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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposição de ações comunicativas baseadas em tecnologias audiovisuais no planejamento de comunicação pública: o caso IFRJ
Título(s) alternativo(s): Proprosition of communicative actions based on audiovisual technologies in public communication planning: the IFRJ case
Autor(es): Moraes, Jorge Saturnino de
Orientador(a): Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha
Primeiro membro da banca: Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha
Segundo membro da banca: Ariel, Eduardo
Palavras-chave: Comunicação pública;Comunicação organizacional;Makromarketing para Instituições de ensino;Public communication;Organizational communication;Makromarketing for teaching institutions
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 15-Mai-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: MORAES. Jorge Saturnino. Proposição de ações comunicativas baseadas em tecnologias audiovisuais no planejamento de comunicação pública: o caso IFRJ. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Resumo: Esta dissertação é fruto da pesquisa aplicada realizada no instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ). Seu resultado apresenta uma proposição de soluções sociotécnicas formalizadas na concepção de um Guia de Produção Audiovisual para ser implementado na instituição. A pesquisa teve como ponto de partida o diagnóstico dos organizadores do Planejamento Estratégico do IFRJ (2017-2021), que constataram falhas consideradas graves na comunicação institucional, sobretudo para o reconhecimento da imagem do Instituto no ambiente externo. Posteriormente, diante da necessidade de atração de alunos para o preenchimento de vagas em aberto em todos os campi e da estagnação do número de alunos matriculados no segmento médio e técnico, a pesquisa foi conduzida à luz de um referencial teórico versando sobre Macromarketing e Marketing para instituições de Ensino, Comunicação Pública e Comunicação Organizacional, com o objetivo de entender a dimensão do problema e propor soluções no recorte audiovisual para atração de novos alunos e divulgação da imagem institucional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada nos dados levantados através de levantamento documental, observação participante e entrevistas, com posterior análise de conteúdo. Os resultados apontaram a necessidade de normatização de atividades de comunicação, com planejamento de ações de médio e longo prazos, e direcionamento da produção audiovisual. A conclusão desta pesquisa é a de que o IFRJ tem condições de aprimorar sua produção audiovisual e atender as necessidades de mais exposição de suas atividades e oferta de cursos, realizando peças atrativas para seu público adolescente, desde que exista uma formalização institucional, proposta aqui através da adoção de um guia de produção audiovisual, a ser incluído no Plano de Comunicação que fará parte do Planejamento Estratégico do IFRJ.
Abstract: This dissertation is the result of applied research carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio de Janeiro (IFRJ). Its result presents a proposal of formalized sociotechnical solutions in the design of an Audiovisual Production Guide to be implemented in the institution. The research had as a starting point the diagnosis of the organizers of the Strategic Planning of the IFRJ (2017-2021), who verified failures considered serious in the institutional communication, mainly for the recognition of the image of the Institute in the external environment. Subsequently, in view of the need to attract students to fill vacancies on all campuses and the stagnation of the number of students enrolled in the middle and technical segment, the research was conducted in the light of a theoretical reference on Macromarketing and Marketing for Institutions of Education, Public Communication and Organizational Communication, aiming to understand the dimension of the problem and propose solutions in the audiovisual sector to attract new students and disseminate the institutional image. The results pointed out the need for standardization of communication activities, with medium and long term actions planning, and audiovisual production targeting. The conclusion of this research is that the IFRJ is able to improve its audiovisual production and meet the needs of more exposure of its activities and offer courses, making attractive pieces for its adolescent public, provided there is an institutional formalization, proposed here through the adoption of an audiovisual production guide to be included in the Communication Plan that will be part of IFRJ's Strategic Planning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15093
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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