Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15088
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Processos e significados do consumo infantil de música nas camadas populares do município de Queimados – RJ |
Otros títulos: | Processes and meanings of music’s child consumption in the popular layers of the city of Queimados - RJ |
Autor: | Santos, Isabela da Silva Souza |
Orientador(a): | Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha |
Primeiro membro da banca: | Barros, Denise Franca |
Segundo membro da banca: | Corrêa, Sílvia Borges |
Palabras clave: | Cultura do Consumo;Consumo Infantil;Consumo de Música;Culture Consumption;Child Consumption;Music Consumption |
Área(s) do CNPq: | Administração Serviço Social |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 29-abr-2019 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citación: | SANTOS, Isabela da Silva Souza. Processos e significados do consumo infantil de música nas camadas populares do município de Queimados - RJ. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciência Sociais Aplicadas. Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção dos processos de consumo musical em crianças de camadas populares e propor um projeto educacional voltado para as práticas de consumo de música desse público. Para a realização deste trabalho a coleta de dados se deu através da triangulação dos dados, a qual prevê a utilização de diferentes métodos de coleta, que permitem recolher informações de diferentes perspectivas e formas sobre a unidade de análise. Sendo assim, foram utilizados os métodos observação participante, entrevista semiestruturada, construção de desenhos e levantamento fotográfico. Para a análise de dados foi utilizado o método análise de conteúdo. Os resultados apontam seis categorias dos significados que a música representa para esse público, além de seus perfis e hábitos de consumo, formas de socialização e principais artefatos do universo material da música dentre desse segmento infantil. Este trabalho prevê a proposição de um projeto educacional voltado para a formação profissional dos estudantes de escolas públicas do Município de Queimados. |
Abstract: | This work aims to present the construction of the processes of musical consumption in children of popular layers and propose an educational project focused on the music consumption practices of this public. For the accomplishment of this work the data collection took place through the triangulation of the data, which foresees the use of different methods of collection, that allow to collect information of different perspectives and forms on the unit of analysis. Thus, participant observation methods, semi-structured interviews, construction of drawings and photographic survey were used. For data analysis, the content analysis method was used. The results point to six categories of meanings that music represents for this public, as well as their profiles and habits of consumption, forms of socialization and main artifacts of the material universe of music among this segment of children. This work proposes the proposal of an educational project aimed at the professional training of public school students in the Municipality of Queimados. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15088 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - Isabela da Silva Souza Santos.pdf | 2019 - Isabela da Silva Souza Santos | 3.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.