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dc.contributor.authorDias, Marcus Roberto Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:42Z-
dc.date.issued2006-08-28
dc.identifier.citationDIAS, Marcus Roberto Gomes. A importância da liderança militar para os Oficiais R/2 no gerenciamento de suas atividades profissionais: a experiência do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ). 2006. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15117-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi estudar a importância da liderança militar para os Oficiais R/2 no gerenciamento de suas atividades profissionais, tendo como base a experiência do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ). Para atingir o objetivo supracitado foram apresentados conceitos sobre a multiplicidade da inteligência, a importância da área afetiva, o gerente participativo, liderança militar, motivação e a educação militar profissional. O trabalho mostra que os ex-alunos do CPOR/RJ, quando alunos desse estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, desenvolveram a liderança militar e, atualmente, fazem uso dessa ferramenta de gestão de pessoas em suas atividades profissionais. Além disso, foi constatado, também, que os alunos atuais ao longo do período de formação desenvolvem os atributos cooperação e equilíbrio emocional. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa de campo com aplicação de questionários, sendo composto por três partes, incluindo questões fechadas e abertas. Foi visto que os atributos da área afetiva, cooperação e equilíbrio emocional, representam o alicerce da liderança e o perfil do gerente participativo. Portanto, confirma-se que a liderança militar, o equilíbrio emocional e a cooperação são atributos ensinados e aprendidos.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectliderançapor
dc.subjectcooperaçãopor
dc.subjectequilíbrio emocionalpor
dc.subjectleadershipeng
dc.subjectcooperationeng
dc.subjectemotional balanceeng
dc.titleA importância da liderança militar para os Oficiais R/2 no gerenciamento de suas atividades profissionais: a experiência do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ)por
dc.title.alternativeThe importance of the military leadership for the R/2 Officers in the management of its professional activities: the experience of the Center of Preparation of Officers of the Reserve of Rio de Janeiro (CPOR/RJ)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of the present work was to study the importance of the military leadership for the R/2 Officers in the management of its professional activities, having as base the experience of the Center of Preparation of Officers of the Reserve of Rio De Janeiro (CPOR/RJ). To reach the above-mentioned objective concepts on the multiplicity of intelligence had been presented, the importance of the affective area, the participativo manager, military leadership, motivation and the professional military education. The work sample that the former-pupils of the CPOR/RJ, when pupils of this educational establishment of the Brazilian Army, had developed military leadership e, currently, makes use of this tool of management of people in its professional activities. Moreover, it was evidenced, also, that the current pupils to the long one of the period of formation develop the attributes cooperation and emotional balance. How much the methodology is about a research of field with application of questionnaires, being composed for three parts, including closed and opened questions. It was since the attributes of the affective area, cooperation and emotional balance, represent the foundation of the leadership and the profile of the participativo manager. Therefore, one confirms that the military leadership, the emotional balance and the cooperation are taught and learned attributes.eng
dc.contributor.advisor1Alyrio, Rovigati Danilopt_BR
dc.contributor.advisor1ID054.841.627-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772423T3por
dc.creator.ID981.067.087-72por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60498/2006%20-%20Marcus%20Roberto%20Gomes%20Dias.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/953
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Marcus Roberto Gomes Dias.pdf: 441049 bytes, checksum: 74f38efe8fcf817f8480dab9c509ee0a (MD5) Previous issue date: 2006-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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