Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMangabeira Junior, Mario Sérgio
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:54Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:54Z-
dc.date.issued2015-07-17
dc.identifier.citationMANGABEIRA JUNIOR, Mario Sérgio. Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade: uma proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15400-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o período composto, seu ensino e a produção textual em uma abordagem metassintática. Verificou-se que a maioria dos alunos que chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental produz períodos simples justapostos ou períodos compostos que utilizam o conectivo prototípico “e”. Considera-se que o fato da não utilização de construções subordinativas e coordenativas impossibilita a produção textos coerentes e coesos, como a modalidade escrita exige. Diante desse panorama, a Dissertação propõe, através da metodologia da pesquisa-ação (TRIPP, 2005), sessões de intervenção para um grupo de alunos de 6º ano de escola pública do município do Rio de Janeiro. Os discentes realizaram atividades que procuram ajudá-los no aprimoramento da produção de estruturas infra-sentenciais e sentenciais no que tange a articulações de orações. Tais atividades foram elaboradas a partir da perspectiva metalinguística e metassintática no intuito de desenvolver, no aluno, a consciência reflexiva em relação à língua, sua estrutura e seus usos (GOMBERT, 1992,2003; CORRÊA, 2004) bem como os processos utilizados para aprender e avaliar o processo, na perspectiva metacognitiva (FLAVELL, 1979). A partir da análise do pré e pós-teste aplicados no início e no fim da pesquisa, os resultados mostraram uma relativa melhora no desempenho da produção escrita dos alunos no que se refere às construções que estabelecem relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade. É apontada a necessidade de ampliação das investigações propostas pela pesquisa para a difusão de mais evidências que comprovem a relação entre a consciência metassintática e um melhor desempenho na produção de textos, no que se refere a sua microestrutura.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmetacognitioneng
dc.subjectmeta-languageeng
dc.subjectmetasyntactic consciousnesseng
dc.subjectcompound sentenceeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectmetacogniçãopor
dc.subjectmetalinguagempor
dc.subjectconsciência metassintáticapor
dc.subjectperíodo compostopor
dc.subjectensinopor
dc.titleConsciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade: proposta para o 6º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeMetasyntatic consciousness and logical-discursive relations of adversity, cause, completion and purpose: proposal for 6th gradereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to present a discussion about compound sentences and how they are taught, as well as about text production in a metasyntactic approach. It was discovered that most students who start the 6th grade of elementary school produce juxtaposed simple sentences or compound sentences using the prototypical connective "and". The fact that subordinate and coordinative constructions are not used is considered to be the reason why it is impossible to produce coherent and cohesive texts, as writing requires. In this conjuncture, the Dissertation proposes, through the action-research methodology (TRIPP, 2005), intervention sessions in a group of public school 6th graders in the municipality of Rio de Janeiro. The students carried out activities which aim to help them improve the production of infra-sentential and sentential structures when it comes clause articulation. Such activities have been prepared from the meta-linguistic and metasyntactic perspective in order to develop student-reflective awareness of the language, its structure and its uses (GOMBERT, 1992,2003; CORREA, 2004) as well as the processes used to learn and evaluate process, metacognitively speaking (FLAVELL, 1979). From the analysis of pre- and post-tests applied at the beginning and end of the study, the results showed a relative improvement in the students „writing performance with regard to constructions that establish logical-discursive relations of adversity, cause, completion and purpose. It pointed out to the need for expansion of the investigation proposed by the research to disseminate more pieces of evidences to support the relationship between metasyntactic awareness and better performance in the production of texts in relation to their microstructure.eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.referee2Martins, Adriana Leitão
dc.contributor.referee3Roxo, Maria do Rosário
dc.contributor.referee4Pinto, Deise Cristina de Moraes
dc.contributor.referee5Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.creator.ID105.641.077-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5876791557049863por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLinguísticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6924/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21054/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27399/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33834/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40216/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46640/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52978/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59384/2015%20-%20Mario%20Sergio%20Mangabeira%20Junior.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2294
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-10T20:16:39Z No. of bitstreams: 1 2015 - Mario Sergio Mangabeira Junior.pdf: 1722764 bytes, checksum: dcf20c9a9ec66fbd796c6b3d57e36bca (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T20:16:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Mario Sergio Mangabeira Junior.pdf: 1722764 bytes, checksum: dcf20c9a9ec66fbd796c6b3d57e36bca (MD5) Previous issue date: 2015-07-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Mario Sergio Mangabeira Junior.pdfDocumento principal1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.