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dc.contributor.authorMoreira, Isabela Feliciano
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:42Z-
dc.date.issued2021-04-08
dc.identifier.citationMOREIRA, Isabela Feliciano. Do sentido e do sentir: performance do sensível e ensino de literatura no ensino fundamental. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15375-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende estimular os alunos de ensino fundamental como leitores de textos literários, sobretudo poemas canônicos, a partir da seleção de três poemas de Cecília Meireles, a saber, “Mar Absoluto”, “Motivo” e “Romance das palavras aéreas”. Trata-se de, pelo viés da performance, criar para o educando ocasiões e ambientes propícios ao contato com o texto literário, a fim de promover uma experiência tátil com a poesia, despertando reações sensoriais na relação texto-mundo-subjetividade. O ponto de vista desta análise considera Cecília Meireles uma artista plural, acessível e de sensibilidade desbravável. Além de figura atuante na educação básica brasileira de seu tempo, ela é uma das grandes vozes da nossa literatura que evocam imagens, cores, sons, luzes e aromas em sua poesia. Seus poemas constituem assim ferramenta pedagógica favorável ao professor que se pretende mediador do encontro entre o aluno e a poesia. A noção de performance se apoia em Paul Zumthor, no livro Performance, recepção, leitura (2007), no qual são estabelecidas relações entre poesia do texto literário e sua repercussão no corpo; e a defesa da educação estética está baseada principalmente em João Francisco Duarte Júnior, em Fundamentos estéticos da educação (1981). A expectativa é de que, ocorrendo o mergulho do discente no universo literário, haja uma abertura na escola, baseada numa educação sobretudo estética, que vise a preparação para o ensino médio, quando será apresentada aos alunos a literatura como mais uma logia a ser teorizada.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação estéticapor
dc.subjectpoesiapor
dc.subjectperformancepor
dc.subjectCecília Meirelespor
dc.subjectaesthetic educationeng
dc.subjectpoetryeng
dc.titleDo sentido e do sentir: performance do sensível e ensino de literatura no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeOf sense and feeling: performance of the sensitive and teaching of literature in middle schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe current study intends to stimulate middle school students as readers of literary texts, mainly canonical poems, based on a selection of three poems written by Cecília Meireles, namely, “Mar Absoluto”, “Motivo” e “Romance das palavras aéreas”. It is about, through the performance bias, creating an enabling opportunity and environment for the pupil to be exposed to literary texts, in order to foster a tactile experience with poetry, arousing sensory reactions in the text-world-subjectivity correlation. The point of view of this study considers Cecília Meireles an approachable and plural artist with a sensitivity that can be greatly used. Besides being an active figure in the Brazilian basic education of her time, she is one of the great voices of our literature which evoke images, colors, sounds, lights, and aromas in her poetry. Her poems represent, thus, a favorable pedagogical tool to the teacher who intends to be the mediator and facilitate communication between the pupil and poetry. The notion of performance is based on Paul Zumthor, in the book Performance, recepção e leitura (2007), in which relations between poetry of the literary text and its impact on the body are established; and the defense of aesthetic education is based mainly on João Francisco Duarte Júnior, in Fundamentos estéticos da educação (1981). The expectation is that, having an immersion of the student on the literary universe, there will be an opening in the school, based on, especially, an aesthetic education, that aims the preparation for high school, the moment in which literature will be presented as another logic to be theorized.eng
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.advisor1ID097.197.867-01por
dc.contributor.referee1Gomes, Marcos Estevão
dc.contributor.referee2Dias, Ana Crélia Penha
dc.contributor.referee3Barbieri, Claudia
dc.creator.ID137.609.887-33por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5926715926058175por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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