Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15355
Tipo do documento: Dissertação
Title: Propostas para o enfrentamento da evasão no curso de MSI-CRJ-PROEJA do IFRJ
Other Titles: Proposals for combating evasion in the IFRJ MSI-CRJ-PROEJA course
Authors: Oliveira, Rogerio Teixeira de
Orientador(a): Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Primeiro membro da banca: Renault, Thiago Borges
Segundo membro da banca: Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Terceiro membro da banca: Araujo, Marcelo Castañeda de
Keywords: Evasão;PROEJA;Gestão educacional;Plano de ação;School dropout;Educational management;Action plan
Área(s) do CNPq: Administração
Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: OLIVEIRA, Rogério Teixeira de. Propostas para o enfrentamento da evasão no curso de MSI-CRJ-PROEJA do IFRJ. 2018. 156 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) visa a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidades para concluir a Educação Básica em época oportuna e oferece o ensino profissional integrado ao ensino médio. Apesar dos esforços governamentais para oferecer oportunidades para a conclusão do ensino fundamental em consonância com o ensino técnico, especificamente no curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na modalidade PROEJA, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) observa-se a existência de um elevado índice de evasão que interfere no alcance das metas institucionais e sociais. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho visa analisar a evasão e elaborar propostas que contribuam para o seu enfrentamento no curso de MSI-CRJ do IFRJ. O percurso metodológico foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos institucionais, referências bibliográficas físicas e virtuais baseadas em livros, periódicos, artigos, teses, além da realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes matriculados, concluintes, evadidos, docentes, gestores e Técnico Administrativo em Educação no Campus Rio de Janeiro do IFRJ. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise documental, bibliográfica e análise de conteúdo. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de um Plano de Ação que objetivou o combate à evasão escolar e o alcance dos resultados planejados pela organização.
Abstract: The National Program for the Integration of Professional Education and Basic Education into the Youth and Adult Education Mode (PROEJA) aims at the training of young people and adults who have not had opportunities to complete Basic Education in a timely manner and offer professional education integrated with high school. Despite the governmental effort to enable opportunities for the completion of Elementary Education as of the Technical Education, specifically in the technical course Maintenance and Support in Computing as a High School / PROEJA modality, offered in Rio de Janeiro Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), there is a high rate of evasion that interferes with the achievement of institutional and social goals. That way, the main objective of this work is to analyze evasion and propose a contribution facing the evasion in the course of MSI-CRJ of the IFRJ. The methodological course was based on a qualitative research that used as instruments of data collection institutional documents, physical and virtual bibliographical references based on books, periodicals, articles, theses, as well as semi-structured interviews with the profiles: students enrolled, graduaded students, escaped students, teachers, managers and administrative technician in education at the IFRJ Campus Rio de Janeiro. For data analysis, were applied the techniques of documental, bibliographic and content analysis. As a result, this work presented complementary institutional data about school evasion just as an Action Plan to combat school dropout and the outreach of the organizational planned results.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15355
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Rogério Teixeira de Oliveira.pdf2018 - Rogério Teixeira de Oliveira1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.