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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15282
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Energia fotovoltaica em pequenos aeroportos: um estudo de caso para o aeroporto de Maricá |
Other Titles: | Photovoltaic energy in small airports: a case study for Maricá airport |
Authors: | Souza, Gabriela de Matos Castelo de |
Orientador(a): | Cabral, Joilson de Assis |
Primeiro membro da banca: | Cabral, Joilson de Assis |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Daniel Ribeiro de |
Terceiro membro da banca: | Campos, Adriana Fiorotti |
Keywords: | Energia Solar Fotovoltaica;Aeroporto de Maricá;Geração de Energia;Retorno de Investimento;Photovoltaic Solar Energy;Marica Airport;Power generation;ROI |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | SOUZA, Gabriela de Matos Castelo de. Energia fotovoltaica em pequenos aeroportos: um estudo de caso para o aeroporto de Maricá. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Abstract: | Aeroportos são edificações com alto consumo de energia elétrica e que necessitam de um fornecimento energético firme devido aos riscos intrínsecos de uma falha do sistema operacional aeroportuário. Por possuírem uma área de livre sombreamento e ensolaradas, estas edificações apresentam grande potencial para aplicação de sistemas FV. A maior parte do consumo de eletricidade do aeroporto municipal de Maricá ocorre no período diurno e fora do horário de ponta, coincidindo com o momento de maior produção de energia solar. Atualmente, o aeroporto maricaense tem um oneroso gasto com energia elétrica por não utilizar 1⁄4 da demanda contratada e usar de forma frequente geradores. Além disso a prefeitura de Maricá está buscando políticas públicas para tornar a cidade sustentável, formulando o Programa Maricá Solar. Dessa forma, com o intuito de aderir ao Programa municipal, reduzir a dependência energética do aeroporto às concessionárias locais e diminuir o custo de energia, e consequentemente, gerar uma redução nos gastos públicos municipais, visto que o aeroporto é gerido por uma empresa estatal, o presente estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade potencial energético e econômico da implantação de energia solar no aeroporto de Maricá. Para tal propósito, foram utilizados indicadores financeiros como VPL, TIR e Payback e a avaliação da viabilidade energética foi feita por meio do programa PVsyst. Desta forma os resultados mostraram que o sistema é viável, pois terá um VPL de R$ 4.186.157,87 para o período de 25 anos, produzirá uma energia total de 445 MWh/ano, gerando uma economia anual de R$ 352.299,72 e uma redução de 1.748 toneladas de CO2. |
Abstract: | Airports are buildings with high consumption of electricity and that need a firm energy supply due to the intrinsic risks of a failure in the airport operating system. Because they have an area of free shading and sunny, these buildings have great potential for the application of PV systems. Most of the electricity consumption at the municipal airport of Maricá occurs during the day and outside peak hours, coinciding with the moment of greater production of solar energy. Currently, the airport in Marica has a costly expenditure on electricity because it does not use 1⁄4 of the contracted demand and frequently uses generators. In addition, the Maricá City Hall is seeking public policies to make the city sustainable, formulating the Maricá Solar Program. Thus, in order to adhere to the Municipal Program, reduce the airport's energy dependence on local concessionaires and reduce the cost of energy, and consequently, generate a reduction in municipal public expenses, since the airport is managed by a state-owned company, the present study aims to evaluate the potential energy and economic viability of deploying solar energy at Maricá airport. For this purpose, financial indicators such as NPV, IRR and Payback were used and the energy viability assessment was carried out using the PVsyst program. In this way, the results showed that the system is viable, as it will have a NPV of R$ 4,186,157.87 for the period of 25 years, will produce a total energy of 445 MWh/year, generating annual savings of R$ 352,299.72 and a reduction of 1,748 tons of CO2. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15282 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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