Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGouvea, Rafael de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T03:14:26Z-
dc.date.available2023-12-22T03:14:26Z-
dc.date.issued2014-05-29
dc.identifier.citationGOUVEA, Rafael de Souza. Análise do processo de implantação de sistema integrado de informação: estudo de caso em uma média empresa de varejo. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15349-
dc.description.abstractA implantação de ferramentas de sistemas integrados de informação tornou-se uma necessidade para as pequenas e médias empresas brasileiras competirem no mercado e atenderem às exigências dos órgãos fiscalizadores do governo. O setor de supermercados depara-se diretamente com essa situação, por tratar-se de um segmento extremamente dinâmico e com muitas organizações administradas familiarmente. A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso numa média empresa regional do setor. Realizando a análise qualitativa num período de dois meses, foi possível obter informações que descrevessem as expectativas, ao implantar um sistema informatizado e identificar dificuldades enfrentadas neste processo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze funcionários da empresa, entre eles membros da família controladora em cargos de gestão e funcionários da área administrativa. Os resultados encontrados apresentam características comuns com a literatura, além de apresentarem particularidades de uma empresa familiar. Fatores como falhas de comunicação, cultura centralizadora, definição de cargos e funções, funcionários com longa dada de atuação e alta rotatividade em setores operacionais mostraram-se como as principais dificuldades na implantação do sistema de gestão.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpresa Familiarpor
dc.subjectGestão de varejopor
dc.subjectSistema integrado de gestãopor
dc.subjectFamily Businesseng
dc.subjectRetail managementeng
dc.subjectIntegrated management systemeng
dc.titleAnálise do processo de implantação de sistema integrado de informação: estudo de caso em uma média empresa de varejopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe implementation of integrated information systems tools has become a necessity for small and medium-sized Brazilian companies which competes in the market and meets the requirements of regulatory agencies of government. The supermarket industry is faced directly with this situation, because it is an extremely dynamic segment and with many organizations familiarly administered. This study is characterized by a case study in a regional average company in the supermarket sector. Performing qualitative analysis on a two-month period, it was possible to obtain information that might describe the expectations to implement a computerized system and identify difficulties in this process. Semistructured interviews with eleven employees of the company, among them members of the controlling family in managerial and administrative workers, were held. The results show common features with the literature, besides presenting particularities of a family business. Facts such as communication failures, centralizing culture, definition of roles and functions, employees with long action performance and high turnover in operational sectors appeared as the main difficulties in the implementation of the management system.eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.advisor1ID080.151.197-66por
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.referee2Oliveira, Murilo Alvarenga
dc.contributor.referee3Souza, Gustavo Costa de
dc.contributor.referee4Souza, Marco Antônio Ferreira de
dc.creator.ID098.516.367-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401976329648656por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12879/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17336/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23654/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30032/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36406/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42784/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49164/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55610/2014%20-%20Rafael%20de%20Souza%20Gouvea.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3324
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-18T14:46:32Z No. of bitstreams: 1 2014 - Rafael de Souza Gouvea.pdf: 850556 bytes, checksum: a885506575a3cf0eb17724e7f9ab9041 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-18T14:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Rafael de Souza Gouvea.pdf: 850556 bytes, checksum: a885506575a3cf0eb17724e7f9ab9041 (MD5) Previous issue date: 2014-05-29eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Rafael de Souza Gouvea.pdfDocumento principal830.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.