Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJustino, Keittimere Aparecida
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:08Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:08Z-
dc.date.issued2019-03-21
dc.identifier.citationJUSTINO, Keittimere Aparecida. Da fala para a escrita: preenchimento e apagamento do sujeito em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15422-
dc.description.abstractSegundo pesquisas variacionistas diacrônicas (cf. DUARTE, 1993; BRAVIN DOS SANTOS, 2006, 2010) e sincrônicas (cf. COELHO et.al., 2010; GRAVINA, 2014), o português brasileiro manifesta um processo de mudança em progresso, passando de uma língua de sujeito nulo, principalmente devido à simplificação do paradigma pronominal, para uma língua de marcação negativa no parâmetro pro-drop. Dessa forma, este trabalho, baseado nas contribuições da Sociolinguística ao ensino, em especial a teoria dos contínuos de variação linguística (cf. BORTONI-RICARDO, 2004), pretende descrever o fenômeno variável acima apresentado em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da rede da Prefeitura de Itatiaia. Objetiva-se, por um lado, (i) fornecer uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa no que diz respeito à abordagem sistemática da variação linguística em sala de aula, conforme propõem os documentos oficiais, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); por outro, (ii) favorecer o letramento dos alunos envolvidos na pesquisa, tornando-os capazes de reconhecer as variantes mais frequentes em eventos tanto de oralidade quanto de letramento, aproximando-os das práticas linguísticas dos indivíduos cultos. A fim de alcançar os objetivos supracitados, desenvolveu-se uma mediação pedagógica que promoveu a aplicação de atividades de retextualização de textos orais a escritos (cf. MARCUSCHI, 2010) nos gêneros relato de experiência e causo. De modo geral, os resultados evidenciaram que a escrita dos alunos participantes da pesquisa, antes permeada por muitos sujeitos preenchidos como reflexo da oralidade, passou a apresentar maior frequência de sujeitos nulos, aproximando-se da prática escrita da sociedade letrada, que privilegia o apagamento da posição de sujeito em eventos de letramento, ou seja, em textos mediados pela cultura escrita. Por conseguinte, percebeu-se que os alunos, quando conscientizados da existência da variação linguística, tendem a usar a língua de modo reflexivo, transitando com eficiência entre eventos de oralidade e letramento, aumentando dessa forma seu desempenho linguístico, objetivo primado pelos documentos oficiais que estabelecem orientações para o ensino (cf. BRASIL, 1998, 2001, 2016).por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVariaçãopor
dc.subjectPreenchimento/apagamento do sujeitopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectVariationeng
dc.subjectFilling/deletion of the subjecteng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleDa fala para a escrita: preenchimento e apagamento do sujeito em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeFrom spoken language to writing: filling and deletion of the subject position in texts of 6 th grade middle school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAccording to diachronic (DUARTE, 1993; BRAVIN DOS SANTOS, 2006, 2010) and synchronic (COELHO et. al., 2010; GRAVINA, 2014) researches in Variation area, Brazilian Portuguese manifests a change process in progress, going from a null subject language, mainly due to the simplification of the pronominal paradigm, to a negative markup language in the pro-drop parameter. Thus, this work, based on the contributions of Sociolinguistics to teaching, especially the theory of linguistic variation continuums (BORTONI-RICARDO, 2004), intends to describe the phenomenon of variation presented above in texts of 6th grade middle school students, in a municipal public school from Itatiaia. The objectives are as follows: (i) to provide a contribution to Portuguese teaching with regard to the systematic approach to linguistic variation in the classroom, as proposed by official documents such as the National Curricular Common Base; (ii) to favor the literacy of the students involved in the research, making them able to recognize the most frequent variants in both orality or literacy events, bringing them closer to the linguistic practices of the educated individuals. In order to achieve the objectives mentioned above, a pedagogical mediation was developed with the application of retextualization activities from oral texts to written (MARCUSCHI, 2010) in these genres: experience report and causo. In general, the results have showed that the writing of the students participating in the research, previously with many full subjects as a reflection of orality, has begun to present a higher frequency of null subjects, approaching the written practice of the literate society, which favors the deletion of the subject's position in literacy events, that is, in texts mediated by the written culture. Therefore, it was noticed that students, when they realize the linguistic variation, tend to use language in a reflexive way, efficiently transiting between orality and literacy events, thus increasing their linguistic performance, goal defended by the official documents that establish guidelines for teaching (BRASIL, 1998, 2001, 2016).eng
dc.contributor.advisor1Freire, Gilson Costa
dc.contributor.advisor1ID041.411.537-47por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.contributor.referee1Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee1ID041.411.537-47por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.contributor.referee2Silveira, Eliete Figueira Batista da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6928-2614por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2171617984971953por
dc.contributor.referee3Barros, Daniela Samira da Cruz
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8156168496326104por
dc.creator.ID21310071-2por
dc.creator.ID142.115.377-76por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185544610674685por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009 AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss de Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008. 584.p. _______. Iniciação à sintaxe do português. 4ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. 172.p. BAGNO, Marcos. A norma oculta: Língua & Poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. 200 p. ______.Português ou Brasileiro?: Um convite à pesquisa. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. 182 p. ______. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola editoria, 2007. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. Tradução de Maria E. Galvão, 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 BATISTA, Gláucia Aparecida. Entre causos e contos: gêneros discursivos da tradição oral numa perspectiva transversal para trabalhar a oralidade, a escrita e a construção da subjetividade na interface entre a escola e a cultura popular. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Universidade de Taubaté, São Paulo: 2007. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009 BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 [linguagem;4] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. ______. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 2001. ______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016. BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal de 3ª pessoa: um estudo em tempo real. In: Cadernos do CNLF, Volume X, no 04, 2006. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xcnlf/4/14.htm>. Acesso em: 28 fev. 2018. ______. O português moçambicano entre o português brasileiro e o português europeu. In. Filologia e Linguística portuguesa. v. 12, nº 1, p. 9 – 25, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59855/62964>. Acesso em 08 mar. 2018por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqLinguísticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69060/2019%20-%20Keittimere%20Aparecida%20Justino.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5591
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-05-02T12:40:05Z No. of bitstreams: 1 2019 - Keittimere Aparecida Justino.pdf: 3750079 bytes, checksum: 85fe9ac045b36690338465b4273a3012 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T12:40:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Keittimere Aparecida Justino.pdf: 3750079 bytes, checksum: 85fe9ac045b36690338465b4273a3012 (MD5) Previous issue date: 2019-03-21eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Keittimere Aparecida Justino.pdf2019 - Keittimere Aparecida Justino3.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.