Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15303
Tipo do documento: Dissertação
Title: A complexidade e o ambiente de gestão em uma indústria química.
Other Titles: The complexity and management environment in a chemical industry.
Authors: Camargo, Alcir de Assunção
Orientador(a): Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto
Primeiro membro da banca: Villardi, Beatriz Quiroz
Segundo membro da banca: Oliveira, Murilo Alvarenga
Keywords: Complexidade;Complexidade e gestão;Gestão em indústria química;Complexity;Complexity and management;Management in chemical industry
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 22-Feb-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: CAMARGO, Alcir de Assunção. A complexidade e o ambiente de gestão em uma indústria química. 2011. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Este estudo foi realizado no ambiente de gestão de uma indústria química, a Empresa X, vista sob o prisma do processo da complexidade, do ponto de vista dos processos de aprendizagem, do desenvolvimento da cooperação, das estratégias gerenciais em uso (ou não uso) e como é vivido o dia a dia na medida em que os eventos, aparentemente randômicos, acontecem. O objetivo geral foi caracterizar o ambiente de gestão em uma indústria química e identificar suas práticas, com a vista do complexo. Os objetivos específicos foram os de configurar os conceitos ligados à complexidade e aos processos chamados complexos, identificar no ambiente da indústria, episódios possivelmente relacionados à lógica da complexidade, levantar e compreender os diferentes aspectos gerenciais da Empresa X, comparar aspectos de gestão da empresa com os diversos aspectos levantados sobre a complexidade, apontar possíveis pontos de convergência e apontar possíveis pontos de aprofundamento prático e ou teórico. Foram escolhidas, com base na literatura, características do clássico e do complexo para serem evidenciadas no estudo. “Erros como fonte de aprendizado” e “Normas e regulamentos primeiro”, de sentidos opostos entre si, foram aquelas para identificar a explicação causal e a dinâmica e reconstrutividade; “Pessoas participantes e influentes” e “Pessoas afastadas”, também opostas, para identificar a relação objeto-observador e a não-linearidade; “O singular e o pontual importantes” e “Princípios universais importantes”, opostas e para identificar o universo de estudo e compreensão na organização; “Organicismo” e “Mecanicismo” características opostas para identificar tanto a não-linearidade quanto a abordagem de estudo dos fenômenos; “Arranjo em rede” para identificar a ocorrência da autonomia e ambigüidade e ambivalência; “Auto-organização” e “Ordem dada a priori”, opostas entre si, e “Aprendizado” para identificar a ocorrência da irreversibilidade, do processo dialéticoevolutivo e sistemas de ordem. Foi utilizada metodologia de estudo de caso com pesquisaação, onde foram empregados “diários de bordo”, entrevistas e dados secundários. A coleta de dados durou oito meses. Verificou-se a ocorrência de todas as características no estudo, e que o clássico e o complexo estiveram presentes no ambiente de gestão estudado. Identificado que a autoridade delegada, a atitude “resolver-problema” e pressão por solução dos problemas facilitam o surgimento de características da complexidade. As simplificações e busca de universalidade são mais características no topo da organização. No entanto há apoio ao singular e pontual quando há demora em solucionarem-se problemas. Sugere-se realizar em outras organizações levantamento similar ao realizado na Empresa X de tal maneira a confirmar e ou abrir novas frentes de entendimento da gestão via abordagem qualitativa da Teoria da Complexidade. Também se sugere verificar se no chão de fábrica também se mostram mais evidentes os conceitos do clássico e um estudo com o olhar quantitativo da Teoria da Complexidade na própria organização estudada, na tentativa de obter ferramentas amigáveis para a gestão.
Abstract: This study was conducted in the management environment of a chemical industry, Company X, viewed through the prism of the complexity of the process, from the standpoint of learning processes, development of cooperation, management strategies in use (or nonuse) and how it is lived day to day when the events, apparently random, happen. The overall objective was to characterize the management environment at a chemical industry and identify their practices, with the view of the complex. The specific goals were set up concepts involving complexity and processes called complex, identify inside the industry environment episodes possibly related to the logic of complexity, to raise and understand the different aspects of management of Company X, to compare aspects of management of the company with the different points raised about complexity, in order to identify possible points of convergence and to identify possible points either practical or theoretical for better understanding. Based on literature, features of the classic and of the complex were chosen to be highlighted in the study. "Errors as a source of learning" and "Rules and Regulations first" in opposite directions from each other, were those to identify the causal and dynamic and reconstructive characteristics; "People participating and influential" and "People away", also in opposite, to identify the relationship between observer and object and for the nonlinearity; "The singularity and punctual important" and "Universal principles important", opposite and to identify the universe of study and understanding in the organization; "Organic" and "mechanistic" opposite characteristics to identify either the nonlinearity as the approach to the study of phenomena; "Fitting in network" to identify the appearance of autonomy and ambiguity and ambivalence, "Selforganization" and "Order given a priori”, opposite each other, and "Learning" to identify the occurrence of the irreversibility of evolutionary and dialectical process and systems of order as well. It was used action research methodology with a case study, where used logbooks, interviews and secondary data. Data collection lasted eight months. It was notice the occurrence of all features in the study and that the classical and the complex were present in the environment management study as well. It was identified that the delegated authority, the "solving-problem" attitude and the pressure to solve problems facilitate the emergence of characteristics of complexity. The search for universality and simplifications are features that occur on the top of the organization. However there is support to the singular and punctual when delay in solve problems happen. It is suggested perform in other organizations similar survey that was conducted at the Company X to confirm and or open new horizons of understanding in management via a qualitative approach of Complexity Theory. It is also suggests investigating if the operational employees are also more linked to the concepts of the classic and take a look using a quantitative study of the Complexity Theory within the studied organization in an attempt to get useful tools for management.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15303
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Alcir de Assunção Camargo.pdf2011 - Alcir de Assunção Camargo835.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.