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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15343
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A configuração dos novos arranjos estruturais no setor de processos industriais da montadora ALFA: entre a busca por alta performance e a precarização das condições de vida do trabalhador |
Other Titles: | The configuration of the new structural arrangements in the industrial processes sector of the automaker ALFA: between the search for high performance and the precariousness of living conditions of the workers |
Authors: | Maitan Filho, Pedro Luiz |
Orientador(a): | Simões, Janaina Machado |
Primeiro membro da banca: | D' Avila, Geruza Tavares |
Segundo membro da banca: | Costa, Alessandra de Sá Mello da |
Keywords: | estrutura organizacional;arranjos estruturais;trabalho;indústria automobilística;organizational structure;structural arrangements;labor;automotive industry |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Oct-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | MAITAN FILHO, Pedro Luiz. A configuração dos novos arranjos estruturais no setor de processos industriais da montadora ALFA: entre a busca por alta performance e a precarização das condições de vida do trabalhador. 2014. [140 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Abstract: | A indústria automobilística está inserida atualmente em um cenário de volatilidade do ciclo de vida dos veículos, e pressões por resultados de curto prazo em um setor industrial marcado pela instabilidade econômica. Esta conjuntura tem levado grupos automotivos a adotarem processos de reestruturação nas linhas de produção dos veículos. Fatores externos, como novas tecnologias, transações na cadeia de suprimento em nível global e regulação de impactos ambientais têm definido as perspectivas futuras para os arranjos estruturais. Linhas de montagem flexíveis e suscetíveis a constantes mudanças também se destacam entre as tendências nos centros de produção automotivos. A flexibilização do trabalho nas montadoras – mais automatizado e composto por maior número de terceirizações e subcontratações – tornou secundária a participação humana no sistema automotivo, gerando condições laborais cada vez mais precárias para os trabalhadores. Assim, diante de uma série de transformações no mundo do trabalho e na organização da produção, o debate sobre o cotidiano das empresas tem se tornado cada vez mais complexo. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é identificar os efeitos da reestruturação produtiva sobre o trabalho das equipes de projetos de novos veículos do setor de processos industriais da montadora ALFA. Foi realizado um levantamento teórico sobre estruturas organizacionais e relações de trabalho do contexto automotivo, visando identificar as principais características destes elementos na literatura e, desta forma, realizar uma pesquisa empírica sob a perspectiva qualitativa. Através da análise dos dados coletados foi possível investigar como a dinâmica dos arranjos estruturais tem impactado as relações entre as pessoas envolvidas nos projetos de novos veículos da empresa ALFA. Os resultados revelaram alguns elementos da precarização do trabalho de indivíduos submetidos a vínculos empregatícios menos perenes e por isso cada vez mais receosos quanto às questões profissionais. Essa condição tem intensificado mecanismos de poder e as práticas de controle sobre os resultados das equipes, bem como as competições internas pelas vagas remanescentes no setor de processos industriais. |
Abstract: | The automotive industry is currently inserted in a scenario of volatility in the life cycle of vehicles and pressures for short-term results in an industry marked by the instability. This situation has led automotive groups to adopt restructuring processes in the production lines of the vehicle. External factors such as new technologies, transactions in the supply chain globally and regulation of environmental impacts have defined the future prospects for structural arrangements. Lines flexible and susceptible to constant change assembly also stand between trends in automotive manufacturing centers. The flexibility of labor in car companies - more automated and consists of larger number of outsourcing and subcontracting - became secondary the men participation in the automotive system, generating increasingly precarious working conditions for workers. Thus, since a series of transformations in the world of work and the organization of production, the debate about the daily lives of companies has become increasingly complex. Keeping this in view, the objective of this research is to identify the effects of the restructuring process on the work of project teams of new vehicles from the Industrial Processes sector in the automaker called ALFA. A theoretical survey was made of organizational structures and working relationships in the automotive context, to identify the main characteristics of these elements in the literature and thus perform an empirical research the qualitative perspective was performed. Through the analysis of the collected data it was possible to investigate how the dynamics of the structural arrangements has impacted the relationships between the actors involved in the projects of new vehicles ALFA organization. The findings revealed some elements of the job precariousness of individuals subjected to less perennial employments and, therefore, increasingly worried about the professional issues. This condition has intensified the mechanisms of power and control practices on the results of the teams, as well as internal competitions for the remaining vacancies in the industrial processes area. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15343 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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