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Tipo do documento: Dissertação
Título: Eficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamento
Otros títulos: Operational efficiency in a shipping company: seeking rationalization of charter contracts
Autor: Rodrigues, Rodrigo Rossi
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbará de
Primeiro membro da banca: Rocha, Saulo Barbosa
Segundo membro da banca: Gomes, Carlos Francisco Simões
Palabras clave: maritime transport;operational efficiency;resource´s rationalization;oil production;logistic;transporte marítimo;eficiência operacional;racionalização de recursos;cadeia produtiva do petróleo;logística
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-mar-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: RODRIGUES, Rodrigo Rossi. Eficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamento. 2012. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: Através deste trabalho pretende-se apresentar como a racionalização de recursos pode contribuir para melhorar o resultado operacional de uma empresa de serviço de transporte marítimo. O mercado de afretamento de navios petroleiros segue uma tendência mundial na contratação do preço do frete, tornando importante o processo de redução de custos através da otimização de óleo combustível e óleo diesel, e controle das performances operacionais: tempo, velocidade e disponibilidade operacional. Uma das formas de reduzir os descontos na receita dos navios é o controle do consumo de óleo combustível e óleo diesel. Sejam eles provocados por problemas técnicos nos MCP´s (Motor de Combustão Principal), MCA´s (Motor Auxiliar de Combustão) e Máquinas Auxiliares dos navios, ou até mesmo pela necessidade de reavaliação de taxas contratuais de bombeio de carga e descarga de produtos nos terminais, e velocidade/tempo de viagem em alguns trechos do litoral brasileiro, devido às mudanças climáticas e geográficas.
Abstract: The goal of this study is to show how the resource´s rationalization can improve the operational results of one maritime transport company. The tanker maket follows a world tendency on the hiring price of charter. It makes the process of costs reducing through the optimization of fuel and diesel or/and through the performance´s control of time, velocity and operational disponibility a mandatory factor. The control of the consume of fuel and diesel is a way to reduce the discounts on the ships earns. The losses can be caused by technical problems on the MCP's (Main Combustion Engine), MCA's (Auxiliary Combustion Engine) and auxiliary machinery of the ships, or by the necessity of revaluation on the contractual price of loading and unloading products on shipping terminals and also by the climate changes in the Brazilian coastline, which causes some different conditions of velocity and time trips.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15255
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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