Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFonseca, Júlio César Valladares da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:33Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:33Z-
dc.date.issued2018-06-28
dc.identifier.citationFONSECA, Júlio César Valladares da. Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15209-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado na Prefeitura Universitária do campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), em Seropédica – RJ. As Unidades Organizacionais (UOrg) Núcleo de Apoio Técnico-Operacional (NATO) e Setor de Serviços Comunitários (SSC) constituem o campo da pesquisa que objetivou desenvolver um sistema de informação digital para suporte à decisão do NATO e do SSC, também o recorte onde fora empregada a metodologia que consiste em (i) planejar uma melhoria da prática existente; (ii) agir para implementar a melhoria planejada; (iii) acompanhar e descrever os efeitos da ação utilizando técnicas de pesquisa consagradas e; (iv) avaliar a eficácia da ação de mudança (melhoria) da prática. Tal metodologia possibilitou a definição das melhorias necessárias para desenvolver o sistema de informação digital denominado Sistema Gerenciador de Ordens de Serviço (SIGOS), mais especificamente a interface gráfica do usuário projetada e implantada, inicialmente, no SSC, setor de manutenção especializado em serviços elétricos e telefônicos que atende todo o campus Seropédica da UFRuralRJ. Considerando a prescrição de Royce (1970) que aponta como suficientes para o desenvolvimento de um produto [software] pequeno, duas etapas: (i) a etapa de análise e (ii) a etapa de codificação; após as análises processadas durante e após cada acompanhamento realizado no SSC procedeu-se à etapa de design e codificação da interface do SIGOS. Os resultados da pesquisa de campo delinearam a necessidade de projetar funcionalidades como, por exemplo, a inserção de materiais utilizados na manutenção, cálculo de quantidades e valores dos materiais; marcação de Ordens de Serviço visualizadas; inserção de dados sobre manutenções pendentes; envio de informações por correio eletrônico aos solicitantes de serviços de manutenção e expedição de relatórios e de Ordens de Serviço emergenciais no Setor de manutenção. O produto obtido foi uma interface gráfica do SIGOS, com funcionalidades específicas que atendem às necessidades comunicacionais do SSC no retorno de informações ao NATO e aos solicitantes de serviços de manutenção. Considera-se que o SIGOS tornou os processos de acompanhamento da solicitação e da execução de serviços de manutenção mais eficientes no âmbito do campus Seropédica da UFRuralRJ, posto que sua utilização tornou mais célere o processo de comunicação entre o NATO, o SSC e os solicitantes de serviços de manutenção, eliminando parte do processo de comunicação, antes vigente.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de softwarepor
dc.subjectSistema de Informação Digitalpor
dc.subjectInterface gráfica do usuáriopor
dc.subjectSoftware developmentpor
dc.subjectDigital Information Systempor
dc.subjectGraphical User Interfacepor
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJpor
dc.title.alternativeDevelopment of a digital information system to support the decision of maintenance service managers at the Seropédica campus of UFRuralRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was carried out at the Prefeitura Universitária of the Seropédica campus of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), in Seropédica - RJ. The Organizational Units (UOrg) Núcleo de Apoio Técnico-Operacional (NATO) and Setor de Serviços Comunitários (SSC) constitute the field of research that aimed to develop a digital information system to support the decision of the NATO and of the and SSC, also the cut where the methodology was used, which consists of (i) planning an improvement of existing practice; (ii) act to implement the planned improvement; (iii) to monitor and describe the effects of the action using consecrated research techniques; (iv) to evaluate the effectiveness of the change (improvement) of the practice. This methodology made it possible to define the necessary improvements to develop the digital information system called the Sistema Gerenciador de Ordens de Serviço (SIGOS), more specifically the graphical user interface designed and implemented initially in the SSC, a maintenance sector specialized in electrical services and that serves the entire Seropédica campus of UFRuralRJ. Considering the prescription of Royce (1970) which points out as sufficient for the development of a small software, two stages: (i) the analysis step and (ii) the coding step; after the analyzes processed during and after each follow-up performed in the SSC, the SIGOS interface design and coding step was carried out. The results of the field research delineated the need to design functionalities such as the insertion of materials used in maintenance, calculation of quantities and values of materials; marking of Service Orders displayed; insertion of pending maintenance data; sending information by electronic mail to applicants for maintenance services; dispatch of reports and Emergency Service Orders in the maintenance sector. The product obtained was a SIGOS graphical interface, with specific functionalities that meet the communication needs of the SSC in providing feedback to NATO and maintenance service requesters. SIGOS is considered to have made follow-up procedures for requesting and performing maintenance services more efficient within the Seropédica campus of UFRuralRJ, since its use has made the communication process between NATO, SSC and applicants faster of maintenance services, eliminating part of the communication process, previously in force.eng
dc.contributor.advisor1Olivares, Gustavo Lopes
dc.contributor.advisor1ID008.333.307-05por
dc.contributor.referee1Olivares, Gustavo Lopes
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.referee3Macedo, Marcelo Álvaro
dc.creator.ID019.381.107-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3603637912183099por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesANDERSON, D. J.; CARMICHAEL, A. Essential Kanban condensed. 1. ed. Seattle: Lean Kanban University Press, 2016. ANDERSON, D. J. Kanban com o pioneiro: Entrevista com David J. Anderson. Anselmo Martelini , Eric Fer, Leonardo Campos , Rafael Buzon (Entrevistadores). 20 ago. 2012. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/articles/kanban-david-anderson-conceitos-e-mitos> Acesso em: 23 de agosto de 2017 ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília-D.F., v. 32, n. 1, p. 17-22, jan./abr., 2003. BARNLUND, D. C. A transactional model of communication. Language behavior: a book of readings in communication, p. 43-61, 1970. BERLO, D. K. The Process of Communication: an Introduction to Theory and Practice. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1960. BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Cláudio Dutra (Tradutor). Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. BPM CBOK – Guia para o gerenciamento de processos de negócio. Corpo Comum do Conhecimento – ABPMP BPM CBOK V3.0, Association of Business Process Management Professionals, 2013. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 out. 1988, Seção 1, p. 1. ______. Senado Federal. Política pública de utilização de software livre. Brasília, DF: Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado Federal, 2012 CHANDLER, D. The Transmission Model of Communication. Australia: University of Western, 1994. COLEMAN, C. V. Visual Experiences: a concise guide to Digital Interface Design. 1. ed. New York: CRC Press & Chapman Hall, 2017. DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. DAVENPORT, T. H. Putting de enterprise into the enterprise system. Harvard Business Review. p. 1221-1231, jul./ago. 1998. DEMING, W. E. Qualidade: a revolução na produtividade. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. DIJKSTRA, E. W. The Humble Programmer. ACM Turing Lecture. 1972 DIX, A.; FINLAY, J.; ABOWD, G.; BEALE, R. Human-computer interaction. 3. ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2004. FERREIRA, A. B. H. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. ed. Especial. Rio de Janeiro: Positivo, 2008. Revisado conforme Acordo Ortográfico. FONSECA FILHO, C. História da computação: o caminho do pensamento e da tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. 205 p. FONSECA, J. C. V. Agendamento de serviços de manutenção: uma proposta para o Setor de Serviços Comunitários da Prefeitura Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 59 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica-RJ, set/2013. Encadernação Capa Dura. GLADWELL, M. Creation Myth: Xerox PARC, Apple, and the truth about innovation. The New Yorker Magazine, Annals of business. 16 mai. 2011. Disponível em: <https://www.newyorker.com/magazine/2011/05/16/creation-myth>. Acesso em: 18 out. 2017. GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processo. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 6-19, jan./mar. 2000. GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo : Novatec Editora, 2011. HASTIE, S.; WOJEWODA, S. Standish Group: Chaos Report 2015-Q&A with Jennifer Lynch. Publicado em 15 out. 2015. Recuperado em 30 dez. 2015, de InfoQ. Disponível em: <http://www.infoq.com/articles/standish-chaos-2015>. Acesso em: 18 dez. 2017. ISSA, T.; ISAIAS, P. Sustainable design: HCI, usability and environmental concerns. London: Springer-Verlag, 2015. KOONTZ, H.; O’DONNELL, C. Princípios de administração. 2. ed. Carlos Afonso Malferrari (Tradutor). São Paulo: Pioneira, 1989. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003. KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down. Daniel Vieira (Tradutor). 6. ed.. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: Princípios e Tendências – 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Calos Irineu da Costa (Tradutor). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LEMOS, A. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais, 1997. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/ interac.html>. Acesso em: 10 dez. 2017. MAHONEY, M. S. The roots of software engineering. CWI Quarterly, Princeton University, p. 325–334, v. 3, n. 4, fev. 1990. MIRANDA, S. V.; STREIT, R. H. O Processo de Gestão da Informação em Organizações Públicas. In: I Encontro de Administração da Informação - EnADI/2007. Florianópolis-SC. Out. 2007. MOTTA, P. R. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. NAUR, P.; RANDELL, B. (Editores). Engenharia de software: Relatório sobre uma conferência patrocinada pelo Comitê de Ciência da OTAN, Garmisch, Alemanha, 7 a 11 de outubro de 1968, Bruxelas, Divisão de Assuntos Científicos, OTAN, janeiro de 1969, 231 p. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. OLIVEIRA NETTO, A. A. IHC – Interação Humano Computador – Modelagem e gerência de interfaces com o usuário. 2. ed. Florianópolis: VisualBooks, 2004. OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 1997. PALUDO, A. V. Administração Pública para Auditor Fiscal da Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. PAULK, M. C. Using the software CMM with small projects and small organizations. In: Eugene McGuire (Org.) Software process improvement: concepts and practices. Hershey, USA and London, UK: Idea Group Publishing, 1999. PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2010. RANDELL, B. (1981) Software Engineering in 1968. ReseachGate, 2014. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/234831470 />. Acesso em: 12 dez. 2017. ROYCE, W. W. Managing the Development of Large Software Systems. Proceedings of IEEE WESCON, nº 26, p. 328-388, 1970. SANCHES, O. M. Estratégias para a implantação e gerência de sistemas de informação de apoio à tomada de decisões. Revista de Administração Pública – RAP, Rio de Janeiro, n. 31, v. 4, p. 68-100, Jul./ago. de 1997. SCHRAMM, W. L. The process and effects of mass communication. Urbana: University of Illinois Press, p. 3-26, 1965. SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The Mathematical Theory of Communication. 10. ed. Urbana: University of Illinois Press, 1964. SILVA Jr., O. F. P. Avaliando os sistemas de informações executivas nos processos decisórios das instituições universitárias brasileiras. Florianópolis, 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. SNELLEN, I. Electronic Governance: Implications for Citizens, Politicians and Public Servants International Review of Administrative Sciences, n. 68, p. 183-198, Jun. 2002. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 SPECTOR, A. Z.; GIFFORD, D. K. A Computer Science Perspective of Bridge Design. Communications of the ACM, v. 29, n. 4, p. 267-283, abr. 1986. STANDISH GROUP. The CHAOS Report 1994. Disponível em: < https://standishgroup.com/sample_research_files/chaos_report_1994.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017. ______. The CHAOS Report 2014. Disponível em: < https://standishgroup.com/sample_research_files/CHAOSReport2014.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017. TEIXEIRA, R. R. Models of communication and health practices. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n. 1, 1997. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011 TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. UNITED STATES PATENT AND TRADEMARK OFFICE. Douglas C. Engelbart Attorneys. X-Y Position Indicator for a Display System. US3541541A, jun. 1967, nov. 1970. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Deliberação nº 015, de 23 de março de 2012. Conselho Universitário. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/deliberacoes/consu/Deliberacoes_2012/Delib%20015-2012%20CONSU%20-%20ESTATUTO%20e%20REGIMENTO.pdf>. Acesso em: 30. mar. 2016. ______.Institucional. Disponível em: <http://ufrrj.br/portal/modulo/reitoria/index.php>. Acesso em: 30 mar. 2016. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014. WHITENTON, K.; PERNICE, K.; CAYA, P.; NIELSEN, J. Application design showcase. 2. ed. Fremont: Nielsen Norman Group, 2012. WALKENBACH, J. Excel 2013: Power Programming with VBA. 1. Ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013. ZUBOFF, S. Automatizar / informatizar: as duas faces da tecnologia inteligente. Revista de Administração de Empresas, n. 6, v. 34, p. 80-91, 1994.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71623/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6189
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-10T17:53:49Z No. of bitstreams: 1 2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdf: 5274148 bytes, checksum: 23de4686feee0191ed5e52b54d784526 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-10T17:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdf: 5274148 bytes, checksum: 23de4686feee0191ed5e52b54d784526 (MD5) Previous issue date: 2018-06-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdf5.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.