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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15404
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Melo, Luiz Fernando de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:16:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:16:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-14 | |
dc.identifier.citation | MELO, Luiz Fernando de Oliveira. Da crônica narrativa à notícia: uma proposta de ensino-aprendizagem da escrita para o ensino fundamental por meio da retextualização. 2018. 124 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15404 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo principal levar os alunos de uma turma de sétimo ano a escreverem o gênero textual notícia através de um processo de retextualização de uma crônica narrativa. Para isso, foram pensadas atividades de leitura, interpretação e escrita sobre esses dois gêneros. A hipótese levantada sugere que a retextualização de um gênero narrativo que oferece elementos pré-estabelecidos, como personagens, tempo e espaço, bem como brevidade e a narração de um acontecimento do cotidiano, consiga levar o aluno de sétimo ano a escrever satisfatoriamente uma notícia. Para testar a hipótese, foi diagnosticada a capacidade dos alunos de escreverem esse gênero, depois de expostos à proposta pedagógica prevista pelo Caderno de Língua Portuguesa da prefeitura do Rio de Janeiro e apresentada outra proposta para que se chegasse a um resultado diferente na produção final que confirmasse a hipótese. Como arcabouço teórico para a pesquisa, foram utilizadas obras sobre os estudos de letramento, escrita, gêneros, crônica, notícia e retextualização. Como forma de atuação, utilizou-se a pesquisa-ação, por acreditar-se que ela condiz com o objetivo deste projeto | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | escrita | por |
dc.subject | gêneros | por |
dc.subject | crônica | por |
dc.subject | notícia | por |
dc.subject | retextualização | por |
dc.subject | writing | eng |
dc.subject | genres | eng |
dc.subject | chronicle | eng |
dc.subject | news | eng |
dc.subject | retextualization | eng |
dc.title | Da crônica narrativa à notícia: uma proposta de ensino-aprendizagem da escrita para o ensino fundamental por meio da retextualização | por |
dc.title.alternative | From the narrative chronicle to the news: a teaching-learning proposal of writing for elementary education through retextualization | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work has as its main objective to lead the students of a seventh year class to write the textual genre news through a process of retextualization of a narrative chronicle. For that, activities of reading, interpretation and writing about these two genres were thought. The raised hypothesis suggests that the retextualization of a narrative genre that offers pre-established elements such as characters, time and space, as well as brevity and the narration of an everyday event, can get the seventh year student to write a news satisfactorily. In order to test the hypothesis, the students' ability to write this genre was diagnosed, after being exposed to the pedagogical proposal foreseen by the Portuguese Language Notebook of the City of Rio de Janeiro and it was presented another proposal to achieve a different result in the final production that confirms the hypothesis. As a theoretical framework for the research, works on the studies of literacy, writing, genres, chronicle, news and retextualization were used. As a way of acting, the action research was used, for it is believed that it matches the purpose of this project | eng |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Rívia Silveira | |
dc.contributor.advisor1ID | 03693877750 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1527611853543898 | por |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Rívia Silveira | |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Anderson da Costa | |
dc.contributor.referee3 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | |
dc.creator.ID | 12098394748 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3084144686141398 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria?!: em minha sala de aula. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. BAWARSHI, A. S. e REIFF, M. J. GÊNERO: História, Pesquisa, Teoria, Ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. CADERNOS PEDAGÓGICOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, disponível em http://www.rioeduca.net/recursosPedagogicos.php. Acesso em 25/01/2017. CENSO ESCOLAR DE 2016, disponível em http://www.escol.as/181473-escola-municipal-jornalista-carlos-castelo-branco. Acesso em 10/10/2017. Acesso em 20/01/2017. COSTA, Wagner Alexandre dos Santos. O contrato de comunicação no jornalismo popular: um foco na categoria título. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. DELL’ISOLA, Regina L. Péret. Retextualização de Gêneros Escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. DOLZ, J.; NOVERRAZ, N. e SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. E DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. FILHO, Francisco Alves. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas do leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2017. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, disponível em http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/33084777. Acesso em 10/10/2017. KARWOSKI, A.; GAYDECZA, B. e BRITO, K. (organização); MARCHUSCI, L. et al. GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011. 103 KLEIMAN, Angela B. ‘‘Introdução: Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola’’, in: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, pp.15-61. KÖCHE, Vanilda S.; MARINELLO, Adiane F.; BOFF, Odete M. B. Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. 12ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017. LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 1987. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. SÁ, Jorge. A CRÔNICA. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987. SIEBER , Silv nia. A crônica brasileira tecida pela história, pelo jornalismo e pela literatura. Linguagem em (Dis)curso – LemD, ubarão, SC, v. 14, n. 3, p. 675-685, set./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v14n3/1518-7632-ld-14-03-00675.pdf . Acesso em: 26/02/2018. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2017. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias da Vida Privada. Porto Alegre: L&PM, 1995, p.189-91. VERÍSSIMO, Luís Fernando. Pai não entende nada. Porto Alegre: L&PM, 1991. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/66036/2018%20-%20Luiz%20Fernando%20de%20Oliveira%20Melo.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4873 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-07-21T14:28:52Z No. of bitstreams: 1 2018 - Luiz Fernando de Oliveira Melo.pdf: 5533807 bytes, checksum: d094b1a0344c68799b39c7c4d4b178e6 (MD5) | eng |
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