Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15365
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A análise de eficiência de cenários operacionais de transporte ferroviários até 2025: um estudo de caso |
Other Titles: | The efficiency analysis of operational scenarios rail transport by 2025 |
Authors: | Silva, Reinaldo Ramos |
Orientador(a): | Oliveira, Murilo Alvarenga |
Primeiro membro da banca: | Almada, Pauli Adriano de |
Segundo membro da banca: | Macedo, Marcelo Álvaro da Silva |
Keywords: | operacional;ferrovia;técnica de cenários;análise envoltória de dados;operational efficiency;railroad scenarios method;data envelopment analysis |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 8-Sep-2011 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | SILVA, Reinaldo Ramos. A análise de eficiência de cenários operacionais de transporte ferroviários até 2025: um estudo de caso. 2011. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Abstract: | O dilema entre o crescimento econômico brasileiro e a falta de infra-estrutura, principalmente na área de logística e transporte levaram a elaboração pelo governo federal de um Programa Nacional que projetasse o volume, estrutura física e dinâmica operacional até o ano de 2025.Diante deste quadro uma concessionária ferroviária e desafiada a planejar-se para o atendimento da demanda prevista apresentada no Programa Nacional de Logística e Transporte (PNLT). O objetivo do estudo foi verificar a eficiência operacional dos cenários ferroviários até o ano 2025 construídos a partir do PNLT, para atingi-lo foi necessário a identificar quais os inputs e outputs, traçar os principais cenários operacionais com horizonte até 2025, identificar os pontos de ineficiência e as limitações a serem superadas e propor soluções para o avanço da eficiência. A pesquisa caracteriza-se como exploratória descritiva de natureza aplicada. Os procedimentos técnicos adotados para a coleta de dados foi adocumental cuja principal fonte de dados foi o PNLT, no que se refere à exploração dos dados, utilizou-se do estudo de caso para análise da organização e a pesquisa operacional para determinação objetiva dos resultados.As principais técnicas empregadas foram o planejamento por cenários, regressão linear e análise envoltória de dados.Os resultados encontrados proporcionaram a elaboração de um mapa estratégico para os anos de referência de 2015, 2020 e 2025, na identificação de pontos de melhoria e em proposições para elevação do patamar de operacional. Destacam-se dois principais produtos desta pesquisa: a análise da eficiência operacional dos cenários ferroviários até o ano 2025 construídos a partir do PNLT e a proposta de um protocolo para elaboração de cenários canônicos por eficiência. O estudo contribui para o setor, pois pode ser empregado como direcionador de esforços e investimento, e para o mercado e a academia ao instruir um procedimento que permite a prospecção e quantificação de cenários futuros em outras organizações e setores produtivos. |
Abstract: | The dilemma between the Brazilian economic growth and lack of infrastructure, especially in logistics and transportation have led to development by the federal government of a National Program that projected volume, physical structure and dynamic operational by the year 2025. This framework rail and a utility plan is challenged to meet the anticipated demand presented in the National Logistics and Transport (PNLT). The aim of this study was to assess the operational efficiency of rail scenarios until the year 2025 built from PNLT to achieve it was necessary to identify which inputs and outputs, outline the main operational scenarios horizon until 2025, identify points of inefficiency and limitations to be overcome and propose solutions to the advancement of efficiency. The research is characterized as exploratory descriptive of an applied nature. The technical procedures adopted for data collection was a documentary whose main source of data was the PNLT, with regard to the exploitation of the data, we used the case study to analyze the organization and operations research aims to determine the results. The main techniques used were the scenario planning, linear regression and data envelopment analysis. The results provided the elaboration of a strategic map for the reference years 2015, 2020 and 2025 to identify areas for improvement and proposals for raising the level of operating. Among them are two main products of this research: the analysis of the operational efficiency of rail scenarios until the year 2025 built from PNLT and the proposal for a protocol for developing scenarios for canonical efficiency. The study contributes to the industry because it can be employed as a director of effort and investment, and market and academia to investigate a procedure that allows exploration and quantification of future scenarios in other organizations and industry sectors. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15365 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Reinaldo Ramos da Silva.pdf | 2011 - Reinaldo Ramos da Silva | 5.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.