Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15292
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Projetos de Pesquisa Desenvolvidos por Estudantes de Pósgraduação: Uma Oportunidade Para a Aprendizagem Organizacional |
Other Titles: | Postgraduate Students Research Projects Development: An Organizational Learning Practice Opportunity |
Authors: | Oliveira, Olívia Bahia de |
Orientador(a): | Villardi, Beatriz Quiroz |
Primeiro membro da banca: | Teixeira, Maria Gracinda Carvalho |
Segundo membro da banca: | Silva, Anielson Barbosa |
Keywords: | Aprendizagem Organizacional;Trabalhador do conhecimento;Comunidades de prática;Aprendizagem situada em empresa de pesquisa;Organizational Learning;Knowledge Workers;Communities of Practice;Research Organization Situated learning |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 25-Feb-2011 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | OLIVEIRA, Olívia Bahia de. Projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de pós-graduação: Uma oportunidade para a aprendizagem organizacional. 2011. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. |
Abstract: | As organizações baseadas em conhecimento precisam enfrentar o desafio de melhor interagir e melhor dialogar com seus trabalhadores do conhecimento. O conhecimento é hoje o ativo mais importante das empresas e o trabalhador do conhecimento pode colaborar para o desenvolvimento do conhecimento organizacional por meio de sua capacidade de aprendizagem individual e coletiva. A aprendizagem organizacional é tema muito vasto, mas apresentam-se aqui seus principais conceitos, em especial aqueles relacionados com a aprendizagem situada e em comunidades de prática. A Empresa X é uma empresa pública baseada em conhecimento que atua no campo de pesquisa agropecuária tropical, com 40 unidades no território nacional. A Empresa X recebe estudantes de pós-graduação stricto sensu interessados em desenvolver seus projetos de pesquisa utilizando a infra-estrutura e o apoio tecnológico da Empresa X. O objetivo deste estudo foi desvendar como ocorre a aprendizagem individual e coletiva durante o desenvolvimento dos projetos de pesquisa de pós-graduação na Unidade AA da Empresa X, situada na capital do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza qualitativa, configurou-se como um estudo de caso. Os dados de campo foram coletados por meio de entrevistas presenciais semi-estruturadas com seis estudantes, seis orientadores e cinco empregados do grupo de pesquisa. A partir dos dados coletados foram descritos e interpretados os significados por meio de análise hermenêutica. Os resultados da pesquisa revelaram que a aprendizagem coletiva dos estudantes com seus orientadores e com o apoio fornecido pelos funcionários nesta empresa ocorreu por meio da revisão de literatura, da educação formal, com a resolução de problemas, a experiência e a reflexão, no convívio social e com o conhecimento compartilhado. Também foi possível descobrir como os estudantes são selecionados pelos orientadores e como se dá a escolha dos temas de pesquisa, identificar as parcerias firmadas no desenvolvimento dos projetos e as práticas utilizadas nas áreas para a orientação dos estudantes. Perceberam-se ainda situações de risco ou perda efetiva de conhecimento e a importância do desenvolvimento das pesquisas para a Empresa X, para os estudantes, para as universidades e para a sociedade brasileira. Espera-se que este estudo contribua para fundamentar a implantação de uma gestão do conhecimento na Empresa X e que amplie a compreensão dos processos de aprendizagem coletiva que ocorre, principalmente aqueles em que os empregados que não ocupam cargos de gerência são os atores principais. Assim, a aprendizagem coletiva e organizacional pode-se tornar uma pratica quotidiana nesta empresa. |
Abstract: | Knowledge-based organizations are facing interaction and communication challenges with their knowledge workers. Being knowledge is today’s most valuable companies’ asset therefore knowledge workers individual and collective learning ability to collaborate will be crucial. Organizational learning is a very broad issue, so key concepts are presented, especially those related to situated learning and communities of practice. Empresa X is a knowledge-based government-controlled research company operating in the field of tropical agricultural research, with 40 units across Brazil. A company here called Empresa X admits postgraduate students interested in developing their research projects using company’s infrastructure and technological support. This study aimed at discovering how individual and collective learning occurs during postgraduate research projects development at the company’s Unit AA, located in the capital city of the state of Rio de Janeiro. This qualitative research was configured as a case study. Field data was collected through semi-structured inperson interviews with six students, six advisors and five employees of the research group. Hermeneutic analysis method was applied in search for the collected data meaning. Research findings revealed that organizational learning occurred by-means of: literature review, formal education, problem solving, experience and reflection, social interaction and shared knowledge processes. It was also revealed the way students are selected by the advisors, how the research topics are chosen; how partnerships are established during projects development and their corresponding students’ guiding practices. Risk situations of effective loss of knowledge developed at the company and this unit research activities contribution for Empresa X, post graduate students, universities and Brazilian society were also pointed out. This study would contribute to support a knowledge management structure implementation within Empresa X and to understanding their collective learning processes, especially those accomplished at non managerial levels. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15292 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Olívia Bahia de Oliveira.pdf | 2011 - Olívia Bahia de Oliveira | 823.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.