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Tipo do documento: Dissertação
Title: Metodologia para precificação e determinação do resultado da comercialização: formação do preço de venda
Other Titles: Methodology for put a price and determination of the result in the commerce: formation of the sale´s price
Authors: Anjos, Wesley Silva dos
Orientador(a): Moreira, Maxwell Ribeiro
Keywords: precificação;avaliação por resultados;resultado da venda;precification;formation of the sale´s price
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 7-May-2004
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ANJOS, Wesley Silva dos. Metodologia para precificação e determinação do resultado da comercialização: formação do preço de venda. 2004. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2004.
Abstract: O trabalho trata da precificação de mercadorias comercializadas por empresas cujo objeto real consiste na revenda destas mercadorias. A metodologia proposta permite verificar o resultado econômico de cada item comercializado. O tema precificação é de suma importância para o sucesso das empresas conforme os autores Porter (1990:469) e Catelli (2001:344). Os autores alegam que o resultado econômico é o melhor indicador de eficácia empresarial. Porém, o cálculo do resultado da venda e da precificação de mercadorias destinadas a revenda não é objeto de consenso no meio literário, sendo escassa a literatura nacional que dela trata no modo prático. Basicamente a diferença entre as metodologias encontradas esta na aplicação de taxas de juros e taxas de aplicação bem como definição de datas focais. Alguns autores como Assef em seu livro Manual prático e Formação de Preço de Venda ,(2003) leva em consideração a taxa de aplicação para trazer as taxas incidentes na venda a valor presente, já a metodologia da KPMG Peat Marwick Dreyfuss, exposto no livro Curso de Contabilidade Gerencial do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (1993:100) leva em consideração a taxa de desconto (captação). A metodologia proposta neste trabalho, utiliza-se de 3 taxas de juros para poder precificar onde leva em consideração a taxa de aplicação quando a empresa possui recursos excedentes e a taxa de captação quando a empresa necessita de recursos. A terceira taxa é utilizada para análise de comparação da viabilidade econômica de desconto de títulos. Outra diferença entre as metodologias encontradas é a da consideração da data focal para levar as taxas a valor presente onde elas consideram a data do faturamento. A oscilação dos resultados obtidos com as literaturas encontradas em relação a metodologia proposta oscilou em até 20%. O objetivo principal deste trabalho é propor uma metodologia diferente das metodologias encontradas no mercado comercial e literário.Considerando a matemática, como uma linguagem lógica, e a necessidade prática do mercado comercial para definir o melhor método de se precificar e calcular a margem de contribuição de uma venda, conclui-se que a metodologia proposta é mais precisa e a que melhor se adapta a realidade comercial dentre as metodologias pesquisadas.
Abstract: This work treats of the price in the commodities that are commercialize by small and middle companies, which the real object consists in the resell of these commodities. This kind of methodology allows seeing how is the economical results that came from the each unit which is commercialize. This theme is very important to companies success as same authors says like Porter (1990:469) and Catelli (2001:344). They affirm that the economics result is the best way to identify how are destined to resell, aren´t object of a consensus in the literary middle, and because of this the national´s literature is very shortage in the practical level. Basically the difference between these methodologies that are found in this application of rates and applications, as usual then definition of the local dates. Some authors like Assef (2003) in his book Practice manual of the formation in the sales price (2003), takes in consideration the application tax to being then taxes that incidents in the present sales value, already the KPMG Peat Marwick Dreyfuss´, which is expose in the book Course of Manager Accountancy ,CRC-SP, (1993), takes in consideration the discount taxes. The methodology that are proposal in this work, made use of 3 rates to can put a price where takes in consideration the application tax when the company has excess resorts and pick up tax when the company requires some resorts. The third tax is utilized to analysis the comparative of the economic viable of the rate title. Other difference found between these methodologies is the consideration of the focal date to take the taxes to the present value, where they considerate are the day of the invoice. The oscillation of the results with the found literature in relation to the proposal methodology is to 20%. The principal purpose of this work is to show that purpose methodology is most correct than the others methodologies that are found in the commerce and literary market. Considering the practice need of the mathematics, like a rational speech, and the best method the proposal methodology is more precise and is the best to adapt with the commerce reality inside the methodologies that are researched.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15224
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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