Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marcia Cristina
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:51Z-
dc.date.issued2006-03-08
dc.identifier.citationSILVA, Marcia Cristina. Planejamento do setor turístico como estratégia para alavancar o desenvolvimento regional. Estudo de caso: município de Seropédica/RJ. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15325-
dc.description.abstractA indústria do turismo vem assumindo um papel de grande proeminência para a economia mundial. A geração de emprego, ocupação e renda, a redução das desigualdades sociais e regionais e o equilíbrio da balança de pagamento sinalizam o horizonte almejado pelos administradores públicos. Entender a importância do turismo como atividade estratégica permite, muitas vezes, aos governantes, obter vantagens excepcionais para alavancar o desenvolvimento regional. Baseado nesta assertiva, o estudo trata desde o conceito básico, até os mitos que giram em torno da atividade e as etapas de um planejamento estratégico. A análise dos principais fatores determinantes para o incremento do setor turístico, é tratada em um estudo de vantagem competitiva e comparativa que incorpora uma análise dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças dos ambientes interno e externo. As conclusões parciais, que foram aduzidas ao trabalho, possibilitarão estabelecer um critério moderno de gestão turística para o município em estudo, situado no interior do Estado do Rio de Janeiro, de forma a corroborar para um turismo sólido e que beneficie, principalmente, a comunidade local, trazendo reflexos positivos para a região. Finalmente, procurou-se apresentar propostas de ações que servirão de base na elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal atendendo, com isso, às diretrizes do Governo Federal.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão de Turismopor
dc.subjectRegionalizaçãopor
dc.subjectPotencialização Turísticapor
dc.subjectMunicípio de Seropédicapor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectTourism Managementeng
dc.subjectRegionalizationeng
dc.subjectTourist Potentializationeng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectSeropédica Countyeng
dc.titlePlanejamento do setor turístico como estratégia para alavancar o desenvolvimento regional. Estudo de caso: município de Seropédica/RJpor
dc.title.alternativeTourist sector planning as a strategy to accelerate the regional development. Case study: Seropédica county/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe tourism industry is now taking a notorious role on the world economy. The job occupation and income opportunities, the profits, the reduction of national deficit and the social and regional inequalities and the balance or payments are the main goals of the public administrators. Assimilating the strategic importance of tourism allows the governments to obtain exceptional advantages to make the regional development accelerate. Based on this, this work aims at analyzing the basic concept, the myths that surround the activity and the steps of a strategic planning. The analysis of the main determining factors for an improvement on the tourism industry is presented on a study of the comparative and competitive advantages that incorporates an analysis of the weak and strong points, opportunities and threats on the external and internal environment. The partial conclusions that were exposed in these work possibilities the establishment of a modern standard of tourist management for the city, situated on the Rio de Janeiro countryside, with the view to collaborate for a consistent tourism and to develop the local community, bringing positives effects for the area. Finally, concrete actions were presented in order to be a base for the elaboration of a Tourism Development Strategic Plan, in order to attend the demands of the Federal Government.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Stella Regina Reis da
dc.contributor.advisor1ID712.314.127-04por
dc.contributor.referee1Salles, Mara Telles
dc.contributor.referee2Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.creator.ID842.264.397-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6740615294895060por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10989/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16582/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22898/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29276/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35650/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42048/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48428/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54878/2006%20-%20Marcia%20Cristina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2982
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-10-22T17:38:01Z No. of bitstreams: 1 2006 - Marcia Cristina da Silva.pdf: 4627690 bytes, checksum: b8436ae388b68d7261a87c45a07794bb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-22T17:38:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Marcia Cristina da Silva.pdf: 4627690 bytes, checksum: b8436ae388b68d7261a87c45a07794bb (MD5) Previous issue date: 2006-03-08eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Marcia Cristina da Silva.pdfDocumento principal4.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.