Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDomingues, Rogéria Lima de Araujo Frech
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:50Z-
dc.date.issued2015-07-06
dc.identifier.citationDOMINGUES, Rogéria Lima de Araujo Frech. A prática da leitura e a sala de aula: o trabalho com o ensino de inferências a partir do gênero textual crônica para turmas de 9º ano do ensino fundamental. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15393-
dc.description.abstractO presente trabalho busca apresentar uma metodologia que desenvolva o hábito de leitura dos alunos do 9° ano do ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino, a fim de que os amadureça enquanto leitores. Os objetivos definidos nesta pesquisa foram estabelecer um paralelo entre o ensino da leitura e o leitor na construção de sentidos; propor algumas ações de práticas docentes favoráveis ao ensino de inferências, além de fomentar um pouco a realidade das classes da rede pública de ensino. O uso de textos relacionados ao gênero ―crônica‖ permeou as atividades propostas para análise e coleta de dados, já que serviram como base para o planejamento e execução das aulas de leitura dos alunos durante o período de intervenção pedagógica. A preocupação em ajustar uma prática docente que resgate a importância da leitura para a vida social do educando está sugerida em todos os processos da pesquisa, uma vez que uma das funções do professor de Língua Portuguesa é ser um agente de letramento.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinferenceseng
dc.subjectGenre literacyeng
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjectinferênciaspor
dc.subjectgênero textualpor
dc.subjectprática docentepor
dc.titleA prática da leitura e a sala de aula: o trabalho com o ensino de inferências a partir do gênero textual crônica para turmas de 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeReading and classroom: working with educational inferences from practice with chronic genre for groups of 9th grade of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to present a methodology to develop the reading habit of the students of the 9th grade of elementary school in the state public school system, so that the mature as players. The objectives defined in this research were to establish a parallel between the teaching of reading and the reader in the construction of meaning; propose some actions of teaching practices conducive to teaching inferences as well as expanding slightly the reality of classes in public schools. The use of texts related to gender "chronic" permeated the activities proposed for analysis and data collection, as it served as the basis for the planning and execution of the reading classes of students during the pedagogical intervention period. The concern in setting a teaching practice that rescue the importance of reading for the student's social life is suggested in all the processes of research, since one of the functions of the teacher of Portuguese Language is to be a literacy agent.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID017.879.517-82por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea
dc.contributor.referee3Fonseca, Rívia Silveira
dc.creator.ID094.658.087-17por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160841800671674por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesADAM, Jean- Michel: A linguística textual: iniciação à análise textual dos discursos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. BAKTHIN, MIKHAIL. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. BORTONI-RICARDO; MACHADO, V. (Orgs). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1999. BUNZEN, Clécio. O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna. Disponível em :www.letramento.iel.unicamp.br CAVALCANTE, Mônica M.: Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011. COSSON, Rildo. Letramento literário teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. DIONÍSIO, Ângela. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2011. ELIAS, Vanda Maria. Ensino de Língua Portuguesa – oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011. FIGUEIREDO, R. V. O ato pedagógico como possibilidades de prazer, engajamento e significado: possibilidades de inclusão no contexto de exclusão social. In. Revista Diálogo Educacional/Pontifícia Universidade Católica do Paraná V. 6, n.º 17 pg.11-20. Curitiba: Champagnat, 2006. FUNDAÇÃO CESGRANRIO. Ensaio: avaliação e políticas pública em Educação. Rio de Janeiro, Janeiro-Março 2012. QUEIROZ, Amélia Maria Noronha P. de. Educação e inclusão social das crianças e dos adolescentes. –.. : A Fundação. GUIDA, Angela. Leitura e tecnologias: modos de produzir modos de ler, revista O eixo e a roda, do programa de Pós Graduação de UFMG. Minas Gerais, p. 1-10, 2001. HANKS, W. A língua como prática social – das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. KLEIMAN, Angela B. Os Significados do Letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP.: Mercado das Letras, 2008. KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed., Campinas, SP: Pontes, 2004. KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010. Lyle F. BACHMAN. Linguagem & Ensino, Vol. 6, No. 1, 2003 (77-128) MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.. MEURER, J.L., BONINI, A., MOTTA-Roth, D. (orgs.). Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. NASPOLINI, Ana Tereza. Didática de Português tijolo por tijolo: leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Repères, n. 15, 1997. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2002. Revista Língua Portuguesa – Ano 7 – N. 74 – Dezembro de 2011. ROJO Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. Parábola, 2012. Sandra Patrícia Ataíde Ferreira e Maria da Graça Bompastor Borges Dias. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004. SANTOS,Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia e CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. SILVA, Edila Vianna da. ANGELIM, Regina Célia Cabral. O ensino de Língua Portuguesa: da heterogeneidade linguística à prática em sala de aula. IN: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. SANTOS, Leonor Werneck dos. (Orgs.) Estratégias de Leitura. Texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do outro. In:RODRIGUES, D. (Org.) Inclusão e educação. Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Ed. Summus, 2006. TOMASELLO, Michael. Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003. VIEIRA, Silvia Rodrigues. BRANDÃO, Silvia Figueiredo (orgs). Ensino de Gramática – Descrição e uso. CALLOU, Dinah. Gramática, variação e normas. São Paulo: Contexto, 2007. VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6956/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20916/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27281/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33684/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40076/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46446/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52800/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59296/2015%20-%20Rog%c3%a9ria%20Lima%20de%20Ara%c3%bajo%20Frech%20Domingues.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2152
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-11-01T18:34:18Z No. of bitstreams: 1 2015 - Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues.pdf: 931514 bytes, checksum: bcfe6154860c2d67a60457127d076f58 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T18:34:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues.pdf: 931514 bytes, checksum: bcfe6154860c2d67a60457127d076f58 (MD5) Previous issue date: 2015-07-06eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues.pdfDocumento principal906.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.