Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRosa, Lilian de Oliveira Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:03Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:03Z-
dc.date.issued2017-08-23
dc.identifier.citationROSA, Lilian de Oliveira Silva. Ensino e avaliação em leitura: o uso de estratégias metacognitivas para a compreensão do tema do texto. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15414-
dc.description.abstractO ensino de leitura dentro das perspectivas de um ensino de Língua Portuguesa voltado para a formação integral do indivíduo e para sua atuação como sujeito social que se conecta ao mundo ao seu redor através da linguagem é um desafio a ser superado pelo sistema educacional vigente e também pelos docentes que o integram e assumem o papel de desenvolver uma prática responsável e competente. No âmbito das competências que abrange o ensino de Língua Portuguesa, a compreensão leitora sempre ocupou lugar em muitos estudos. Tais estudos buscam conceituar as diversas concepções de leitura possíveis e, subjacentes a isto, discorrem também concepções acerca de práticas pedagógicas voltadas para o seu ensino e métodos avaliativos que possam mensurar o domínio da competência leitora e de suas diversas habilidades. Considerando este contexto e a necessidade de oferecer um ensino de qualidade, o atual sistema de educação propõe diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa, além de propor descritores específicos por habilidades em cada área de conhecimento. Foi a partir do disposto, que se iniciaram os questionamentos propulsores da presente pesquisa, no intuito de compreender e refletir acerca das possibilidades de práticas pedagógicas voltadas para o ensino e aprendizagem de leitura, especificamente no que se refere ao domínio da habilidade de identificação do tema de textos diversos, considerando que esta habilidade seja de extrema relevância para a compreensão e construção do sentido global do texto. A investigação de que trata este estudo foi desenvolvida a partir de pesquisa de campo realizada em uma instituição de ensino regular de nível fundamental pertencente a uma esfera municipal de ensino, sendo desenvolvida através da aplicação de testes e estudo dos dados obtidos. O estudo do tema do texto, para fins do presente estudo, ao ser colocado como cerne dos questionamentos ora realizados, permitiu evidenciar que o domínio da referida habilidade permite ao leitor voltar sua compreensão para o assunto abordado no texto, de modo que tal identificação possibilite a ele compreender o sentido global do texto a partir de estratégias de leitura, reconhecimento de informações no texto e associação com os conhecimentos que traz consigo. Dentro desta perspectiva, foram consideradas as estratégias de leitura e ativação do conhecimento prévio do leitor, partindo de propostas pedagógicas pautadas sob estratégias cognitivas e metacognitivas. Neste sentido, compuseram também o corpus desta pesquisa estudos acerca da contribuição da metacognição para a compreensão do tema do texto e sua compreensão global. Aos findar dos estudos e análises ora realizados, como parte conclusiva deste trabalho, fez-se oportuna a análise de uma atividade didática de leitura acerca da identificação do tema do texto, e consequentemente a apresentação de reformulação da referida atividade com base em propostas de ensino de leitura fundamentadas teoricamente a partir de concepções nas áreas da cognição e metacognição.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmetacogniçãopor
dc.subjectestratégias cognitivaspor
dc.subjectidentificação do temapor
dc.subjectmetacognitioneng
dc.subjectcognitive strategieseng
dc.subjecttheme identificationeng
dc.titleEnsino e avaliação em leitura: o uso de estratégias metacognitivas para a compreensão do tema do textopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe teaching of reading within the perspectives of a teaching of Portuguese language aimed at the integral formation of the individual and for his / her performance as a social subject that connects to the world around him through the language is a challenge to be overcome by the current educational system and also by the teachers who are part of it and assume the role of developing a responsible and competent practice. Within the scope of the competences that covers the teaching of Portuguese language, the reading comprehension has always occupied place in many studies. Such studies seek to conceptualize the different and possible conceptions of reading and, underlying this, it also discusses conceptions about pedagogical practices focused on their teaching and evaluation methods that can measure the domain of reading competence and its various abilities. Considering this context and the need to offer a good education, the current educational system proposes guidelines for Portuguese language teaching, besides proposing specific lists for skills in each area of knowledge. It was from the disposition, that the driving questions of the present research began, in order to understand and reflect on the possibilities of pedagogical practices focused on reading teaching and learning, specifically regarding the mastery of the ability to identify the theme of various texts, considering that this ability is extremely relevant for the understanding and construction of the global sense of the text. The research that this study deals with was developed from a field- research carried out in a regular institution of elementary level belonging to a municipal sphere of education, developed through the application of tests and study of the data obtained. The study of the theme of the text, for the purposes of the present study, when placed as the core of the questions that have been made, made possible to show that the mastery of this ability allows the reader to return their understanding to the subject addressed in the text, so that such identification enables him to understand the global meaning of the text from reading strategies, recognition of information in the text and association with the knowledge that brings with it. Within this perspective, the strategies of reading and activation of the previous knowledge of the reader were considered, starting from pedagogical proposals based on cognitive and metacognitive strategies. In this sense, studies about the contribution of metacognition to the comprehension of the theme of the text and its global comprehension also composed the corpus of this research. At the end of the studies and analyzes carried out, as a conclusive part of this work, it was opportune to analyze a didactic activity of reading about the identification of the theme of the text, and consequently the presentation of a reformulation of mentioned activity based on teaching proposals of reading theoretically based on conceptions in the areas of cognition and metacognition.eng
dc.contributor.advisor1Roxo, Maria do Rosario da Silva
dc.contributor.advisor1ID077965247-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543083972755684por
dc.contributor.referee1Roxo, Maria do Rosário da Silva
dc.contributor.referee2Hermenegilda, Marli
dc.contributor.referee3Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
dc.creator.ID091211667-65por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1644189523854613por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesALVES, M; AQUINO, J. A leitura no contexto escolar: concepções e estratégias de ensino. Relatório do Projeto PROLICEN- UFCG, 2007. BRADFIELD, James M.; MOREDOCK, H. Stewart. Medidas e testes em educação: introdução à sua teoria e prática para os níveis da escola primária e secundária. Rio de Janeiro: Brasil Fundo de Cultura, 1964. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998. BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio: fundamentação teórico-metodológica. Brasília: 2005. BRASIL. Ministério da Educação. PDE Prova Brasil. Plano de Desenvolvimento da Educação. Brasília: 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia de Elaboração e Revisão de Itens. Brasília: 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia de Elaboração de Itens Provinha Brasil. Brasília: 2012. CAEd/UFJF. Manual de Elaboração de Itens. Língua Portuguesa. Juiz de Fora: 2008 CAFIERO, D. Leitura como processo. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. FGV. Manual para Elaboração de Questões Objetivas. 2012 <http://www.prolancer.com.br/files/uploadResources/0000227778/portfolioFiles/thumb_Manual__QuestyesObjetivas.pdf > Acessado em 10/03/16. 130 FLAVELL, J. H. Speculations about the nature and development of metacognition. Em F. E. Weinert & R. Kluwe, 1997. FUZA, A. F. O conceito de leitura na Prova Brasil. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010. GONÇALVES, S. Perspectivas acerca da leitura. Aprender a ler e compreensão do texto: processos cognitivos e estratégias de ensino. Revista Ibero Americana de Educação. Nº 46. Janeiro-Abril 2008. <http://rieoei.org/rie46a07.htm> Acessado em: 14/03/16. JOU, G. I., SPERB, T. M.Leitura compreensiva: um estudo de caso. Linguagem e Ensino. Universidade Católica de Pelotas: , v.6, n.2, p. 13-54. 2003. KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes,1995. KOCH, I. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez. 2002. KOCH,I. ELIAS,V. Ler e Compreender – Os sentidos do Texto.São Paulo: Ed. Contexto, 2014. LEFFA, V. Aspectos da Leitura. Coleção Ensaios CPG Letras UFRGS. 1ª edição.Porto Alegre: Ed. Sagra – DC Luzzatto, 1996. LIMA,E. Quando a criança não aprende a ler e escrever. Coleção Cotidiano na Sala de Aula. São Paulo: Ed. Sobradinho, 2003. MARCUSCHI, L. Compreensão de textos: algumas considerações. In: DIONISIO, A. e BEZERRA, A. O Livro Didático de Língua Portuguesa: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. MARINI, J. A. S.; JOLY, M. C. R. A. A leitura no Ensino Médio e o uso das estratégias metacognitivas. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ), v. 8, 2008, p. 35-47. 131 MARTINS, M. O que é leitura? Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1994 PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola.Porto Alegre: Ed. Artmed, 1999. Portal Inep <http://portal.inep.gov.br/web/saeb/objetivos-das-avaliacoes-gestor> Acessado em: 14/03/16 Portal Uol. Dicionário on line Michaellis. < http://michaelis.uol.com.br/> Acessado em 18/03/16. RANGEL, J. Leitura na Escola. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005. RANGEL, M. Quando o aluno erra? Repensando o enunciado. Rio de Janeiro: Ed. Quartet, 2001. RIBEIRO, C. Psicologia: Reflexão e Crítica. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem, 2003. ROSA, C. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95261/290643.pdf?sequence=1 Acessado em 27/06/2017 SAUSSURIE, F. Cours de Linguistique Générale. Paris:Payot, 1966. SIQUEIRA, C.P. Análise temática em estudos de tradução: o caso dos relatórios anuais de empresas brasileiras. Dissertação de Mestrado. PUC−SP, 2000. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 6ª ed, 2009. 132 TRAVAGLIA, L. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997. VAN DIJK, T. Discourse as social interaction. Sage Publications. 1997. VIEIRA, M. Leitura Significativa: Prazer, dever ou relevância social no Ensino Superior? Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo. <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem12pdf/sm12ss06_07.pdf> Acessado em 18/03/16.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64890/2017%20-%20Lilian%20de%20Oliveira%20Silva%20%20Rosa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4593
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-05-03T00:44:16Z No. of bitstreams: 1 2017 - Lilian de Oliveira Silva Rosa.pdf: 2476276 bytes, checksum: 5130cfaf6d90e26d31860c5e9af8cf16 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-03T00:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Lilian de Oliveira Silva Rosa.pdf: 2476276 bytes, checksum: 5130cfaf6d90e26d31860c5e9af8cf16 (MD5) Previous issue date: 2017-08-23eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Lilian de Oliveira Silva Rosa.pdf2017 - Lilian de Oliveira Silva Rosa2.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.