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dc.contributor.authorSilva, Hudson Santos da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:41Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:41Z-
dc.date.issued2013-03-26
dc.identifier.citationSILVA, Hudson Santos da. O meio ambiente e o desenvolvimento regional em uma instituição pública de educação profissional e tecnológica brasileira. 2013. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15318-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa é analisar, sob a ótica da abordagem institucional, as influências dos atores que interagem com o IFRJ na construção da sua área ambiental, no contexto das transformações pelas quais passa a instituição, de modo a ampliar a discussão sobre a atuação regional dos Institutos Federais. Nesse sentido, a pesquisa mostra que as políticas públicas de desenvolvimento pressupõem a necessidade de envolver os diferentes atores institucionais, empresariais e a sociedade civil na elaboração e condução de projetos regionais de desenvolvimento. Conectar o meio ambiente com o desenvolvimento regional tem sido um desafio para as instituições públicas de ensino e pesquisa, como é o caso do IFRJ que tem dado ênfase à temática ambiental na formação dos seus estudantes. A criação do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional em 2007 sugere essa conexão e insere o IFRJ em um novo papel articulado aos setores públicos e privados na execução de projetos de desenvolvimento regional com ênfase no desenvolvimento sustentável. Reconhecida a premência desse novo papel do IFRJ, o pesquisador defrontou-se com as limitações dessa articulação institucional propondo-se a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritivo e analítico, com fontes documentais e orais, envolvendo os atores locais que influenciam a instituição em questão a perseguir ou desviar-se do seu desígnio regional, a partir dos cursos de meio ambiente. Privilegiou-se a abordagem institucional, em sua vertente sociológica, por ter amplo reconhecimento, pelo campo das Ciências Sociais, como capaz de oferecer explicações aos processos que conectam as relações sociais, por preocupar-se com o que há de consolidado na sociedade no que diz respeito a valores, ações, padrões e normas que são construídos e legitimados a partir das inter-relações entre os diversos atores organizacionais. O presente estudo se mostra inovador ao aproximar a análise institucional das políticas públicas de desenvolvimento em um Instituto Federal, assunto escasso na literatura nacional. Os resultados da pesquisa confirmam a suposição inicial do estudo, expondo que as influências de determinados atores ocorrem de forma desigual e provocam entraves na consecução do novo papel a que se propôs o IFRJ, desafiando a instituição a construir relações com os atores que contribuam efetivamente no alcance do seu compromisso como executora de políticas públicas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteoria institucionaleng
dc.subjectdesenvolvimento regionalpor
dc.subjectmeio ambientepor
dc.subjectinstituição públicapor
dc.subjectinstitutional theoryeng
dc.subjectregional developmenteng
dc.subjectenvironmenteng
dc.subjectpublic institutioneng
dc.titleO meio ambiente e o desenvolvimento regional em uma instituição pública de educação profissional e tecnológica brasileirapor
dc.title.alternativeThe environment and regional development in a public institution of professional education and technological in Brazil.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research aim analyzing, from the perspective of the institutional approach, the influences of actors that interact with IFRJ in building their environmental area, in the context of the transformations undergone by the institution in order to broaden the discussion on regional action of the Federal Institutes. In this sense, this research shows that development public policies presume the need for involving different institutional actors, companies and civil society both in the preparation and in the conduction of regional development projects. The association of environmental concerns with regional development has been a challenge for public institutions like IFRJ, which has emphasized ecological issues in the training of its students. That connection is affirmed by the creation of the National Plan for Regional Development in 2007, which places IFRJ in a new position, of articulating public and private sectors for the implementation of regional development projects that emphasize sustainable development. Having recognized the urgency of this new role played by IFRJ, the researcher was confronted with the limitations of the institution’s articulations, and has set to perform a qualitative research of the descriptive and analytical kind with oral and documental sources, involving local actors that influence the institution in focus regionally, towards either pursuing or straying from its concerns from their environmental courses. The institutional approach in its sociological aspect was employed, since it enjoys wide recognition in the field of Social Sciences for its ability to offer explanations to processes that connect social relations by its concerning what is consolidated in society in terms of values, actions, standards and norms, which are constructed and legitimized with the interrelationships between the various organizational actors. This study constitutes an innovative approach to the institutional analysis of development public policies in a Federal Institute, since that has been scarcely referred to in specialized literature produced in Brazil. The research results confirm our initial assumption, showing that the influences of certain actors occur unevenly and that they hinder the achievement of that new role intended by IFRJ. This challenges the institution to build relationships with actors that may contribute effectively so that it fulfills its commitment as a public policy implementer.eng
dc.contributor.advisor1Teixeira, Maria Gracinda Carvalho
dc.contributor.advisor1ID074.846.233-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8230657832492432por
dc.contributor.referee1Simões, Janaína Machado
dc.contributor.referee2Lemme, Celso Funcia
dc.creator.ID047.096.347-69por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431878507016746por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesBARATTER, Marystela A.; GUARIDO FILHO, Edson R. Habilidades sociais no Arranjo Produtivo Local de software na cidade de Curitiba. XXXV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, ANPAD, 2011. 1 CD. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977), 2006. BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, Martin W.; Gaskell, George. Pesquisa qualitativa com textos, imagens e som: um manual prático. 3ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002. p.189 - 217 BESSA, Eliane da Silva. O lugar dos homens na natureza social: uma proposta reflexiva sobre o meio ambiente. Dissertação de Mestrado. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). UFRJ. 1993. 152p. BRASIL. Decreto-Lei 4.127 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. 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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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