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dc.contributor.authorMelo, Luiz Fernando de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:56Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:56Z-
dc.date.issued2018-06-14
dc.identifier.citationMELO, Luiz Fernando de Oliveira. Da crônica narrativa à notícia: uma proposta de ensino-aprendizagem da escrita para o ensino fundamental por meio da retextualização. 2018. 124 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15404-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo principal levar os alunos de uma turma de sétimo ano a escreverem o gênero textual notícia através de um processo de retextualização de uma crônica narrativa. Para isso, foram pensadas atividades de leitura, interpretação e escrita sobre esses dois gêneros. A hipótese levantada sugere que a retextualização de um gênero narrativo que oferece elementos pré-estabelecidos, como personagens, tempo e espaço, bem como brevidade e a narração de um acontecimento do cotidiano, consiga levar o aluno de sétimo ano a escrever satisfatoriamente uma notícia. Para testar a hipótese, foi diagnosticada a capacidade dos alunos de escreverem esse gênero, depois de expostos à proposta pedagógica prevista pelo Caderno de Língua Portuguesa da prefeitura do Rio de Janeiro e apresentada outra proposta para que se chegasse a um resultado diferente na produção final que confirmasse a hipótese. Como arcabouço teórico para a pesquisa, foram utilizadas obras sobre os estudos de letramento, escrita, gêneros, crônica, notícia e retextualização. Como forma de atuação, utilizou-se a pesquisa-ação, por acreditar-se que ela condiz com o objetivo deste projetopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectescritapor
dc.subjectgênerospor
dc.subjectcrônicapor
dc.subjectnotíciapor
dc.subjectretextualizaçãopor
dc.subjectwritingeng
dc.subjectgenreseng
dc.subjectchronicleeng
dc.subjectnewseng
dc.subjectretextualizationeng
dc.titleDa crônica narrativa à notícia: uma proposta de ensino-aprendizagem da escrita para o ensino fundamental por meio da retextualizaçãopor
dc.title.alternativeFrom the narrative chronicle to the news: a teaching-learning proposal of writing for elementary education through retextualizationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work has as its main objective to lead the students of a seventh year class to write the textual genre news through a process of retextualization of a narrative chronicle. For that, activities of reading, interpretation and writing about these two genres were thought. The raised hypothesis suggests that the retextualization of a narrative genre that offers pre-established elements such as characters, time and space, as well as brevity and the narration of an everyday event, can get the seventh year student to write a news satisfactorily. In order to test the hypothesis, the students' ability to write this genre was diagnosed, after being exposed to the pedagogical proposal foreseen by the Portuguese Language Notebook of the City of Rio de Janeiro and it was presented another proposal to achieve a different result in the final production that confirms the hypothesis. As a theoretical framework for the research, works on the studies of literacy, writing, genres, chronicle, news and retextualization were used. As a way of acting, the action research was used, for it is believed that it matches the purpose of this projecteng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.advisor1ID03693877750por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1527611853543898por
dc.contributor.referee1Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.referee2Xavier, Anderson da Costa
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.creator.ID12098394748por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084144686141398por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4873
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-07-21T14:28:52Z No. of bitstreams: 1 2018 - Luiz Fernando de Oliveira Melo.pdf: 5533807 bytes, checksum: d094b1a0344c68799b39c7c4d4b178e6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-21T14:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Luiz Fernando de Oliveira Melo.pdf: 5533807 bytes, checksum: d094b1a0344c68799b39c7c4d4b178e6 (MD5) Previous issue date: 2018-06-14eng
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