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dc.contributor.authorRodrigues, Rodrigo Rossi
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:14Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:14Z-
dc.date.issued2012-03-27
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rodrigo Rossi. Eficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamento. 2012. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15255-
dc.description.abstractAtravés deste trabalho pretende-se apresentar como a racionalização de recursos pode contribuir para melhorar o resultado operacional de uma empresa de serviço de transporte marítimo. O mercado de afretamento de navios petroleiros segue uma tendência mundial na contratação do preço do frete, tornando importante o processo de redução de custos através da otimização de óleo combustível e óleo diesel, e controle das performances operacionais: tempo, velocidade e disponibilidade operacional. Uma das formas de reduzir os descontos na receita dos navios é o controle do consumo de óleo combustível e óleo diesel. Sejam eles provocados por problemas técnicos nos MCP´s (Motor de Combustão Principal), MCA´s (Motor Auxiliar de Combustão) e Máquinas Auxiliares dos navios, ou até mesmo pela necessidade de reavaliação de taxas contratuais de bombeio de carga e descarga de produtos nos terminais, e velocidade/tempo de viagem em alguns trechos do litoral brasileiro, devido às mudanças climáticas e geográficas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmaritime transporteng
dc.subjectoperational efficiencyeng
dc.subjectresource´s rationalizationeng
dc.subjectoil productioneng
dc.subjectlogisticeng
dc.subjecttransporte marítimopor
dc.subjecteficiência operacionalpor
dc.subjectracionalização de recursospor
dc.subjectcadeia produtiva do petróleopor
dc.subjectlogísticapor
dc.titleEficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamentopor
dc.title.alternativeOperational efficiency in a shipping company: seeking rationalization of charter contractseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe goal of this study is to show how the resource´s rationalization can improve the operational results of one maritime transport company. The tanker maket follows a world tendency on the hiring price of charter. It makes the process of costs reducing through the optimization of fuel and diesel or/and through the performance´s control of time, velocity and operational disponibility a mandatory factor. The control of the consume of fuel and diesel is a way to reduce the discounts on the ships earns. The losses can be caused by technical problems on the MCP's (Main Combustion Engine), MCA's (Auxiliary Combustion Engine) and auxiliary machinery of the ships, or by the necessity of revaluation on the contractual price of loading and unloading products on shipping terminals and also by the climate changes in the Brazilian coastline, which causes some different conditions of velocity and time trips.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1ID244.340.867-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee1Rocha, Saulo Barbosa
dc.contributor.referee2Gomes, Carlos Francisco Simões
dc.creator.ID5513603721por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549529672343472por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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