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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15372
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Cristiane Silva dos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:16:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-26 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cristiane Silva dos. O mapa mental como recurso promotor estratégias de leitura: uma proposta pedagógica metacognitivista para estudantes em correção de fluxo. 2021.140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15372 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que acompanhou uma turma em situação de correção de fluxo apoiando-se na teoria de que durante as tarefas de leitura, alunos repetentes utilizam poucas ou quase nenhuma estratégia metacognitiva frente aos alunos não repetentes (JOLY; SANTOS; MARINI, 2006). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem das estratégias metacognitivas de leitura para alunos com histórico de repetência, que se encontram em situação de correção de fluxo. São assumidos como objetivos específicos deste trabalho: (a) analisar as características principais da relação dos estudantes com a leitura, (b) investigar o uso do mapa mental como uma estratégia metacognitiva de leitura e (c) propor um protocolo didático para o ensino de leitura em contexto de correção de fluxo. A metodologia se caracteriza como pesquisa-ação, com base nos seguintes procedimentos metodológicos: questionário sociocultural e atividades de diagnose, que foram utilizados para compreender os movimentos de ativação do conhecimento prévio realizados pelos estudantes durante as atividades de leitura. Participam dessa pesquisa 19 alunos de uma unidade escolar da rede estadual de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Na diagnose, observamos predominância de respostas apenas literais, uma especial dificuldade em detectar o significado de palavras e o uso limitado de estratégias metacognitivas observáveis, como grifar. A partir da constatação de que esses fatores impulsionam o afastamento do aluno em sua posição de leitor com o texto, definimos como foco da proposta pedagógica explorar a integração de conhecimentos prévios e sistematizar um protocolo didático de leitura. São dois manuais ilustrados e explicativos sobre a metodologia a ser utilizada. O primeiro contém as orientações pedagógicas para o professor e o segundo, pensado para o aluno, funciona como um recurso promotor de estratégias metacognitivas de leitura, ao mesmo tempo que ensina o passo a passo para a confecção do mapa mental | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Correção de fluxo escolar | por |
dc.subject | Estratégias metacognitivas de leitura | por |
dc.subject | Mapa mental | por |
dc.subject | School flow correction | eng |
dc.subject | Reading metacognitive strategies | eng |
dc.subject | Mind map | eng |
dc.title | O mapa mental como recurso promotor estratégias de leitura: uma proposta pedagógica metacognitivista para estudantes em correção de fluxo | por |
dc.title.alternative | The mind map as a resource to promote reading strategies: a pedagogic metacognitivist propose for students in flow correction situation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Researches indicate that during the reading tasks students held back use fewer or almost no metacognitive strategies in comparison to the ones who were not (JOLY; SANTOS; MARINI, 2006). For this reason, this research’s general goal is to investigate the teaching and learning of the metacognitive reading strategies for students in school failure correction program situation. The specific goals are: (a) to recognize which metacognitive reading strategies these students already use and (b) to investigate the use of mind maps as a metacognitive reading strategy and (c) to propose a didactic unit to teach reading in school flow correction context. The exploratory methodology applied is based on the following methodological procedures: a sociocultural questionnaire and preliminary diagnostic activities, which were used to understand the active movements of previous knowledge held by the students during the reading activities. Nineteen students from a school unit in the state network of Duque de Caxias, in the state of Rio de Janeiro, participated in this research. In diagnosis, we observed a predominance of literal responses, a special difficulty in detecting the meaning of words and the limited use of observable metacognitive strategies, such as underlining. Based on the observation that these factors drive the student's away from his active position of reader toward the text, we defined as the focus of the pedagogical proposal to explore the integration of previous knowledge and systematize a didactic protocol. Therefore, there are two ilustrated and explanatory manuals as free pedagogical products from this dissertation. The first one contais pedagogical guidelines for the teacher and the second aims students, both as a resource to promote the use of metacognitive reading strategies, while guiding step-by-step the creation process of mind maps | eng |
dc.contributor.advisor1 | Lessa, Adriana Tavares Maurício | |
dc.contributor.advisor1ID | 117.103.927-11 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2251483421572756 | por |
dc.contributor.referee1 | Lessa, Adriana Tavares Maurício | |
dc.contributor.referee1ID | 117.103.927-11 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2251483421572756 | por |
dc.contributor.referee2 | Melo, Marcelo Alexandre Silva Lopes de | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8025-0530 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8845532494430243 | por |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Marli Hermenegilda | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | por |
dc.creator.ID | 070.924.687-01 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5721677274570433 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ALAVARSE, O. M.et al. Dicionário: trabalho, profissão, e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: <https://www.gestrado.net.br/pdf/7.pdf>. Acesso em: 22 fev 2020. ALMEIDA, D. V.; MERCADO, L. P. L.; FERREIRA, L. F. S. Usos de aplicativos de construção de mapas cognitivos como metodologia ativa no ensino superior. LES - Linguagem , Educação e Sociedade, Teresina, ano 25, n. 45, mai/ago 2020. Disponível em <https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9868 >. Acesso em 13 de jan. 2021. ALVES, R. Aprenda como fazer um mapa mental. Disponível em: <https://renatoalves.com.br/blog/aprenda-como-fazer-um-mapa-mental/>. Acesso em: 10 abr. 2020. ANDRETTA, I. et al. Metacognição e aprendizagem: como se relacionam? Psico. Porto Alegre: PUCRS, v. 41. n1, pp7-13,jun/mar 2010. APPLEGATE, M. D.; QUINN, K. B.; APLLEGATE, A. J. (2002). 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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