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Tipo do documento: Dissertação
Title: O lugar dos stakeholders na teoria e na prática das organizações: um estudo da construção da política de responsabilidade social de uma empresa pública
Other Titles: The place of stakeholders in the theory and pratice of the organizations: a study of the construction of the social politics responsibility of a public company
Authors: Moraes, Ivy Bertão de
Orientador(a): Teixeira, Maria Gracinda Carvalho
Primeiro membro da banca: Teixeira, Maria Gracinda Carvalho
Segundo membro da banca: Froes, Cesar Quintao
Terceiro membro da banca: Costa, Alessandra de Sá Mello da
Keywords: Responsabilidade social;Stakeholders;Empresa pública;Social response;stakeholders;Public company
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 23-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: MORAES, Ivy Bertão de. O lugar dos stakeholders na teoria e na prática das organizações: um estudo da construção da política de responsabilidade social de uma empresa pública. 2012.99 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
Abstract: Esta pesquisa focaliza a relação entre a MBC, uma empresa pública, e seus stakeholders na construção da sua política de responsabilidade social. Partiu-se do pressuposto de que a rede de stakeholders da organização foi constituída ao longo da sua história em um convívio de interdependência de interesses e de que não há um entrelace entre as atividades de responsabilidade social e as expectativas dos grupos que constituem a rede. Nesse sentido, o significado de stakeholders, na teoria e na prática, sinaliza as limitações e alcances da sua internalização pela responsabilidade social empresarial (RSE) e se constitui um desafio na identificação dos grupos de interesse pela organização. A pesquisa documental permitiu detectar os marcos histórico-institucionais, evidenciando que em cada marco ocorre o surgimento de grupos de interesse relacionados à empresa que vão formando uma rede e também demonstrou quais as razões que a mesma apresenta para justificar o surgimento desses grupos. Já a pesquisa baseada em fontes orais apontou qual o envolvimento dos grupos de interesse com a política de responsabilidade social da empresa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método utilizado foi análise de conteúdo por categorias temáticas, constituídas a priori com base na pesquisa bibliográfica e posteriormente revistas/reformuladas de acordo com as entrevistas semiestruturadas realizadas com os stakeholders da empresa. Os resultados desse estudo comprovam a suposição inicial de que os stakeholders convivem com a MBC, mas não desempenham um papel decisivo na construção da política de responsabilidade social da mesma, e que a noção dessa política, na perspectiva da empresa, restringe o envolvimento dos stakeholders no sentido de desempenharem um papel decisivo na construção da sua RSE. Conclui-se que no convívio entre a MBC e seus stakeholders não se concretizou um elo para a construção de uma política socialmente responsável.
Abstract: This research gives focus in the relation between MDC, a public company, and its stakeholders in the construction of its social responsibility politics. It was based in the fact that the stakeholders of the organization were developed during its history in a coexistence of interdependent interests and that there isn´t a relation between the social responsibility activities and the expectation of groups that take part of the net. In this way, the meaning of stakeholders, in theory and practice, indicates the limitation and objectives of its internalization for a Business Social Responsibility (RSE) and becomes a challenge in the identification of groups of interests by the organization. The documental research allows to be detected the institutional historic land-marks, showing that in each land-mark ocurrs the appearance of groups of interests related with the company that constructs a net and shows too the reasons that the company represents to justify the appearance of these groups . By the side of the research based on oral sources indicated that the involvement of groups of interests with the politics of social responsibility of the company. It´s a qualitative research whose used method was the analysis of contents by thematic categories, built priority based on bibliographic research and later magazines reformulated in accordance with semiestructured interviews made with the stakeholders of the company. The results of this study prove the initial supposition that the stakeholders coexist with MDC, but doesn´t perform a decisive part in the construction of the politics of social responsibility of the company, and that the notion of this politics, by the side of the company, restrict the involvement of the stakeholders in the way of perform a decisive position in the construction of its RSE. It´s concluded that the convivence between MDC and its stakeholders has not realized a link to build a responsible social politics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15106
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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