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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15147
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira |
Other Titles: | Rail freight transportation: challenges and opportunities for increased participation in container transportation in the southeast brazilian region |
Authors: | Costa, Marcos Paulo do Couto |
Orientador(a): | Ferreira, Marcelo Sales |
Primeiro membro da banca: | Olivares, Gustavo Lopes |
Segundo membro da banca: | Leal Junior, Ilton Curty |
Keywords: | Logística;Transporte de Carga;Container;Ferrovia;Logistic;Cargo Transportation;Container;Railroad |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 9-May-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | COSTA, Marcos Paulo do Couto. Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017. |
Abstract: | No Brasil, estima-se que o custo logístico representa cerca de 11% do PIB, dentre os quais 60% referem-se ao transporte. Apesar de sua importância relativa, observa-se ainda um cenário de significativa ineficiência da matriz brasileira de transporte de cargas, caracterizada pela predominância da utilização do modo rodoviário, em detrimento de modos de menor custo unitário, como o ferroviário e o hidroviário. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é propor ações que contribuam para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de container. Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela utilização de uma abordagem quantitativa, partindo da realização de 7 entrevistas com roteiro semiestruturado junto a especialistas em transporte de cargas e, posteriormente, a aplicação de um questionário estruturado de pesquisa junto a representantes de 96 empresas usuárias de transporte de cargas conteinerizadas na região Sudeste do Brasil. Como principais atributos considerados como definidores dos processos decisórios da escolha modal foram destacados o preço do frete, o tempo de entrega e a regularidade de cumprimento deste mesmo tempo. Dentre as percepções obtidas junto aos usuários, destaca-se que 39% da amostra se diz insatisfeita com o desempenho apresentado atualmente pelas empresas prestadoras de serviço de transporte de cargas. Observou-se ainda, que somente 7% das empresas pesquisadas utilizaram a ferrovia para transporte de container nos últimos 5 anos, destacando como principais causas, a falta de acesso à malha ferroviária e as dificuldades de infraestrutura. Ressaltaram ainda o menor custo e os ganhos em escala como as principais vantagens da ferrovia em relação aos demais modos de transporte. Neste sentido, como conclusão da pesquisa, entende-se que qualquer iniciativa que venha reduzir essas barreiras, tais como o incentivo à expansão da malha ferroviária pelas iniciativas privada e governamental, a busca pela multimodalidade e a expansão de terminais multimodais é fundamental para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de cargas, gerando, consequentemente, um maior equilíbrio do sistema de transporte de cargas |
Abstract: | In Brazil, it is estimated that the logistical cost represents about 11% of GDP, of which 60% refers to transportation. Despite its relative importance, there is still a scenario of significant inefficiency of the Brazilian cargo transport matrix, characterized by the predominance of the use of the road mode, to the detriment of modes of lower unit cost, such as rail and waterway. Thus, the objective of this research is to propose actions that contribute to increase the participation of the railroad in the Brazilian container transport matrix. In order to reach the proposed objectives, a quantitative approach was chosen, starting with the accomplishment of 7 interviews with semi-structured itineraries with specialists in cargo transportation and, later, the application of a structured research questionnaire with representatives of 96 Companies that use containerized cargo transportation in the Southeast region of Brazil. The main attributes considered as defining the decision-making processes of the modal choice were the freight price, the delivery time and the regularity of compliance of this same time. Among the perceptions obtained from users, it is noteworthy that 39% of the sample is dissatisfied with the performance currently presented by companies that provide cargo transportation services. It was also observed that only 7% of the companies surveyed used the railroad to transport containers in the last 5 years, highlighting the main causes, the lack of access to the rail network and the difficulties of infrastructure. They also emphasized the lower cost and the gains in scale as the main advantages of the railroad in relation to the other modes of transportation. In this sense, as a conclusion of the research, it is understood that any initiative that reduces these barriers, such as the incentive to the expansion of the rail network by private and governmental initiatives, the search for multimodality and the expansion of multimodal terminals is fundamental for the increase of the railroad's share in the Brazilian cargo transport matrix, thus generating a better balance of the cargo transport system |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15147 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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