Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeite, Tatiane Mano França
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:00Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:00Z-
dc.date.issued2017-06-20
dc.identifier.citationLEITE, Tatiane Mano França. A produção multimodal do Gênero Anúncio Publicitário: Intervenção educacional a partir da análise de livro didático. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15411-
dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolve-se a partir da necessidade de se adequar o planejamento didá-tico-pedagógico previsto para o ensino de Língua Portuguesa na abordagem do Gênero Anún-cio Publicitário - conteúdo destinado ao sétimo ano do Ensino Fundamental -, haja vista a im-portância das imagens para a aprendizagem efetiva de construções textuais multimodais e au-tonomia na produção. A fim de comprovar a relevância do trabalho em pauta, a pesquisa-ação busca embasamento teórico e interferência educacional, ambos formulados ao longo do curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, entre os anos de 2015 e 2017, e, por sua vez, aplicados em forma de sequência di-dática, em 2017, na Escola Municipal Professora Cleusa Fortes de Pinho Jordão, situada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Considera-se essencial que o aluno esteja capacitado a parti-cipar do processo de produção textual multimodal do Gênero Anúncio Publicitário, cujo am-plo universo imagético, muitas vezes associado ao texto verbal, oferece um leque de informa-ções e permite diversas interpretações - explícitas ou inferidas -, que consolidam um uso lin-guístico coerente ao conhecimento de mundo de cada leitor, proporcionando-lhe socialização e exercício da cidadania. Para tanto, a dissertação apresenta fundamentação nos principais pensadores da área com seu posicionamento acerca do assunto; explanação do tema em do-cumentos oficiais que regem a educação municipal e nacional; características linguísticas e estruturais do Gênero mencionado; estratégias de ensino e aprendizagem do livro didático adotado pela rede municipal de Angra dos Reis no que concerne ao Gênero enfatizado; des-crição da escola sede da pesquisa; intervenção educacional com proposta de sequência didáti-ca composta por atividade diagnóstica, aula, atividade interpretativa e, por fim, culminância em atividade de produção textual baseada na formulação de um Anúncio Publicitário compos-to por texto verbal e imagem - objetivo de contribuição do trabalho.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntervenção Educacionalpor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectAnúncio Publicitáriopor
dc.subjectEducational Interventioneng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.titleA produção multimodal do gênero Anúncio Publicitário: intervenção educacional a partir da análise de livro didáticopor
dc.title.alternativeThe multimodal production of the adversiting genre: Educational intervention out of textbook analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research is developed from the need to adapt the didactic-pedagogical planning for the Portuguese language teaching in the approach of the Publicity Ad Genre - content des-tined to the seventh year of Elementary School -, given the importance of the images for the effective learning of multimodal textual constructions and autonomy in production. In order to prove the relevance of the work in question, action-research seeks theoretical placement and educational interference, both formulated during the course of the Professional Master's De-gree in Letters (PROFLETRAS), at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, from 2015 to 2017, and, in turn, applied as didactic sequence, in 2017, at the Cleusa Fortes de Pinho Jordão Municipal School, located in Angra dos Reis, Rio de Janeiro. It is considered essential that the student be able to participate in the multimodal text production process of the Publici-ty Ad genre, whose wide imaging universe, often associated with the verbal text, offers a range of information and allows diverse interpretations - explicit or inferred -, which Consoli-date a coherent linguistic use of each reader's world knowledge, providing socialization and exercise of citizenship. In order to do so, this thesis presents the main thinkers of the area with their position on the subject; Explanation of the theme in official documents governing city and national education; Linguistic and structural characteristics of the aforementioned genre; Teaching and learning strategies of the didactic textbook adopted by the municipal network of Angra dos Reis with regard to the emphasized genre; Description of the research host school; Educational intervention with a teaching sequence consisting of diagnostic activity, lecture, interpretive activity, and, finally, culmination in textual production activity based on the for-mulation of Publicity Advertisement composed by verbal text and image - goal of contribu-tion to the work.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee2Fonseca, Raquel Silveira
dc.contributor.referee3Pereira, Marli Hermenegilda
dc.creator.ID108.133.697-89por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesABREU, Antônio Soares. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. ANGRA DOS REIS. Revista do Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis. Angra dos Reis, 2003. _______. Secretaria Municipal de Educação, Ciência, tecnologia e Inovação. Organização Curricular da Rede Municipal de Ensino. Prefeitura de Angra dos Reis, 2005. _______. Secretaria Municipal de Educação, Ciência, tecnologia e Inovação. Planejamento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis. Prefeitura de Angra dos Reis, 2008. _______. Plano Municipal de Educação de Angra dos Reis. Secretaria Municipal de Educação, Ciência, tecnologia e Inovação. Conselho Municipal de Educação. Angra dos Reis, 2015. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. _______. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental, l998. _______. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1999. BRASIL. PC_+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos PC_na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 2002. BEAUGRANDE, R. A.; DRESSLER, W. U. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1983. BERGSON, Henri. Matéria e Memória. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. CARRASCOZA, J. A. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo, Futura: 2003. CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. In: ________. Linguagem e discurso: modos de organização. Coord. da tradução Ângela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008. p. 203-207. DELMANTO, Dileta, CARVALHO, Laiz B. de. Jornadas.port - Língua Portuguesa, 7° ano. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2012. DIONISIO, Ângela P. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais / Angela Paiva Dionisio [org.]. - Recife: Pipa Comunicação, 2014. DYER, G. Advertising as Communication. London & New York: Methuen, 1982. FERNANDES, José David Campos; ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. Revisitando a Gramática Visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, Daniele Barbosa Lins de (Org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.) Gêneros textuais, reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. _______. A multimodalidade na reportagem impressa. Estudos Lingüísticos XXXVI(3), setembro-dezembro, 2007. p. 108-115. GENÉRICO, Tony. Estúdio: Fotografia, arte, publicidade e splashes. 2ed. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2012. HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 3a ed. Revisada por C. M. I. M. Matthiessen. London: Edward Arnold, 2004. JAKOBSON, Roman. Linguística e Poética. In: ____. Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1987. KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986. KRESS, Gunther R. e Van LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001. _______. Reading Images: a Grammar of Visual Design. Londres: Routledge, 2006 [1996]. _______. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication, London: Routledge, 2010. KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado da Letras, 1995. LAURINDO, H. A. A instabilidade do Gênero Anúncio Publicitário. In.: CAVALCANTE [et ali] (Orgs.). Texto e Discurso sob múltiplos olhares: gêneros e sequências textuais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. 1ª ed. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado das Letras, 2002. LUGRIN, G; PAHUD, S. L'hyperstructure publicitaire. Hyperstructrures canoniques, parcours de lecture et rapports texte/image. ComAnalysis, Lausanne, n. 35, 2001. Disponível em: <http://www.comanalysis.ch/ComAnalysis/Publication35.htm>. Acesso em: 12 fev. 2017. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008. MARTINS, J. S. Redação Publicitária: teoria e prática. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 1997. MAYER, Richard E. Congnitive Theory of Multimedia Learning. In.: MAYER, Richard (Ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. New York. Cambridge University. P. 30-49. 663p. 2005. PAES DE BARROS, C. G. Capacidades de Leitura de Textos Multimodais. Polifonia (UFMT), v. 1, p. 161-186, 2009. PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2ª ed., São Paulo: Perspectiva, 1995. PINTO, A. Publicidade: Um Discurso de Sedução, Porto: Porto Editora, 1997. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 291-293. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Editora Pontes, 1988. TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 1999. TRIPP, David. “Pesquisa-ação: uma introdução metodológica”. IN: Educação e pesquisa, v.31,n.3. São Paulo: 2005. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1991. WENDERS, Win & SALGADO, Juliano R. O Sal da Terra [filme-vídeo]. Produção e Direção de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. São Paulo, Produtora Decia, 2015.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70613/2017%20-%20Tatiane%20Mano%20Fran%c3%a7a%20Leite.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5959
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-01T20:51:04Z No. of bitstreams: 1 2017 - Tatiane Mano França Leite.pdf: 3821204 bytes, checksum: 5ce9c8b3fd19e57c6126a59c76e507a1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-01T20:51:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Tatiane Mano França Leite.pdf: 3821204 bytes, checksum: 5ce9c8b3fd19e57c6126a59c76e507a1 (MD5) Previous issue date: 2017-06-20eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Tatiane Mano França Leite.pdf3.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.