFROIT-WINKEL, D.; KRAVETS, O.; MOISANDER, J.; NUTTAVUTHISIT, K.; PEÑALOZA, L.; TADAJEWSKI, M. Developing Markets? Understanding the Role of Markets and Development at the Intersection of Macromarketing and Transformative Consumer Research (TCR). Journal of Macromarketing, [s. l.], v. 35, n. 2, p. 257–271, 2014. FLORES, A. L. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. N.; SANTOS, M. E. U.; TEIXEIRA, S. S. Erotização e infância: as duas faces da publicidade. Revista Anagrama: Revista Científica e Interdisciplinar da Graduação, v. 4, n. 3, 2011. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Qual a faixa de renda familiar das classes?, 2014. Disponível em: <http://cps.fgv.br/qual-faixa-de-renda-familiar-das-classes>. Acesso em: 08 de dezembro de 2017. 88 GENES, F; CRAVEIRO, R. U; PROENÇA, A. Inovações tecnológicas na cadeia produtiva da música no século XXI. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão. Volume 7, Número 2, 2012, p. 173-190. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, junho, 1995. G1. McDonald's incluirá frutas e reduzirá porção de fritas no lanche infantil. 20 de julho de 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/07/mcdonalds incluira-frutas-e-reduzira-porcao-de-fritas-no-lanche-infantil.html>. Acesso em: 29 de janeiro de 2018. HARGREAVES, D.; NORTH, A. The Functions of Music in Everyday Life: Redefining the Social in Music Psychology. Psychology of Music, v. 27, p. 71-83, 1999. HSIEH, Y. C.; CHIU, H. C.; LIN, C. C. Family communication and parental influence on children’s brand attitudes. Journal of Business Research, [s. l.], v. 59, n. 10–11, p. 1079–1086, 2006. IBGE. Tabela 1941 – Domicílios Particulares e Valor de Rendimento Médio Mensal Domiciliar, Por Situação de Domicílio e Classes de Rendimento Mensal Domiciliar (2015). Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1941#/n1/all/v/800/p/last%201/c1/6795/c12058/all/d/v800% 200/l/v,p+c1,t+c12058/resultado>. Acesso em 08 de dezembro de 2017. _____. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese dos indicadores 2015. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf>. Acesso em 08 de dezembro de 2017. IBOPE. Tribos Musicais. 2017. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt br/noticias/Documents/tribos_musicais.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2017. IFPI - International Federation of the Phonographic Industry. Global Music Report 2017: annual state of the industry. Disponível em: <http://www.ifpi.org/downloads/GMR2017.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2017. JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução de Suzana Alexandria. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009. JOHN, D. R. Consumer Socialization of Children: A Retrospective Look at Twenty-Five Years of Research. Journal of Consumer Research, v. 26, n. 3, p. 183–213, 1999. KIM, C.; YANG, Z.; LEE, H. Cultural differences in consumer socialization: A comparison of Chinese–Canadian and Caucasian–Canadian children. Journal of Business Research, v. 62, n. 10, p. 955–962, 2009. 89 LANDIS, B.; GLADSTONE, J. J. Personality, Income, and Compensatory Consumption: Low Income Extraverts Spend More on Status. Psychological Science, v. 28, n. 10, p.1518-1520, 2017. LARSEN, G.; LAWSON, R.; TODD, S. The consumption of music as self-representation in social interaction. Australasian Marketing Journal (AMJ), v. 17, n. 1, p. 16–26, 2009. LEHDONVIRTA, V. Online spaces have material culture: goodbye to digital post-materialism and hello to virtual consumption. Media, Culture & Society, v. 32, n. 5, p. 883–889, 2010. LENARTOWICZ, M. Family leisure consumption and youth sport socialization in post communist Poland: A perspective based on Bourdieu's class theory. International Review for the Sociology of Sport, v. 51, n. 2, p. 219–237, jan., 2016. LIMA, L. G. Pós-modernidade e a negação da infância. Emancipação, Ponta Grossa, v.8, n. 2: p. 35-47, 2008. MATTE, A. C. F. Abordagem Semiótica de Histórias e Canções em Discos Para Crianças - O Disco Infantil e a Imagem da Criança. São Paulo: USP, 1998: 409 p. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Semiótica e Linguística Geral, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo: 1998. MAUSS, M. Manual de Etnografia. Tradução de Maria Luísa Maia. Lisboa: Editorial Pórtico, 1972. MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Tradução: Fernanda Eugenio. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. ________________. Cultura e Consumo II: mercados, significados e gerenciamento de marcas. Tradução: Ana Carolina Balthazar Rio de Janeiro: Mauad, 2012. MCLUHAN, M. Os meios de comunicação: como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paula: Editora Cultrix, 1969. MERRIAM, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964. MEULEMAN, R.; RADBOUD, M.; VERKUYTEN, M.J.A.M. Parental socialization and the consumption of domestic films, books and music. Journal of Consumer Culture, vol. 18, n. 1, p. 103-130, 2018. MILLER, D. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da Administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011. 90 NATIVIDADE, M. R.; COUTINHO, M. C.; ZANELLA, A. V. Desenho na pesquisa com crianças: análise na perspectiva histórico-cultural. Contextos Clínicos, São Leopoldo , v. 1, n. 1, p. 9-18, jun. 2008. NOGARO, A.; ECCO, I.; GRANDO, A. A criança e a construção de significados por meio do desenho infantil. Colóquio Internacional de Educação, 4., 2014, Joaçaba. Anais do IV Colóquio Internacional de Educação. E, I Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares, v.2, n.1, p.743-741. NGYEN, G.; DEJEAN, S.; MOREAU, F. On the complementarity between online and offline music consumption: the case of free streaming. Journal of Cultural Economics, vol. 38, n. 4, p. 315-330, 2014. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção Internacional dos Direitos da Criança, 20 de novembro de 1989. Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10127.htm> Acesso em: 08 de dezembro de 2017. OROFINO, M. I. O ponto de vista da criança no debate sobre comunicação e consumo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 13, n.1, p. 369-381, 2015. PASDIORA, M. A.; BREI, V. A. A formação do hábito de consumo infantil: uma análise crítica da Teoria de Consumo de Status aplicada às classes sociais altas e baixas no Brasil. Organizações & Sociedade, v. 21, n. 68, p. 789-814, 2014. PIAGET, J. Epistemologia Genética. Tradução de A. Cabral. 2 a ed, São Paulo: Martins Fontes, 2002. PIVETTA, E. F. Os Gostos Musicais Infantis: Uma Pesquisa com Crianças da Pré-Escola. Santa Maria, UFSM, 2013: 26 p. Artigo Monográfico (Especialização) – Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria: 2013. PILCHER, J. No logo? Children’s consumption of fashion. Childhood, vol. 18, n. 1, p. 128- 141, fev. 2011. PINHEIRO-MACHADO, R.; SCALCO, L. M. Brand Clans: Consumption and Rituals Among Low-income Young People in the City of Porto Alegre. International Review of Social Research, v. 2, p. 104-122, 2012. POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Tradução de Suzana Menescal de Alencar Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia, 2012. PRADO, A. C. Os 10 discos mais vendidos no Brasil até hoje. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/superlistas/os-10-discos-mais-vendidos-no-brasil-ate-hoje/>. Acesso em 09 de março de 2018. 91 PRAHALAD, C. K. A Riqueza na Base da Pirâmide – Como erradicar a pobreza com o lucro. Tradução de Bazán Tecnologia e Linguística. Porto Alegre: Bookman, 2005. PRAHALAD, C. K.; HAMMOND, A. Serving the World´s Poor, Profitably. Harvard Business Review, set/2002, p. 48-57. PRÓ-MÚSICA BRASIL. Mercado Fonográfico Mundial e Brasileiro em 2016. Disponível em: <http://www.pro-musicabr.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Mercado-de M%C3%BAsica-Global-e-Brasileiro-em-2016-FINAL.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2017. RAMOS, A. C. Meus avós e eu: as relações intergeracionais entre avós e netos na perspectiva das crianças. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de casos. São Paulo: Atlas, 1999. ROSE, G. M.; BOUSH, D.; SHOHAM, A. Family communication and children’s purchasing influence: a cross-national examination. Journal of Business Research, v. 55, n. 11, p. 867– 873, 2002. ROTH, K. Material culture and intercultural communication. International Journal of Intercultural Relations, v. 25, p. 563–580, 2001. SHOVE, E. Comfort, cleanliness and convenience: The social organization of normality. Oxford: Berg, 2003. SILVA, A. H.; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, [s.l.], v. 16, n. 1,2015. SINCLAIR, G.; TINSON, J. Psychological ownership and music streaming consumption. Journal of Business Research, [s. l.], v. 71, p. 1–9, 2017. SOUSA JUNIOR, W. R.; CARNEIRO, T. C. J. A criança e o consumo na escola. Desafio Online, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2013. SOUZA, J.; FREITAS, M. F. Q. Práticas musicais de jovens e vida cotidiana: socialização e identidades em movimento. Música em Perspectiva, [S.l.], v. 7, n. 1, jun. 2014. TRENTMANN, Frank. Empire of things: How we became a world of consumers, from the fifteenth century to the twenty-first. Londres: Allen Lane, 2016. VALOR ECONÔMICO. Mercado cultural para público infantil passa por bom momento no Brasil. Disponível em: <http://www.valor.com.br/cultura/1017038/mercado-cultural-para publico-infantil-passa-por-bom-momento-no-brasil>. Acesso em: 12 de dezembro de 2017. 92 VELOSO, A. R.; HILDEBRAND, D. F. N.; CAMPOMAR, M. C.; DARÉ, P. R. C. A Criança no Varejo de Baixa Renda. RAE - eletrônica, v. 7, n. 2, julho-dezembro, 2008. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. _______________. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005. _______________. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009. VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, v. 71, pp. 21-44, 2000. WALLON, H. As etapas da personalidade na criança. Em Wallon, H. Objetivos e Métodos da Psicologia. Lisboa: Editorial Estampa, 1975. (Trabalho original publicado em 1956). WARD, S. Consumer socialization. Journal of consumer research, v. 1, n. 2, p. 1-14, 1974. WEBER, T. B. B.; MAFFEZZOLLI-FRANCISCO, E. C. Adultização, a Identidade Social da Menina Tween e suas Práticas de Consumo. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD, Curitiba, 2018. WEIJTERS; GOEDERTIER; VERSTREKEN, Online music consumption in today's technological context: putting the influence of ethics in perspective. Journal of Business Ethics, v. 124, n. 4, p. 537-550, 2014. WILLIAMS, J.; ASHILL, N.; THIRKELL, P. How is value perceived by children? Journal of Business Research, v. 69, n. 12, p. 5875–5885, 2016.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.subject.cnpqServiço Socialpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66739/2019%20-%20Isabela%20da%20Silva%20Souza%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5042
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-09-14T19:09:35Z No. of bitstreams: 1 2019 - Isabela da Silva Souza Santos.pdf: 4056948 bytes, checksum: 0f34ea9ab6c6cf914e286c6075ff28ab (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-14T19:09:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Isabela da Silva Souza Santos.pdf: 4056948 bytes, checksum: 0f34ea9ab6c6cf914e286c6075ff28ab (MD5) Previous issue date: 2019-04-29eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Isabela da Silva Souza Santos.pdf2019 - Isabela da Silva Souza Santos3.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.