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dc.contributor.authorCavalcante, Fernando Victor
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:16Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:16Z-
dc.date.issued2018-02-28
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Fernando Victor. Capacitação para a gestão da transferência tecnológica da Fiocruz: uma proposta baseada no desenvolvimento de competências individuais e coletivas. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15300-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi subsidiar a capacitação para a gestão da transferência de tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) visando o desenvolvimento de competências individuais e coletivas, tendo como escopo os processos de aprendizagem e a gestão por competências. Trata-se de uma pesquisa sobre a gestão de transferência de tecnologia efetuada pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), que desenvolveu um sistema de gestão tecnológica descentralizado, denominado Sistema Gestec-NIT, que conta com Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) distribuídos pelas unidades heterogêneas da Fiocruz. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi adotado o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e natureza descritiva, sendo os dados coletados por meio de pesquisa documental, observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores do aludido sistema. Os dados coletados foram submetidos à análise indutiva de Thomas (2006). Os resultados encontrados permitiram evidenciar o processo de gestão da transferência de tecnologia da Fiocruz que, a partir da utilização de mecanismos de proteção da propriedade intelectual, atua sob as óticas de oferta e demanda de tecnologias. Em ambos os casos o objetivo é abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso à população. Os resultados de campo permitiam evidenciar que o processo de aprendizagem dos gestores ocorre por meio de aprendizagem experiencial e reflexiva, por meio do enfrentamento das demandas do dia-a-dia, resolução de problemas por tentativa e erro, autoaprendizagem, interações coletivas, incluindo a aprendizagem observacional, quando os gestores consultam ou observam pessoas ou instituições que vivenciaram situações ou problemas semelhantes. A partir destes processos de aprendizagem os gestores acreditam ter desenvolvido competências para lidar com os processos de gestão tecnológica, articulando com todos os atores envolvidos em processos de transferência. Para o desenvolvimento de competências para a gestão da transferência tecnológica recomenda-se institucionalizar a capacitação, que deverá ser estruturada de modo a suprir as demandas de desenvolvimento dos gestores e, também, para auxiliá-los a gerenciar intervenientes para a transferência de tecnologia existentes no ambiente da instituição. Para tanto a capacitação deverá ser estruturada: a) definição das necessidades de treinamento (competências, pontos de partida e chegada); b) projeto e planejamento do treinamento (opções de aprendizagem, definição de recursos e prazos); c) execução do treinamento; d) avaliação dos resultados do treinamento; e) monitoramento.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem Individual e Coletivapor
dc.subjectGestão da Propriedade Intelectualpor
dc.subjectGestão da Transferência de Tecnologiapor
dc.subjectGestão por Competênciaspor
dc.subjectNúcleos de Inovação Tecnológicapor
dc.subjectIndividual and Collective Learningeng
dc.subjectIntellectual Property Managementeng
dc.subjectTechnology Transfer Managementeng
dc.subjectCompetences Management Systemeng
dc.subjectTechnology Transfer Officespor
dc.titleCapacitação para a gestão da transferência tecnológica da Fiocruz: uma proposta baseada no desenvolvimento de competências individuais e coletivaspor
dc.title.alternativeDeveloping the technological transfer management at Fiocruz: a proposal based on the development of individual and collective competenceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this research was to subsidize the development of Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) technological transfer management aiming to build individual and collective competences, having as scope the learning processes and the competences management system. It is a research about the management of technology transfer performed by Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), which developed a decentralized technology management system, called Gestec-NIT System, that has Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) distributed by the heterogeneous units of Fiocruz. For the development of this research the case study was adopted, with a qualitative approach and descriptive nature, being the data collected through documentary research, observation and application of semistructured interviews with the managers of the system. The collected data were submitted to the inductive analysis of Thomas (2006). The results found allowed to evidence the process of Fiocruz managing technology transfer, through the use of intellectual property protection mechanisms, operates under the optics of offer and demand of technologies. In both cases the objective is to supply the Sistema Único de Saúde (SUS), increasing population access. The results showed that the managers' learning process occurs through experiential and reflexive learning, by confronting everyday demands, solving problems by trial and error, self-learning, collective interactions, including observational learning, when managers consult or observe individuals or institutions that experienced similar situations or problems. From these learning processes managers believe that they have developed competences to deal with technological management processes, articulating with all involved actors in technology transfers. For developing management technological transfer competences is recommended to institutionalize the training, which should be structured to meet the managers development demands and also to help them manage technology transfer intervenants existing in institution's environment. For this, the training should be structured: a) definition of training needs (competences, starting and arrival points); b) project and training planning (learning options, resources required and establishment of deadlines); c) execution of the training; d) evaluation of training results; e) monitoring.eng
dc.contributor.advisor1Renault, Thiago Borges
dc.contributor.advisor1ID086.890.197-07por
dc.contributor.referee1Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.referee2Renault, Thiago Borges
dc.contributor.referee3Fonseca, Marcus Vinícius de Araújo
dc.creator.ID088.833.537-73por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047091361895162por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2606
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-03-20T19:09:32Z No. of bitstreams: 1 2018 - Fernando Victor Cavalcante.pdf: 2496426 bytes, checksum: b56496f82d78bb144a866a293de6e16b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-20T19:09:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Fernando Victor Cavalcante.pdf: 2496426 bytes, checksum: b56496f82d78bb144a866a293de6e16b (MD5) Previous issue date: 2018-02-28eng
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