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dc.contributor.authorMoraes, Jorge Saturnino de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:27Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:27Z-
dc.date.issued2019-05-15
dc.identifier.citationMORAES. Jorge Saturnino. Proposição de ações comunicativas baseadas em tecnologias audiovisuais no planejamento de comunicação pública: o caso IFRJ. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15093-
dc.description.abstractEsta dissertação é fruto da pesquisa aplicada realizada no instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ). Seu resultado apresenta uma proposição de soluções sociotécnicas formalizadas na concepção de um Guia de Produção Audiovisual para ser implementado na instituição. A pesquisa teve como ponto de partida o diagnóstico dos organizadores do Planejamento Estratégico do IFRJ (2017-2021), que constataram falhas consideradas graves na comunicação institucional, sobretudo para o reconhecimento da imagem do Instituto no ambiente externo. Posteriormente, diante da necessidade de atração de alunos para o preenchimento de vagas em aberto em todos os campi e da estagnação do número de alunos matriculados no segmento médio e técnico, a pesquisa foi conduzida à luz de um referencial teórico versando sobre Macromarketing e Marketing para instituições de Ensino, Comunicação Pública e Comunicação Organizacional, com o objetivo de entender a dimensão do problema e propor soluções no recorte audiovisual para atração de novos alunos e divulgação da imagem institucional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada nos dados levantados através de levantamento documental, observação participante e entrevistas, com posterior análise de conteúdo. Os resultados apontaram a necessidade de normatização de atividades de comunicação, com planejamento de ações de médio e longo prazos, e direcionamento da produção audiovisual. A conclusão desta pesquisa é a de que o IFRJ tem condições de aprimorar sua produção audiovisual e atender as necessidades de mais exposição de suas atividades e oferta de cursos, realizando peças atrativas para seu público adolescente, desde que exista uma formalização institucional, proposta aqui através da adoção de um guia de produção audiovisual, a ser incluído no Plano de Comunicação que fará parte do Planejamento Estratégico do IFRJ.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectMakromarketing para Instituições de ensinopor
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectMakromarketing for teaching institutionseng
dc.titleProposição de ações comunicativas baseadas em tecnologias audiovisuais no planejamento de comunicação pública: o caso IFRJpor
dc.title.alternativeProprosition of communicative actions based on audiovisual technologies in public communication planning: the IFRJ caseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is the result of applied research carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio de Janeiro (IFRJ). Its result presents a proposal of formalized sociotechnical solutions in the design of an Audiovisual Production Guide to be implemented in the institution. The research had as a starting point the diagnosis of the organizers of the Strategic Planning of the IFRJ (2017-2021), who verified failures considered serious in the institutional communication, mainly for the recognition of the image of the Institute in the external environment. Subsequently, in view of the need to attract students to fill vacancies on all campuses and the stagnation of the number of students enrolled in the middle and technical segment, the research was conducted in the light of a theoretical reference on Macromarketing and Marketing for Institutions of Education, Public Communication and Organizational Communication, aiming to understand the dimension of the problem and propose solutions in the audiovisual sector to attract new students and disseminate the institutional image. The results pointed out the need for standardization of communication activities, with medium and long term actions planning, and audiovisual production targeting. The conclusion of this research is that the IFRJ is able to improve its audiovisual production and meet the needs of more exposure of its activities and offer courses, making attractive pieces for its adolescent public, provided there is an institutional formalization, proposed here through the adoption of an audiovisual production guide to be included in the Communication Plan that will be part of IFRJ's Strategic Planning.eng
dc.contributor.advisor1Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha
dc.contributor.advisor1ID962.910.527-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473625072239932por
dc.contributor.referee1Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473625072239932por
dc.contributor.referee2Ariel, Eduardo
dc.creator.ID006.289.953-9por
dc.creator.ID854.989.127-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0812971002734927por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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