Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Flávia Renata Figueira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:53Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:53Z-
dc.date.issued2016-12-06
dc.identifier.citationFREITAS, Flávia Renata Figueira de. Ensino de escrita através da carta de solicitação e carta do leitor na educação básica. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15398-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma intervenção didática para o ensino de escrita, através da produção dos gêneros carta de solicitação e carta do leitor, realizada, respectivamente, com alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. Além desse objetivo geral, este trabalho visou desenvolver a capacidade argumentativa dos discentes na educação básica e verificar se a tomada de consciência da natureza processual da escrita colabora para melhoria da qualidade dos textos produzidos nessa fase de escolaridade. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida com a participação dos alunos e da professora-pesquisadora, a fim de se propor uma intervenção capaz de promover o desenvolvimento linguístico dos alunos por meio dos usos sociais da escrita. A partir dos dados analisados, foi possível constatar que a compreensão da escrita como um processo pode, de fato, contribuir para a elaboração de textos escritos. Através da comparação das produções iniciais às produções finais dos alunos, percebeu-se que houve avanços quanto à qualidade dos textos produzidos e ao desenvolvimento da capacidade argumentativa, comprovando-se, assim, que a sequência didática é um percurso viável para o ensino da escrita na educação básica.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTextual productioneng
dc.subjectTeaching writingeng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectEnsino de escritapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.titleEnsino de escrita através da carta de solicitação e carta do leitor na educação básicapor
dc.title.alternativeWriting instruction through letter of request and reader's letter in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research has as general objective to elaborate a didactic intervention for teaching writing, through the production of two textual genres - the letter of request and reader's letter, held respectively with students of 6th and 9th grades of elementary school a public school in the city of Rio de Janeiro. In addition to this overall objective, this study aimed to develop argumentative skills of students in basic education and verify that the taking of the procedural nature of writing awareness contributes to enhancing the quality of the texts produced in this educational stage. This work is an action-research,(THIOLLENT, 2011) performed by the students and the teacher-researcher, in order to propose an intervention that could promote the language improvement of students through the writing social uses. From the data analyzed, it was found that the understanding of writing as a process can, in fact, contribute to the preparation of written texts. By comparing the students` initial production to the final ones, it was noticed that not only progress has been made regarding to the quality of the texts produced, but also the argumentative skills were developed, proving, thus, that the didactic sequence is a viable route to the teaching of writing in basic education.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.advisor1ID023.527.657-06por
dc.contributor.referee1Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.referee2Coelho, Fábio André Cardoso
dc.contributor.referee3Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.creator.ID035.426.777-95por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7881331047078919por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6962/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21124/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27401/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33838/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40226/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46588/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53006/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59452/2016%20-%20Fl%c3%a1via%20Renata%20Figueira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2284
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-09T17:42:29Z No. of bitstreams: 1 2016 - Flávia Renata Figueira de Freitas.pdf: 4184850 bytes, checksum: 9be9fe44290f203e518dd23bd5889093 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T17:42:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Flávia Renata Figueira de Freitas.pdf: 4184850 bytes, checksum: 9be9fe44290f203e518dd23bd5889093 (MD5) Previous issue date: 2016-12-06eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Flávia Renata Figueira de Freitas.pdfDocumento principal4.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.